12 julho 2021

Como surgiu o estilo vintage e como usá-lo na decoração

|| ||

atelier classico

 

Amoras, eu não sei vocês, mas acho o estilo vintage gracinha de mais e, nas minhas andanças pela internet, encontrei esse site fofura e vim falar um pouco sobre os móveis vintage deles.


O estilo vintage se caracteriza por usar referências a períodos passados, remetendo às décadas de 1920 e 1980, podendo ser associado a qualquer objeto, automóveis, discos, roupas ou móveis. Trata-se de uma fusão de estilos, que podem imprimir uma personalidade nostálgica ao ambiente. A palavra ''vintage'' é de origem inglesa, usada para definir algo clássico, antigo e de alta qualidade. Retrô, antigo e vintage são expressões usadas comumente para designar estilos ou peças na decoração, e muitas pessoas acham que eles possuem o mesmo significado. No entanto, eles são diferentes.

Na decoração vintage, tanto os móveis, como luminárias e eletrodomésticos, são originais da época, podendo ser encontrados em lojas específicas, como a Atelier Clássico ou antiquários. Além disso, considera-se uma peça vintage aquelas que têm no mínimo mais de 20 anos de idade. Artigos dos anos 80 e 90 também podem ser classificados como ''novo vintage''. Já o retrô, faz menção às peças novas que foram inspiradas em épocas passadas, ou seja, é um estilo de releitura de décadas anteriores, principalmente as décadas de 1950 e 1960. 

Engana-se quem pensa que é preciso gastar muito dinheiro para seguir uma decoração vintage. Pesquisando bem você encontra os móveis da época por um preço excelente e garante que terá um móvel para a vida inteira. Para aderir a esse estilo de decoração você deve seguir as características do estilo vintage, sendo elas:

Cores neutras e tons pastéis: o rosa queimado, salmão, azul-turquesa e o lilás representam a decoração vintage. Podendo ser usados nos móveis ou nos itens decorativos do seu ambiente. Combine esses tons com cores mais neutras, como o bege, marrom, branco e cinza-claro. Eu fiquei apaixonada nessa poltrona cinza escura.



Estampas florais: elas têm uma forte presença nos ambientes vintage e se faz muito presente nos papéis de parede desse estilo. Outras estampas como o geométrico e o arabesco também podem ser usados. Para completar esse visual romântico, adicione vasinhos com ramos de trigo ou folhagens pela casa. 

Móveis em madeira: não tem nada que é mais a cara do estilo vintage que os móveis feitos em madeira, principalmente aqueles que lembram os antigos. Ter um desse é ter uma peça rara dentro da sua casa que irá durar muitos e muitos anos.  Quando for comprar um móvel vintage dê preferência aqueles que tem os ângulos bem marcados e formas arredondadas, pés de palito e puxadores trabalhos e detalhes esculpidos. 


Objetos e acessórios antigos: nas lojas tradicionais é difícil encontrar peças nesse estilo, por isso, tente encontrar esses itens em antiquários, bazares e brechós. Utensílios de cozinha, luminárias, cristais, telefones antigos, relógios, quadros e porta-retratos e as porcelanas são ideais para refletir o estilo vintage. 

Vocês gostam do estilo vintage? A loja Atelier Clássico tem móveis para todos os gostos.

P.S.: esse é um publi post. Lembrando sempre que só indico lojas que realmente acredito que mereçam ser divulgadas e com produtos de qualidade.

2 comentários:

  1. Amo esse estilo :)

    http://www.meblog.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Amo decoração e essa diferença entre o vintage é lindo, amei suas inspirações para aderir a nova decoração.
    beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos de brigadeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo