28 julho 2017

Entendendo gêneros literários - Distopia

|| ||

O que é distopia?

Segundo a Winkipédia, distopia ou antiutopia é o pensamento, a filosofia ou o processo discursivo baseado numa ficção cujo valor representa a antítese da utopia ou promove a vivência em uma "utopia negativa". As distopias são geralmente caracterizadas pelo totalitarismo, autoritarismo, por opressivo controle da sociedade. Nelas, "caem as cortinas", e a sociedade mostra-se corruptível; as normas criadas para o bem comum mostram-se flexíveis. A tecnologia é usada como ferramenta de controle, seja do Estado, seja de instituições ou mesmo de corporações.

Distopias são frequentemente criadas como avisos ou como sátiras, mostrando as atuais convenções sociais e limites extrapolados ao máximo. Nesse aspecto, diferem fundamentalmente do conceito de utopia, pois as utopias são sistemas sociais idealizados e não têm raízes na nossa sociedade atual, figurando em outra época ou tempo ou após uma grande descontinuidade histórica.

Uma distopia está intimamente conectada à sociedade atual. Um número considerável de histórias de ficção científica que ocorrem num futuro próximo do tipo das descritas como "cyberpunk", usam padrões distópicos de uma companhia de alta tecnologia dominando um mundo em que os governos nacionais se tornaram fracos.

Traços comuns da sociedade distópica:

A maioria das distopias tem alguma conexão com o nosso mundo, mas frequentemente se refere a um futuro imaginado ou a um mundo paralelo no qual a distopia foi engendrada pela ação ou falta de ação humana, por um mau comportamento ou por ignorância.
A literatura distópica costuma apresentar pelo menos alguns dos seguintes traços: 
  1. Tem conteúdo moral, projetando o modo como os nossos dilemas morais presentes figurariam no futuro. 
  2. Oferecem crítica social e apresentam as simpatias políticas do autor. 
  3. Exploram a estupidez coletiva. 
  4. O poder é mantido por uma elite, mediante a somatização e consequente alívio de certas carências e privações do indivíduo. 
  5. Discurso pessimista, raramente "flertando" com a esperança. 
  6. Violência banalizada e generalizada.

Resumindo

A distopia nos apresenta uma sociedade onde uma minoria controladora e opressora comanda a população. Existe muita violência e ninguém liga pra isso. É mostrado que o controle do governo é falho e então alguma revolução ou grupo revolucionário surge. A distopia pode ou não ter envolvido ficção científica ou até mesmo seres fantásticos. Ai vai da imaginação do autor. 
Muito dificilmente um livro, um filme, terá apenas um gênero, mas ele sempre tem um tema central. É ai que mora a distopia ou os outros gêneros. 

Eu escolhi esse para ser o primeiro gênero abordado porque adoro ler literatura distópica. sim, morro de medo do nosso futuro se tornar uma distopia, mas enquanto é apenas ficção, vamos lendo e nos aventurando e até mesmo imaginando o que faríamos no lugar dos protagonistas.
Mas que tipo de pessoa eu seria se apenas falasse sobre e não indicasse nada pra vocês, não é mesmo? Então vamos as indicações de livros, filmes e tem até uma música. Espero que todos gostem. lembrando que alguns não são distopia pura, tem fantasia, ficção científica e outras coisas envolvidas.

Livros

Sombras do medo (leia a resenha)
Guerra negra (leia a resenha)
Trilogia Jogos Vorazes (leia as resenhas Jogos Vorazes | Em chamas | A esperança)
Trilogia Divergente
Trilogia Maze Runner (leia as resenhas Correr ou morrer | Prova de fogo | A cura mortal)
Trilogia Destino (Leia as resenhas Destino | Travessia | Conquista)
Trilodia Legend
Série A seleção (Leia as resenhas A Seleção | A Elite | A Escolha) (embora eu considere mais romance que distopia, não podemos negar o cenário distópico.) 
A máquina do tempo
Admirável mundo novo
1984
A revolução dos bichos
Fahrenheit 451
Laranja mecânica
Planeta dos macacos
Série Feios
Duologia Starters
Trilogia O doador de memórias (Leia as resenhas O doador de memórias | A escolhida)
Trilogia A rainha vermelha
Terras metálicas
É proibido sorrir
Imperfeitos
(Editado em 07/05/2021)

Trilogia Maze Runner

Trilogia A Seleção

Sombras do medo

Guerra negra

Trilogia Destino

Séries

 
O Pipocando fez um vídeo super legal indicando séries que tem um futuro perturbador.

The Handmaid's tale (Melhor série do ano)
(editado em 07/05/2021)
Snowpierce

Filmes

Demolidor
Equilibrium
O Expresso do amanhã (esse eu indico de olhos fechados. Muito bom)
Eu sou a lenda
Matrix
Minority Report (Eu adoro esse filme. Cresci assistindo ele com meu pai quando eu nem sabia o que era distopia.)
V de Vingança
O preço do amanhã (mais um dos meu queridinhos)
Substitutos
Onde está Segunda? (Editado 12/09/17)
Quando te conheci
Elysium (Editado 13/09/17)

Música


Claro que tem muito mais coisas nesse gênero espalhados por ai e é ai que vocês entram. Continuem as indicações nos comentários, tanto pra mim, amante do gênero quanto pra quem veio aqui pra conhecer. Se alguém quiser me dar livros distópicos, eu não reclamo não ;)
Por hoje é isso. Escolham o gênero para o post do próximo mês. As opções são: Chick lit e Fantasia. Conto com o voto de todos para fazer um conteúdo cada vez mais bacana. Um beijo grande no coração de cada amorinha que está me lendo. Até a próxima.

14 comentários:

  1. Adorei o post, agora eu já entendo direitinho o conceito de distopia mas quando comecei a ler, com Jogos Vorazes, não fazia ideia do que era. É um gênero que gosto mas não de ler vários em seguida, me deixa meio mal :/
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não fazia ideia do que era distopia, mas descobri que adoro. Também não consigo ler vários seguidos, a não ser que sejam série.
      Beijos

      Excluir
  2. Eu não sabia o significado de distopia,mas com seu post agora sei haha bjs

    LEH BLOG INSTAGRAM FACEBOOK

    ResponderExcluir
  3. Amei seu posto super bem explicado, agora sim já sei o significado de distopia.

    https://garotascomovoceoficial.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em ajudar de alguma forma. Acho que quando entendemos melhor os gêneros literários, conseguimos entender o que gostamos de ler.

      Excluir
  4. Oi Lary!
    Eu amo distopia. Li muitas do catálogo que você indicou. Minhas favoritas são sem dúvidas Jogos Vorazes, Insígnia e As Crônicas Lunares (que ta mais para fantasia do que distopia em si, mas tem elementos). Amo o gênero. Acho um grande acréscimo para os YAs, ter um conteúdo mais crítico.

    Abraços
    David
    https://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      As críticas são o maior motivo pra eu gostar de distopias. Acho bacana a literatura apresentar reflexões.

      Excluir
  5. Vou te confessar que eu adoro livros sobre distopia, tô lendo bastante sobre. Mas não sabia de algumas coisas e seu post ajudou bastante.

    Beijos
    caroldoria.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adoro distopias e descobri muito na minha pesquisa para o post. Acho um gênero muito bacana e que nos mostra o rumo que estamos tomando.
      Beijos

      Excluir
  6. Que post didático. Pra falar a verdade eu tinha meio que um preconceito com esse tipo de leitura, eu pagava pra ler um livro é não entendia nada ahsuahs. Mas depois desse post conseguir entender melhor esse gênero literário. Gosto quando a distopia é mais voltada para questões politicas, cientificas, conteúdos sobre a sociedade. Amei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas coisas que você gosta são a base da distopia, mas quase sempre tem algo mais. Ultimamente tá tendo muito romance no meio, coisa que eu, particularmente, acho que não deveria ter destaque em um livro de distopia.

      Excluir
  7. Eu amo distopias! Não terminei de ler a destino, mas morro de vontade. Amo esses mundo distópicos porque eu também morro de medo que aconteça HAHAHA

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu terminei Destino meio que forçado. A autora não aproveitou o universo que ela mesma criou pra focar no romance.

      Excluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos de brigadeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo