15 março 2019

Vida de Leitor - Meu problema com Distopias

|| ||
Pra quem me acompanha aqui no blog, ou chegou de paraquedas, acho que fica fácil perceber o quanto eu amo distopias. Eu acredito no poder que histórias assim tem de nos fazer pensar e evitar esses futuros tenebrosos que são retratados das mais diversas formas. Se você não sabe direito o que são distopias, recomendo que leia o post Entendendo gêneros literários: Distopia. É um post super completo falando tudo que você precisa saber sobre o gênero.
Agora eu devo ter confundido todos. Se eu amo tanto distopias, qual o meu problema com elas?

Quando as distopias passaram a existir, elas foram escritas em forma de crítica, de alerta, e acredito que a essência ainda seja essa, mas hoje em dia as pessoas ficam muito mais preocupada em quem o personagem vai escolher como par romântico do que com a sociedade explorada na história. Eu li uma trilogia distópica algum tempo atrás que tinha tudo pra ser incrível. A sociedade foi bem construída, tinha tudo pra rolar várias discussões sobre escolhas e tal's, mas a autora abandonou tudo isso pra explorar um triângulo amoroso dos mais clichês possíveis e com uma resolução fraca. Em certo momento, eu até esqueci se tratar de uma distopia, já que parecia mais um drama ou um romance.
Eu não tenho nada contra romance ou drama, na verdade adoro histórias do gênero, mas acredito que se você pensou e construiu uma sociedade distópica, você deve explorar tudo o que puder dela e tudo o demais deve ser extra, mas sem atrapalhar o desenvolvimento distópico, entende?
Por exemplo, eu li recentemente a trilogia Legend e super rola o romance da June e do Day e tal's e em muitos pontos eu ficava aflita por ver os dois juntos, mas isso era pano de fundo pra uma exploração incrível de um mundo futurista que foi alagado, as terras diminuíram e a guerra passou a reinar no mundo. A autora mostrou o lado mais pobre da população, o mais favorecido, outros locais que tiveram que se adaptar a esse caos mundial... Em nenhum momento eu senti como se estivesse lendo um romance, e sim uma distopia com pitadas de romance.
Quando eu li a trilogia Jogos Vorazes, somente o primeiro filme tinha sido lançado no cinema e era aquela loucura com os filmes, os livros e tal's, mas eu não vi ninguém discutindo o absurdo que era jogar crianças e adolescentes em uma arena pra lutar até a morte, mas via muita gente brigando pra saber quem era Team Petta e Team Gale. Mesma coisa com A Seleção. Um mundo todo fodido, mas o que importa mesmo é se a América vai ficar com o Aspen ou o Maxon.
Novamente, não tem nada errado em torcer para seu casal favorito, mas vamos fazer com as distopias o que elas imploram de nós: discussões aprofundadas sobre possíveis futuros cagados em nosso planeta. Vamos falar sobre os problemas de cada um desses futuros e conspirar formas de evitar que isso aconteça. Ai, depois de discutirmos todos esses aspectos, vamos falar sobre qual personagem deve ficar com quem, porque quem resite a juntar casais em todo e qualquer livro?

Mais um texto confuso pra coleção de textos confusos aqui do blog hehe. Me conta se você gosta de ler distopias e qual sua opinião sobre o que falei no texto. Adoro quando a nossa conversa continua aqui nos comentários e me ajuda a saber se vocês estão gostando do conteúdo que estou trazendo pro blog. Estou planejando um projeto sobre distopias que vai rolar muito em breve, aguardem por noticiais. Um beijo grande de brigadeiro e até a próxima.



14 comentários:

  1. Olá, tudo bem?
    Eu tbm adoro distopias! Mas que nem você, enxergo esses clichês que os autores insistem em repetir, deixando o principal de lado.
    A Seleção eu sinceramente nem considero como uma distopia, gosto dos livros como romances, rs.
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol
      Uma pensa isso, né, porque tem livro que tem uma sociedade super bacana, mas não é explorada, ai fica parecendo sem sentido e tal's. O conto da Aia é uma das distopias mais bem construídas que li. Tudo é sobre Gilead. Tudo é sobre como chegou onde chegou e as consequências disso tudo. Queria que mais distopias seguissem esse padrão.
      Beijos

      Excluir
  2. Quase não leio distopias, mas achei sua crítica super válida, parece que o que rende mesmo são os romances né? Infelizmente as pessoas acabam se apegando mais a esses aspecto ao que realmente importa, acho que essa sua reflexão se enquadra para diversos outros gêneros!

    www.estante450.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cássia
      É mesmo, né? Meio que um saco isso, já que cada gênero tem algo de especial pra mostrar e isso acaba, muitas vezes, ficando em segundo plano. Eu super acredito na mistura de gêneros, mas sempre existe um que se sobressai e, pra mim, no caso das distopias, o que deveria se sobressair é o elemento distópico.

      Excluir
  3. Real! Nunca tinha parado pra analisar isso, mas quando lembro de algumas distopias que li, algumas realmente focavam muito mais na história amorosa do que no mundo distópico.

    https://naoseavexe.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É triste porque as distopias trazem tantas discussões e, com o foque no romance, essa sociedade acaba ficando de lado totalmente.

      Excluir
  4. Concordo com o que você disse. Eu fiz parte de grande parte dos fandons de algumas distopias e vi isso de perto. Confesso que, na época, eu mesma ficava "team peeta ou team gale", provavelmente por ter uns 13 anos só. Hoje em dia, entretanto, as coisas não mudaram muito e é triste pensar que toda reflexão dada pelo autor é deixada de lado por competições fúteis de personagens preferidos.

    Iasmin Guimarães | E agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ias
      Sabia que o que me levou a essa reflexão toda foi Jogos Vorazes? Porque, tipo, todo o futuro que envolve a trilogia foi muito bem desenvolvido e tals, bem trabalhado e as pessoas querendo saber que ma Katniss ia escolher. Eu tava tipo assim: tem adolescentes sendo mandados para uma arena pra lutar até a morte e vocês querem mesmo saber com quem a protagonista vai ficar no final?

      Excluir
  5. eu super entendo oq vc quer dizer, eu amo demais distopias, mas elas devem continuar sendo criticas a sociedade e deixar mais esses cliches de lado

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lívia
      Não que seja proibido ter romance, mas vamos focar nas críticas, people, por favor.

      Excluir
  6. Oie Lary =)

    Eu amo distopias! Principalmente as que trabalham bem com a parte de como a sociedade ficou após o evento pós-apocalíptico. Porém, faz tempo que não encontro um livro que tenha como foco essa parte, a maioria como você mesma citou acaba caindo no clichês colocando drama e romance onde não precisa ter.

    Uma pena mesmo ...

    Beijos;***
    Ariane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ane
      A últimas distopia que li foi a trilogia Legend e indico bastante. Tem romance, sim, mas o foco é como os personagens vivem nesse futuro, o que acontece nele e como eles podem mudar as coisas. É incrível.
      Beijos

      Excluir
  7. Olá,

    Parabéns, ótimo ponto a ser discutido, eu também sou fã de distopias e esses mundos malucos, é um alerta ne!

    Beijos

    Abobrinha com Chocolate

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida
      Exatamente e, infelizmente, alguns autores desistem disso quando percebem que o foco maior foi no casal do que na sociedade distópica.
      Beijos

      Excluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos de brigadeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo