04 fevereiro 2015

Resenha #39 - Eu sou o mensageiro

|| ||

Finalizei a leitura dessa obra maravilhosa em uma tarde gostosa de chuva, coberta, companhia do mor, da gatinha mais linda do mundo e chá quente. Lágrimas rolaram do meu rosto nas últimas páginas. É simplesmente emocionante.


A opinião da Lary sobre o livro...

Comecei a ler esse livro por indicação da minha irmã (que me emprestou o exemplar. Obrigada linda). Minha irmã não é uma pessoa que lê muito, então quando alguém que não lê insiste para que você leia algo, você lê.
Eu sou o mensageiro conta de forma bem leve e descontraída, a vida de Ed Kennedy, 19 anos, taxista. A narração se inicia em um assalto. Depois de enfrentar o assaltante, Ed começa a receber pelo correio cartas de baralho, mais especificamente ases, com endereços ou outras informações.

Ed compartilha o ocorrido com seus três melhores amigos: Marvin, Ritchie e Audrey. Eles acreditam que o melhor a se fazer é ignorar a carta e é o que Ed decide fazer. Ou pelo menos tenta.
Algumas pessoas vão aparecendo na vida dele para ajuda-lo a entender qual mensagem precisa ser passada a cada pessoa indicada nas cartas.
Enquanto entrega as “mensagens”, Ed começa a analisar sua vida, suas conquistas e ambições, seu amor não correspondido por Audrey...
Porteiro, seu cachorro e companheiro, o acompanha em quase todas as ocasiões e locais para onde as cartas o enviam. Confesso aqui que me apeguei muito ao cachorro fedorento e viciado em cafeína.
Enquanto faz o que lhe é imposto, Ed faz algumas amizades, consegue alguns hematomas e olhos roxos.

O livro possui uma linguagem simples, bem coloquial, personagens cativantes e um enredo de tirar o folego. É difícil conseguir fechar o livro depois de abri-lo. Ao mesmo passo que eu não queria que a leitura acabasse, ia devorando cada página na velocidade da luz.

Se eu contar mais, terá spoilers, então digo apenas para lerem sem medo de ser feliz. Indico a leitura a todos que não se incomodam de ler um livro com algumas palavras de baixo calão e referências sexuais. A editora Intrínseca fez um maravilhoso trabalho com a edição, revisão e tudo o mais, como sempre. Com certeza esse livro entrou na minha lista de favoritos e será relido em um futuro próximo.

Pra ficar com vontade...

_Ele era um cavalheiro - falo baixinho agora.
Que pena que não disse isso um dia, penso, pois meu pai nunca falou mal de ninguém, nem agiu de forma grosseira. É bem verdade que ele não chegou a lugar nenhum e desapontou minha mãe com promessas não cumpridas, mas acho que ele merecia que alguém da família dissesse algumas palavrinhas naquele dia.
(Ed) 

 Ficha Técnica...

Título: Eu sou o mensageiro
Autor: Markus Zusak
Editora: Intrínseca
320 páginas
No Skoob
Nota: ***** (5/5) (favorito)
Nota no Skoob: 4.3

68 comentários:

  1. Olá Lary! O livro deve é bastante interessante, e agora mais um livro entra pra minha lista rs. A intrínseca arrasa como sempre. Beijos,
    http://cafeliterari-o.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Esse livro me surpreendeu de maneiras muito positivas. Pode por na lista de prioridades sem medo de ser feliz kkkk.
      Beijos

      Excluir
  2. EU AMO ESSE LIVRO! Li ele pela primeira vez em pdf numa única tarde, reli quando loquei na biblioteca da faculdade e nesse natal meu namorado se encareceu da minha situação e me deu o livro. Eu sou completamente apaixonada pelo Ed, assim, entregue mesmo, especialmente porque eu me identifico muito com ele, e sou muito grata pelo crescimento que o personagem teve sobre mim. Eu tipo cresci junto com o Eddie.
    De quebra eu também sou muito fã do Markus Zusak, já li todos os livros dele e ele é meu autor favorito, ao lado do Stephen King, o jeito que ele escreve é muito cativante. Muita gente não gosta desse livro por pensar que faz o mesmo estilo da Menina que Roubava Livros, quando na verdade esse estilo Young Adult é o gênero predominante que ele escreve, AMQRL foi uma exceção, um livro que ele deu de presente pra vó dele, e classificar o Markus por esse best-seller é um erro que muita gente comete.
    Abraços!
    www.rascunhocomcafe.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre que vou ler algo de algum autor que já li, tento desconsiderar a obra passada e me concentro apenas no que estou lendo. Já li AMWRL e amei, mas isso não me impediu nem um pouco de me apaixonar por ESOM. Adorei saber sobre sua história com essa obra tão linda.
      Abraços

      Excluir
  3. Eu não tenho muito problema com linguagem baixa e esses tipos de coisas rs. É um livro que já ouvi falar muito bem, mas ainda infelizmente não pude ler. :(

    David (http://daavidjsc.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não tenho esse problema, David haha. Se tiver oportunidade, leia. É uma leitura que vale muito a pena.

      Excluir
  4. Esse livro é tão incrivel! Eu sou uma eterna apaixonada pelo Markus Zusak! Tudo que esse homem escreve é ouro! Esse livro em especial me encantou demais quando li, a história é super envolvente, sua resenha me fez revisitar esse livro que tanto gosto, obrigada!

    http://www.livrologias.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que minha resenha tenha te proporcionado bons momentos, Camila. Até agora, não me decepcionei com as obras dele e espero que continue assim hehe.

      Excluir
  5. Nunca li Lary, mas já ouvi alguns comentários sobre esse livro e todos foram só elogios.
    Sem dizer que o autor também é muito aclamado. E temos algo em comum... minha irmã
    também não é de ler muito kkk

    Beijinhos linda e uma boa noite.
    http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/2015/02/resenha-origem-da-rosa-beleza-de-um.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei que tipo de comentário você ouviu, mas se foram elogios, acredite neles. A obra é encantadora. Minha irmã está lendo mais agora e isso me deixa toda orgulhosa haha.
      Beijos e obrigada

      Excluir
  6. Lary, você sabe que eu amo suas resenhas né? (risos). Você me dá cada vez mais vontade de ler livros, coisa que não gosto muito.
    Minha amiga montou um look para meu blog dê uma olhadinha obrigado: http://www.harlleyb.com.br/2015/02/set-mazuchi-style.html
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sabia Harlley, mas fico muito feliz em ficar sabendo hehe. Espero que descubra o amor pela leitura assim como eu descobri.
      Beijos

      Excluir
  7. Um dos meus livros favoritos da vida, de um dos meus autores favoritos da vida... Esse livro mexeu demais comigo, me fez chorar e rir como uma louca e me ensinou lições que vou levar pro resto da vida. Eu Sou o Mensageiro me mudou de alguma forma então tenho muito carinho pela história, e pelo Ed porque esse sim é um personagem masculino interessante. Adorei sua resenha, Lary!
    Beijos
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi
      Esse livro também mexeu bastante comigo. O Ed é um personagem tão humano, tão real que é impossível não se apaixonar. Fico muito feliz que tenha gostado.
      Beijos

      Excluir
  8. Já li e adorei, ótima indicação!

    Visite-me em https://vidagourmetblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  9. Oii Lary, tudo bem??? Adorei a sua resenha e adorei a premissa do livro. Fiquei com vontade de ler e descobrir mais sobre. Ah vi aqui que você abandonou a leitura de O Espelho da Intenção. Já voltou a ler? Eu li esse livro no ano passado e também pensei em desistir algumas vezes, mas ainda bem que não o fiz. Ele é uma gracinha :3
    Mas e eu que abandonei um livro na página 26??? hahhaha, como vc mesmo disse: a vida é curta demais para empacar em um livro :)
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gih. Tudo bem, obrigada. Esse livro é lindo de mais. Ainda não retomei O espelho da intenção, mas ele está na minha meta pra 2015. Eu abandonei ele porque estava em uma fase estranha com relação a leituras.
      Beijos

      Excluir
  10. Oi, Lary. Tudo bem?
    Gostei muito da sua resenha, está bem completa e me deixou com vontade de ler. Apesar de já ter visto ele em algumas livrarias, nunca dei muita atenção para ele, mas depois da sua resenha o enredo me deixou curiosa. Além disso, ele é escrito pelo mesmo autor de A Menina Que Roubava Livros, um dos meus livros favoritos da vida. Sendo assim, com certeza já está na wishlist.
    Beijos!
    http://borboletasliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia. Estou bem, obrigada.
      Que bom que minhas resenhas estão ficando boas. Sou péssima com isso kkk. a capa dele não é algo que chame tanto a atenção, mas o conteúdo do livro é de parar o trânsito! AMQRL também é um dos meus favoritos no mundo. Até agora, o Markus não me decepcionou com seus livros. Espero que o leia e se apaixone tanto quanto eu.
      Beijos

      Excluir
  11. Oii, Lary....
    Ótima resenha, nunca li esse livro, na verdade a única obra que li de Zusak foi A Menina Que Roubava Livros, mas, tenho muita vontade de ler Eu Sou o Mensageiro, e já faz um bom tempinho.
    Parece ser um livro com uma história linda!
    Beijinhos ;**
    Leitora Online

    Instagram | Twitter | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii
      Esse foi o segundo que li do autor, só tinha lido AMQRL também. A história é linda e vale a pena ser lida por todos.
      Beijos

      Excluir
  12. Oie Lary =)

    O único livro que li do Markus é a Menina que Roubava livros. Tenho muita curiosidade de ler outras obras do autor, mas infelizmente ainda não tive oportunidade.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ari
      Até então, também tinha lido apenas AMQRL. Sei que o autor possuí várias outras obras publicadas e quero muito ler todas. Recomendo muito que leia Eu sou o mensageiro.
      Beijos

      Excluir
  13. Gosto desses livros com linguagens simples pra gente ler em uma tarde e ser feliz. Se eu começasse a receber notas de baralho pelo correio ficaria assustadíssima ou acharia que alguém gostaria de brincar de truco, mas enfim... fiquei interessada em ler.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro então é perfeito pra ti, Ágata. Tem uma linguagem bem simples e é super rapidinho pra ler. Depois que ler, você vai mudar de ideia com relação as cartas de baralho ;)
      Beijos

      Excluir
  14. Oi Lary.

    Nossa que bom que gostou da leitura. Eu li dois livros do autor, um amei e o outro detestei, parece besteira mas ai peguei trauma dele kkkkk.
    Mas com sua resenha parece que me enganei ou não estava boa para a leitura no momento talvez.
    A história parece mesmo muito boa e daquelas que realmente nos prendem. Amei

    Beijosss

    Fer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fer.
      É chatinho quando lemos algo que não nos agrada. Acredito que todo livro merece ser lido, mas as vezes nos enganamos com o tempo certo para lê-lo. Espero que dê outra chance ao autor ;)
      Beijos

      Excluir
  15. Oi Lary, estou te mandando uma coisa por aqui porque não achei nenhum e-mail ou aba de contato ok ?
    espero que não se chateie. Volto logo para comentar decentemente no post.

    Olá tudo bem ?
    Eu sei que costuma comentar e acompanhar as minhas postagens no blog Mãe, tô escrevendo e por isso gostaria de pedir sua ajuda. Para responder uma pesquisa bem rapidinha , não leva nem 10 minutos. Se puder ajudar eu agradeço. E saiba que sua ajuda irá proporcionar com certeza um melhor conteúdo para você e para todos os leitores do Mãe.

    Obrigada

    http://maetoescrevendo.blogspot.com.br/2015/02/pesquisa-de-publico-do-blog-20151.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem problema nenhum em pedir por aqui, Lêeh. Claro que vou responder a sua pesquisa de público. Sei como essas pesquisas são importantes.
      Beijinhos

      Excluir
  16. Eu amo esse livro! Apesar de ter uma linguagem bem coloquial, toda a estória é linda, esse é o tipo de livro que recomendo a todos.

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele também se tornou um livro que recomendo a todos, Wis. Minhas experiências com o Zusak não poderiam ser melhores.
      Beijos

      Excluir
  17. Eu já li esse livro, aliás foi com ele que conheci o Markus Zusak. Amei essa história e queria ler de novo, mas tenho tantos livros na lista de espera que vai demorar um pouco... rsrs
    Bjs!
    http://livrosdahanna.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana deve ter sido ter o primeiro contato com o Markus através desse livro, Hanna. Sei como é ter uma lista imensa de leitura e querer fazer uma releitura kkkk. Todo ano, me permito fazer, pelo menos, uma releitura. Acho super saudável e válido ;)
      Beijos

      Excluir
  18. Não conhecia esse livro e nem o autor, mas gostei da resenha e fiquei curiosa ainda mais porque eu tbm acredito na ideia de que quando alguém que não lê indica algo aquilo deve ser lido uahush.

    Beijos e boa semana.

    http://redandvintage.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse autor é maravilhosos. Tenho certeza que não se arrependerá de ler as obras dele. Tudo que minha irmã me indica, eu leio correndo kkkkk.
      Beijos e obrigada.

      Excluir
  19. Olá!!

    Interessante o livro. Não o conhecia. E pelo jeito, ele faz parte dos livros que marcam nossas vidas. Livros assim são aqueles que merecem um lugar especial na estante!! Quem sabe não topo com ele algum dia?

    Até

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero, sinceramente, que tope com ele em breve Nat. O livro é muito marcante. Muitos livros me marcam de diferentes formas, mas esse teve um algo a mais que não sei explicar.
      Até

      Excluir
  20. Olá Lary.

    Gosto muito da editora Intrínseca e mais ainda do Markus, meu livro favorito de anos é a Menina que Roubava Livros. Então só por isso a história já tinha me ganhando, mas a sinopse e a intriga das cartas me deixaram ainda mais curiosa <3
    Prono, vou ter que ler :)

    beijos :*
    http://www.descomplicandocosmeticos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raissa
      AMQRL também é um de meus favoritos, mas engana-se quem pensa que Eu sou o mensageiro acompanha a mesma linha de escrita. Nesse livro, o autor aborda temas mais "adultos" digamos assim. Em AMQRL, mesmo falando sobre a guerra, ele alivia, deixa tudo mais infantil de certa forma. Aqui, mesmo falando sobre temas cotidianos, ele fala a verdade nua e crua, retrata a vida como ela é. Espero que leia e se delicie tanto quanto eu.
      Beijos

      Excluir
  21. O livro é muito bom, sou fã do Zusak já <3

    xoxo
    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou adorando ir conhecendo as obras del aos poucos. Cada vez me surpreendo mais <3
      Beijos

      Excluir
  22. Olá Lary!!
    Eu estou morrendo de vontade de ler esse livro. Li um livro do Markus e já amei, acho que não irei me decepcionar com essa leitura. Mas, infelizmente, não sei quando eu poderei lê-lo. Não tenho ninguém para me emprestar e o dinheiro não anda bem >.< Mas um dia eu leio, o importante é isso!
    Beijos!

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana
      Até agora também acho complicado me decepcionar com algo escrito pelo Markus. Espero, de verdade, que em breve você tenha a chance de lê-lo. É um livro maravilhoso.
      Beijos

      Excluir
  23. Oi, Lary! Primeira vez aqui no seu blog e já estou encantada, layout maravilhoso, a resenha ótima! Parabéns

    http://www.livrologias.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isa
      Bem vinda. Que bom que gostou do meu blog, querida. Faço tudo aqui com muito amor <3

      Excluir
  24. Nossa Lary, muita coincidência você postar esta resenha, pois na semana passada ouvi falar bem deste livro e fiquei interessada, e agora estou muito mais, você me ajudou a decidir compra-lo. Vai ser um livro que agradará tanto a mim quanto a minha filha.
    Abraços,
    Gisela
    @lerparadivertir
    Ler para Divertir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gih
      Que bom que te ajudei nessa decisão. Espero que esse livro agrade vocês tanto quanto agradou a mim.
      Abraço apertado de urso <3

      Excluir
  25. Não conhecia o Livro, mas fiquei bem curiosa pra ler depois de sua resenha maravilhosa, por ter dade 5 de 5 acho que vale super a pena eu ler haha vou procurar depois !
    Beijos ♥ O Melhor de Mim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mica
      Eu o conheci somente por indicação da minha irmã. É uma pena um livro tão bom quanto esse não ser divulgado. Espero que leia e que goste tanto quanto gostei.
      Beijos

      Excluir
  26. Faz tempo que esse livro está na minha lista de desejados, mas sempre que vou comprar acabo pegando outros e deixando esse pra lá. Mas gostei muito da resenha, até porque só tinha lido a sinopse e não conhecia muito bem a história, mas acabei ficando mais curiosa e interessada.
    Li A menina que roubava livros do autor e gostei bastante, então espero gostar deste tbm, apesar de todo mundo dizer que é bem diferente =)
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Glau
      Ele realmente possui uma escrita bem diferente de AMQRL, mas isso não quer dizer que não seja tão bom quanto de forma alguma. Eu li ele sem saber nada da história, minha irmã apenas chegou, colocou ele nas minhas mãos e falou: "Tata, você precisa ler esse livro." Ai eu peguei e li kkkk. Me apaixonei. Espero que o leia em breve. Vale a pena.
      Beijos

      Excluir
  27. Esse é um livros que já quero ler faz tempo,pelo fato de eu gostar muito do autor.
    Sua resenha me deixou bastante curiosa para ler logo o livro e saber mais sobre a história.
    A capa é bem simples e transmite a mensagem da história e por isso gostei muito.
    Beijos flor
    http://nadadecontodefadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Erika
      Digo, novamente, que vale muito a pena a leitura de Eu sou o mensageiro. Espero que leia e que aprecie.
      Beijos

      Excluir
  28. Li esse livro há tempos e gostei bastante. A premissa é excelente e o crescimento do protagonista durante a narrativa é maravilhoso.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de fevereiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apaixonei pelo Ed e ver seu crescimento é algo maravilhoso mesmo.

      Excluir
  29. Oi Lary, tudo bem? :)

    Depois de ler e amar A Menina que Roubava Livros, quando ouvi falar desse livro fiquei animadíssima pra ler... mas, uma amiga minha me desanimou um pouco a cerca dele =P

    Mas, depois da sua resenha, fiquei super curiosa! Parece ser uma ótima história, quero entender o mistério das cartas e o que elas querem dizer *--*

    Beijos! ;*
    Letras Eternas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia Day. Todo livro merece ser lido. Talvez ela o leio em um momento que não foi bom e talvez você também não goste, mas pode ser também que você ame a história assim como eu. Só não vá ficar obcecada por cartas de baralho depois ein ;)
      Beijos

      Excluir
  30. Mds! Preciso ler esse livro, parece ser perfeito >.< Adorei o enigma, e o fato de ele pensar na vida!

    Um beijo grandããão!!
    Cá do Aquela Princesa

    Sorteio de um domínio .com! Corre e participa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro incrível, Carol. Acredito que ele pode transformar vidas.
      Beijo enorme

      Excluir
  31. Oie Lary! :D
    Já li do Markus A Menina que Roubava Livros e me emocionei muito com a história da Liesel, desde que li esse Livro tenho a certeza que todas as obras desse Autor vão ser emocionante!
    Sendo um Livro dela automaticamente já entra na minha lista de desejados! *-*

    Beijos Lary e até logo! :D
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tinha lido apenas AMQRL do autor, Amanda e ele é um de meus livros favoritos. Eu sou o mensageiro, embora trate de temas diferentes e possua uma linguagem diferente é igualmente maravilhoso. Vale muito a leitura ;)
      Beijos

      Excluir
  32. Oi, Lary!

    Nunca li nada do autor, mas sempre vejo todo mundo falando bem, principalmente deste e da Menina que Roubava Livros. Sua resenha me deixou curiosa por este também, achei bem explicativa e na medida certa.

    Beijos,
    Ananda.
    http://www.entrelinhascasuais.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ananda.
      Eu acho a escrita do autor divina e recomendo de olhos fechados. Claro que tem quem ame e quem odeie, mas mesmo assim acredito que vale a pena descobrir por nós mesmos ;)
      Beijos

      Excluir
  33. Oi Lary!
    O único livro que li do autor foi "A Menina que Roubava Livros" (que tenho vontade de reler, inclusive), mas tenho "Eu sou o mensageiro" na minha lista há tempos.
    Quanto à linguagem de baixo calão, acho que o texto tem que se adequar à trama e aos personagens. Se uma linguagem assim se faz necessária, é ela que deve ser usada pelo autor. Por outro lado, se é gratuita, não deve.
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari
      AMQRL é um de meus favoritos e o releio sempre. A linguagem realmente se faz meio que necessária, pelo meio que as personagens vivem e até mesmo pra deixar a estória mais palpável.
      Beijos

      Excluir
  34. Oi Lary
    Teve um tempo que minha curiosidade sobre esse livro estava demais, e acabei adicionando ele a minha "listinha de talvez eu compre". Eu amei A Menina que Roubava Livros, e estou com receio de ler esse, e acabar odiando o autor haha. Mas acho que darei uma chance sim.
    Abraços :).
    www.chamandoumleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dificilmente se arrependerá. A linguagem dele e AMQRL é bem diferente, mas ainda assim tem a essência do Zusak em cada frase. Eu também tinha medo de ler outra coisa dele porque AMQRL é um de meus favoritos, mas amei e agora quero ler tudo kkkk.
      Abraço

      Excluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos de brigadeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo