09 julho 2018

Meu tipo de caderno favorito pra Bullet Journal

|| ||
Olá Amoras e Amores. Mais um post aqui com relação a Bullet Journal. Hoje, vamos falar sobre o principal item do bujo: o caderno.
Antes de falar qual tipo de caderno eu gosto mais pro bujo, quero falar que você pode fazer o seu bullet journal em qualquer caderno, desde um caderno pautado, a um caderno liso, de qualquer tamanho, espiral, costurado, com quantas páginas você quiser. Resumindo, qualquer caderno que você tiver na sua casa.
Agora sim vou falar qual caderno eu mais gosto pro bujo. Bom, eu estou no meu quarto caderno de bullet journal. Na verdade mesmo, é o quarto e o quinto, porque decidi separar um caderno mais fininho que eu tinha pra separar as coleções a partir do meio desse ano, fica mais fácil pra eu achar o que preciso e, por ele ser bem fininho, não daria pra muitos meses, então encontrei uma utilidade pra ele. Nesses quatro cadernos de bujo, todos tinham seus pontos positivos e negativos e nenhum foi igual o outro.
Leia também Materiais que uso no meu Bullet Journal
Meu primeiro caderno foi enviado pela Paulas Arteiras. Ele é A5, capa dura encapado com tecido. Miolo com papel pólen costurado. Sem pauta. Com 204 páginas. Eu gostei muito de usar esse caderno. A folha dele é uma delícia pra escrever, o tecido da capa é lindo, a costura não é aparente, mas é bem feita e não soltou nenhuma folha. Meu problema com esse caderno foi que eu tinha que fazer linhas nele quando eu queria que ficasse tudo retinho. Como meu senso de direção pra escrever é zero, muitas páginas tem marca de linha que fiz com régua. Apagava depois, mas ficava uma marquinha. Mais um ponto negativo que acabei de ver. O primeiro caderno descolou. Ainda está costurado, mas descolado (veja nas fotos abaixo). Avaliação geral: Um bom caderno, mas queria que fosse pontilhado. Ah. Usei ele de março de 2016 até dezembro de 2016.

Escrevi na lateral quando começou e quando terminou esse bullet journal

Detalhe do caderno que soltou



Detalhes de fotos onde é visível a marca de linhas, no caso desse último, linhas mesmo que eu não apaguei

Gambiarra que fiz em dezembro pro caderno aguentar até o final do ano
O segundo caderno foi enviado pela MeY Artesanatos. Também é A5 (é meu tamanho preferido pra bujo), capa dura com tecido, fechamento com elástico. Costurado com costura aparente. Miolo com papel branco quadriculado. 144 páginas. Eu realmente gostei desse caderno. O quadriculado clarinho facilitou muito na hora de escrever as coisas nele, facilitou pra fazer o future log (que eu faço calendário do ano todo) e eu passei a usar os quadrinhos como medida hehe. As folhas não eram super finas, mas também não eram grossas. Tipo folha normal de caderno. Se eu tenho uma reclamação pra fazer dele é que eu prefiro folhas amareladas do que brancas. Mas não é um crime federal, é só uma preferência. Usei ele de janeiro de 2017 à junho de 2017 (com algumas gambiarras como acrescentar duas páginas no final dele pra junho). Avaliação geral: Gostei muito. O quadriculado é uma ótima pedida pra quem, assim como eu, tem dificuldades em escrever reto, embora a linha também possa incomodar quem gosta de desenhar.
Amo esse tecido imitando jornal. Está meio sujo, mas faz parte


Detalhe do miolo

Gambiarra pros últimos dias de junho
Terceiro caderno. Enviado por Riscos e tons. Tamanho A5, capa dura com impressão verde com o logo do blog (capa escolhida e personalizada por mim). Argolado. Miolo com papel reciclado pontilhado. 160 páginas. Fechamento em elástico. Veio com um pingente com coração (que uso no meu bujo atual). Ain, o que dizer desse caderno? Primeiro que o miolo dele foi o meu favorito até hoje. As folhas recicladas são meio amareladas, do jeito que gosto e o pontilhado foi perfeito. Ele me ajuda a escrever reto, mas é claro e discreto, não atrapalha desenhar e nem fica estranho se eu escrever na diagonal ou algo assim. Usei ele de julho de 2017 á dezembro de 2017, mas sobraram algumas páginas (que eu uso hoje pra fazer meu tracker no caderno atual). Eu escolhi não continuar ele porque sou do tipo louca que gosta de começar caderno novo com o ano novo. Acredito que caberia ao menos mais dois meses nele, sem as coleções. Enfim. O que eu não gosto nele é que ele é argolado. Eu amo cadernos argolados pra vida, mas pro bujo prefiro costurado. Sei lá. Da a sensação de continuidade, sabe? Tinha vez que eu queria fazer algo que unisse as duas páginas lado a lado e não dava #chatiada. Avaliação geral: Melhor miolo, mas podia ser costurado ao invés de argolado. Ai seria perfeito. E ter mais páginas (mas isso você escolhe na hora da compra).
Amo muito essa capa



Olha como o calendário fica incrível no pontilhado. Esse é o mês de setembro, sabe? O mês do meu aniversário (fica a dica)

Detalhe do miolo pontilhado incrível
O quarto caderno é meu bujo atual. Enviado por Entre tecidos e recortes. Tamanho A5, capa dura encapado com tecido. Argolado. Miolo com folhas brancas e sem pauta. 206 páginas. Acho que, pelo que já falei, já sabem que esse não é meu caderno da vida. Eu gosto dele, ele é grosso, tem muitas folhas, a capa é linda, o argolado e lindo, o trabalho dele é lindo, mas as folhas brancas e lisas não são as minhas favoritas embora eu acredite que eu tenho melhorado muito minha escrita nele, mesmo sem nada pra me guiar a escrever reto. As folhas tem espessura de caderno normal, então algumas coisas ficam visíveis do outro lado da folha, mas nada anormal. Avaliação geral: Gosto muito dele. Acho que vou conseguir usar até o final do ano. Acho que é o caderno onde mais estou experimentando decorações, mas isso é mais meu do que do caderno. As folhas não são minhas favoritas, mas acho o tecido da capa dele linda de mais.
Amo esse tecido da capa. O pingentinho ali de cima veio no caderno que falei ali em cima, mas eu vou mudando ele por que sim


Escrita não tão torta, mesmo sem linhas

Gambiarra que faço com as folhas que sobraram do caderno anterior pra fazer o habit tracker

A falta de linhas permite brincar com decorações, formas e direções

Detalhe do miolo com a mãozinha do Miguel

Temos dois bônus

Caderno de coleções. Enviado pela Office Artes. Capa dura com arte em scrapbook platificado. Argolado. Miolo com folhas brancas quadriculadas. Tamanho A5. 58 páginas (eu falei que era pequeno). Como o caderno é pequeno, eu sabia que não ia usar ele pra fazer o bujo normal, ai pensei em usar ele pras minhas coleções. Eu uso umas dez páginas no começo dos cadernos só pras coleções. Ai, fazendo as coleções nele, deixando no bujo só future log e as coisas principais, ajuda muito. Até o momento, o que tem nele é o calendário editorial do blog, ideias de post pro blog, análise semestral do blog - 2º semestre e algumas anotações que precisei pra gravar uns vídeos. Pretendo, pro ano que vem, usar ele pra lista de leitura, filmes, séries e continuar com as análises semestrais do blog. Espero que ele dure por muitos anos, porque ele é muito lindo e o quadriculado dele me ajuda muito a conseguir fazer essas cosias todas pras quais estou usando ele. Avaliação geral: Se tivesse mais páginas, usaria pra bujo numa nice, mas fico feliz por ele ser pequeno e eu ter um caderninho pras coleções.
Amo essa capa em Scrap


Página com a programação semanal do blog  e posts its pra marcar ideias de post. Estou amando usar post it pra me organizar com o blog

Meu calendário editorial fixo. A única coisa que vai mudar é os post its. Uso uma cor pra cada categoria pra saber sobre o que tenho que escrever

Última página escrita, com análise semestral do blog e a colinha pros vídeos

Detalhe do miolo
Próximo caderno que vou usar. Ganhei num sorteio do canal da Verônica. Tamanho A5. 128 páginas. Capa mole com estampa de animais (que eu provavelmente vou pintar). Miolo com folhas amareladas e pontilhadas. Bom, não da pra fazer uma avaliação intensa dele porque ainda não o usei, só numerei. Mas pelo pouco que vi, a folha dele é final e marca bem do outro lado. Eu uso caneta gel, já pra não marcar, e mesmo assim manchou um pouco. Ele não tem muitas páginas, mas espero que dure ao menos seis meses. Quando o usar, falo pra vocês o que achei.
Provavelmente vou mudar essa capa. Não sei se vou pintar ou encapar.

Miolo e recadinho da Verônica


Transferência (mínima) atrás de onde está escrito

Resumo da obra: Todo tipo de caderno é válido e cada um tem seus pontos positivos e negativos. Claro que existem mil outros tipos de cadernos, mas esses são os que eu já usei pro bujo. Em suma, meu caderno dos sonhos é costurado e com miolo amarelado e pontilhado, com muitas folhas. Acho que um caderno com umas 250, 300 páginas seria o ideal pra eu passar o ano sem aperto, sem precisar fazer gambiarra. Falando em gambiarra, quero fazer um post sobre as gambiarras que eu faço nos meus cadernos. Me conta se você gostaria de saber sobre esses truques poucos ortodóxicos.
Alásia experimentando o caderno



Cadernos encapados com tecido

França

Espiral

Colados/Costurados

Já usados
Espero que tenham gostado de saber um pouco mais sobre meus caderninhos e qual tipo eu gosto. Se você usa bujo, me fala qual tipo de caderno você usa e o que gosta e o que não gosta nele. Um beijo grande e até a próxima.



26 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi Carol
      Me orgulho de muitas coisas sobre mim, mas ser organizada é uma das coisas da minha personalidade que eu me orgulho muito. Obrigada.
      Beijos

      Excluir
  2. quanto caderno LINDO! eu insisto nos da cícero pontados, gosto bastante de usar caderno pontilhado e tem ótima gramatura

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lívia
      Eu nunca cheguei a usar nada da Cícero (Cícero, oi), mas já vi os cadernos deles e gostei bastante. Mas também amo os meus personalizados. Acho o máximo as estampas e coisas assim.

      Excluir
  3. Quantos cadernos lindos Lary 💗Eu já tentei fazer bullet jornal,mas falhei totalmente.
    Acho eu existem pessoas que não nasceram para ter um bujo e eu sou uma delas.
    Amei a capa do seu atual.Uma fofura

    Beijão

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Babi
      Eu amo fazer o bujo. Pra mim é super terapêutico, mas super entendo que tem pessoas que não conseguem se organizar com ele. Acho que vale qualquer forma de organização, contanto que funcione.
      Essa estampa com as torres é uma das minhas favoritas também. Amo ele de mais.
      Beijo

      Excluir
  4. Oi, Lary!
    Adorei seus cadernos. Um mais fofo que o outro. Queria ser organizada assim para poder usar esses bullet journals...
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu
      O lance é justamente esse. Ele faz com que você se torne uma pessoa mais organizada. Pra quem gosta de escrever no papel, melhor coisa.
      Beijos

      Excluir
  5. Uau, quantos :D
    Eu acho fofo esses cadernos... vejo tantos na internet que dá até vontade de sair fazendo um monte também rs.

    Um beijo
    Jéssica Andrews Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica
      Tente. É tão gostoso fazer a organização e ir ticando conforme cumpre que faz a gente se atentar mais ao que faz ao longo do dia.
      Beijo

      Excluir
  6. Amei os cadernos, já tentei fazer bullet journal, mas acabei notando que não tenho muita paciência e que prefiro ver tudo digital, já que estou fora de casa a maior parte do tempo.
    Mas quando tentei fazer, achei tão terapêutico!

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lily
      Bom, a minha rotina é home office, então facilita também, concordo. Eu nunca consegui me organizar com ferramentas digitais. Pra algumas coisas, sou muito dependente de papel e caneta.
      Beijo

      Excluir
  7. Comecei a usar bujo esse ano e estou triste pq o meu caderno está acabando aihahauhauhau e nem sei qual vou comprar agora =P

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clayci
      Espero de alguma forma ter te ajudado a decidir qual o próximo caderno que vem ai. Como já foi meio ano, eu compraria algo com poucas páginas. mas pro ano que vem, aposta em algo com muitas páginas pra dar pro ano todo.

      Excluir
  8. Menina, acho lindo quem faz isso, sou louca por papelaria, mas mal preencho meus planners mensais. Acho que se fosse fazer escolheria o de folha quadriculada, adorei as dicas.

    Zíper Chique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Van
      O quadriculado é incrível. Eu não consigo mais não preencher. Até quando eu vou viajar, eu levo meus cadernos e canetas comigo. Eu acordo e já vou pro caderninho organizar meu dia, preencher o tracker e coisas assim.

      Excluir
  9. Oiii tudo bem?
    Uma das coisas que estou amando no momento são os Bullet Journal(ainda não tenho um, mas é questão de tempo rsrs), são tão lindos e delicados. Fiquei encantada com os seus, amo escrever em páginas, é algo que trás uma calma.

    Beijos
    http://nadadecontodefadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Erika
      Antes de eu começar a fazer o meu primeiro bujo, eu pesquisei muito, juntei muita inspiração e ai, quando comecei, já tinha uma ideia de como queria que meu caderno fosse. Eu já tentei vários spreads semanais e mensais e, aos poucos, fui vendo o que funcionava pra mim e continuo me reinventando.
      Beijos

      Excluir
  10. Adorei, faz posts das gambiarras sim! Estou entrando nesse mundo agora, mas não sei se conseguiria fazer só 6 meses no caderno! Seus cadernos são lindos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bárbara
      Então, os cadernos que ficaram com seis meses foi por que eles acabaram, e não escolha minha hehe. Vou fazer o post das gambiarras sim ;)

      Excluir
  11. Oi, Lary! Gostei da ideia desse post, principalmente para quem deseja começar um BuJo. O meu modelo preferido para Bullet Journal é pontilhado, com no mínimo 100g (para não sombrear e nem transferir), folhas brancas, tamanho A5 e caderno argolado tipo fichário. Não sei se me adaptaria a um Cícero, por exemplo. Gosto de ter essa versatilidade de poder trocar as folhas de lugar se necessário, além de poder acrescentar mais folhas para dar o ano todo, caso falte. Enfim, estou querendo testar também o caderno inteligente para o BuJo de estudos que pretendo fazer, já ouviu falar?
    Um beijo!

    https://sonhosaposdezoito.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liz
      Bem específico o seu gosto hehe. Eu não sei se conseguiria usar um argolado, tipo fichário, mas deve ser interessante poder acrescentar quantas folhas forem preciso e coisas assim. Eu conheço o caderno inteligente sim. Chegou no Brasil e tem um perfil no insta @ocadernointeligente. Eles tem uns modelos A5 lindos. Penso em comprar um verde menta pra mim.
      Beijos

      Excluir
  12. Que legal esse post. Amei conhecer seus cadernos. Ainda não tive experiência com cadernos pontilhados está na minha lista. <3 Amei o blog.

    ResponderExcluir
  13. Adorei ver os cadernos! eu gosto muito de lettering então o meu favorito é o pontilhado, o quadriculados ajudam a ficar tudo no tamanho certo, centralizado, mas ao mesmo tempo fica estranho hahaha e os sem pauta eu gosto, mas a escrita também não fica reta sempre descendo ou subindo kkkk como ainda não fiz o bujo ou planner eu uso uma agenda comum e vou tentando me virar haha


    Visite o Beleza Nerd


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os pontilhados são incríveis. Eu já usei muita agenda, mas desde que descobri o bujo, não me imagino sem.

      Excluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos de brigadeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo