05 maio 2021

#VidaDeLeitor - Livros físicos X e-books

|| ||

Vida de leitor

Esse é aquele post pra eu poder exibir minha estante e falar do meu Kindle.

Vamos começar do início. O meu grande sonho de leitora sempre foi uma biblioteca imensa, assim como a que a Fera presenteia a Bela #quemnunca. Mas sabemos que para chegar nesse nível de livros, o trabalho é grande. Não impossível, mas bem longo. Segundo meu Skoob, tenho menos de 300 livros ainda. Ou seja, estamos longe dos milhares que nosso querido Adam possui. Tem vários livros que quero ter a versão física sim, mas depois de um tempo, mais especificamente depois me adaptar a ler e-books, tem vários livros que não vejo mais necessidade de ter em versão física.

Eu comecei minha vida como leitora bem antes de algo como e-book existir (a tia aqui tá velha) então sempre vou ter um amor muito grande e especial por livros físicos e acredito que nunca deixarei de tê-los. O sonho da biblioteca ainda vive hehehe.

Eu conheci os livros digitais há não muito tempo, uns 4 ou 5 anos atrás. Comecei baixando o app do Kindle no meu celular e baixando alguns livros free. Na época, quando você instalava o app, ganhava um crédito de 20 reais para comprar e-books. Lembro que comprei Quem é você Alasca e A lista de Brety. O app era bem diferente do que é hoje. Os livros eram mostrados como em um carrossel. Era divertido e li bastante coisa assim. Sempre aproveitando os free (coisa que faço até hoje).

Era só arrastar pros lados para ver o que tinha disponível na sua biblioteca. Se fosse assim hoje, eu ficaria perdidinha

Sempre ganhei muitos livros físicos, pois todos sabem que amo ler e acabam me presenteando com essas lindezas. Além de receber vários livros por conta de parcerias lindas que o blog tem. E, vamos combinar, e-book não tem cheiro de livro, não dá pra gente sentir a textura das páginas e dos detalhes da capa. E-book não fica lindo na estante. E-book não dá pra emprestar (sim, eu empresto meus livros).

Livros

Livros

Livros

Porém, livro físico pode ser bem pesado, desconfortável para ler dependendo da quantidade de páginas. E-book não pesa, não tem limite de quantos livros você pode levar naquela viagem, não tem risco de ficar sem post-it pra marcar aquela quote incrível. E, o que mais adoro, e-book tem luz. Dá pra ler até o último minuto antes do sono finalmente chegar sem se preocupar com a luz acesa.

Como eu disse ali em cima, comecei lendo e-book pelo app do Kindle e, por muitos anos, desejei um Kindle pra chamar de meu. A luz do celular é cansativa, ainda mais para mim que tenho problema na vista. A cada novo Kindle lançado, eu pensava: é esse que eu quero. Mas sempre aparecia algo que meio que me impedia de fazer essa compra. E fui deixando. Afinal, eu tinha o app, além de vários livros físicos não lidos implorando para sair da estante (alguns seguem em seu clamor). Eis que entra em minha vida um homem maravilhoso que hoje chamo de namorado, que diz  sempre que, uma das coisas que mais gosta em mim, é minha paixão por livros e leitura. Enfim. Essa pessoa incrível, de tanto eu falar sobre livros e leitura e tudo o mais, lembrou que gostava de ler, de estudar a sua grande paixão: xadrez (casal de nerd... fazer o quê?).

Uma bela noite, conversando por ligação, ele menciona que tinha ficado interessado naquele tal aparelho que eu tinha dito que tinha que era próprio pra leitura, porque vários dos livros que ele queria ler eram em inglês e ficou sabendo que esses aparelhos tinham dicionário de inglês/português. Eu, claro, fiquei super feliz dele estar se interessando por leitura e incentivei super. E eis que esse moreno incrível me fala: "você quer um também? Ai eu te dou de aniversário adiantado" (meu aniversário é em setembro ushauhsau). Eu queria gritar na hora que sim e sair pulando pelo meu quarto, mas eu me segurei e apenas disse: "Eu ia ficar muito feliz". Porque as vezes eu tenho classe hehehe. Bom, de qualquer forma, ele pediu um pra mim e um pra ele e, assim que chegou, ele veio trazer pra mim, todo feliz. Já falei que eu amo ele? Amo muito. Voltando pro Kindle.

O meu é o Kindle básico, 10ª geração, tem luz embutida, super leve e bateria super duradoura, a não ser que você, assim como eu, fique lendo o dia todo nele. Mas mesmo assim, a bateria vai durar aproximadamente uma semana. Eu leio na luz mais baixa, já falei, problema na vista e os caramba. A luz dele é própria para leitura gente, então não cansa mesmo. Dá vontade de ficar lendo o dia todo. Estou apaixonada e não quero mais ficar sem Kindle na minha vida! Mesmo o que tenho sendo o mais barato de toda linha Kindle disponível até o momento, ele cumpre maravilhosamente bem seu papel e particularmente não vejo necessidade de trocar por um dos super caros tão cedo. Vamos deixar ficarem bem mais fodásticos, ai pensamos no assunto hehe.

Esse é ele com a luz que eu costumo ler

Esse é ele com a luz máxima

Ele é beeem fino, e ultra leve

Eu tinha visto alguns comentários dizendo que não era legal ler HQ e Manga no Kindle, porém li um manga nele e não achei nada ruim. Foi muito é bom e prazeroso. Acredito que com HQ pode ser um pouco diferente, já que o Kindle não tem cor e HQ tende a ser colorida.

Kimetsu no Yaiba
Eu felizona lendo Kimetsu no meu Kindle

Kimetsu no Yaiba
Tanjiro de cabelo comprido é tudo pra mim


Sou completamente impossibilitada de dizer qual modo de leitura é melhor. O melhor é aquele que funciona para você. Eu mesclo tudo e acaba que estou com quatro livros físicos começados e três e-books. E isso é o que funciona para mim, não tem que funcionar para você. Sejam físicos ou e-books, sejam ficção ou não, fantasia, romance, hot, HQ... Nada disso importa. Leia, apenas leia.

Leituras travadas
Meus livros começados me julgando por começar um novo e-book

Ler é e sempre será um ato de rebeldia, um ato contra o sistema que quer nos manter acomodados e desinformados, mas nós não permitiremos. Continuaremos lendo, continuaremos espalhando a leitura. Estou espalhando a leitura lá no TikTok @laryzorzenone


 
http://vidasempretoebranco.blogspot.com/p/anunciantes.html

15 comentários:

  1. Meu ritmo de leitura aumentou muito depois que comprei o Kindle Paperwhite, mas ainda adquiro alguns físicos porque são livros que quero ter na estante pra quem sabe reler um dia
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu
      Acho que é muito difícil abandonarmos completamente os livros físicos, mas sigo apaixonada pelos digitais.
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Lary, saudades de vir aqui, haha.
    Então, eu sou do time dos e-books. E eu sou a única leitora que conheço que nunca teve vontade de ter uma biblioteca física, tanto que todos os livros físicos que eu comprava e ainda compro, doo para a minha irmã, que mantém bem conservada uma coleção de livros físicos. Conheci o kindle e comecei baixando também os títulos free, mas estou evoluindo, mês passado assinei o Unlimited e o desejo desse ano para a Black Friday é comprar um leitor digital, e já mandei a indireta para o meu marido também, haha. No momento leio pelo celular mesmo, o meu aparelho tem redução de luz azul, então me ajuda a acomodar a leitura aos olhos, mas meu oftalmo disse que como eu não tenho problema de visão, tudo bem eu ler no celular.
    Gostei de saber sua experiência com o kindle, só me fez ter ainda mais vontade em adquirir o meu. Por aqui estou com dois livros no app do kindle e um físico, então concordo, o importante é ler, haha.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leslie
      Que saudades de te ver por aqui ^^
      Menina, queria não ter problema na visão, mas tenho desde criança e já aprendi a conviver com isso. Busco sempre luzes favoráveis e o Kindle foi um grande salvador de vidas. Eu estou considerando usar meus meses free do unlimited que vem com o Kindle... Mas ainda estou em dúvidas.
      Espero que compre o seu aparelho (ou ganhe do maridão) e aproveite muito, porque ele é incrível.
      Beijos

      Excluir
  3. Amei o post, acredito que lemos mais quando temos acesso aos livros online, porém, nada como ter o livro em mãos, né? <3

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kaila
      Eu acredito que toda forma de leitura e eu me apaixonei pelos e-books, mas realmente, nada se compara a ter o livro em mãos.

      Excluir
  4. Oie, tudo bem?
    Também sonho com uma sala cheia de livros, tanto que prefiro a leitura em livro físico!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  5. Oi!

    Também desejei o kindle por muito tempo e decidi me dar de aniversário no ano passado! Eu tinha parado de ler e voltei com tudo depois de ter meu leitor eletrônico! Nos últimos anos, ficava vendo os livros acumulando e, com essa onda de minimalismo, fiquei muito em dúvida se queria continuar com eles em casa ou dar para alguém que efetivamente fosse ler (já que eu raramente releio os livros que já li). Mais um motivo pelo qual o kindle fez todo o sentido na minha rotina!

    Beijos,
    Déia

    Own Mine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Déia
      Muito legal isso de repensar o acumulo. Eu faço releituras e, além disso, eu empresto meus livros, então manter os físicos faz sentido pra mim. Porém ler pelo Kindle se tornou a forma que mais leio ultimamente. Me ajudou tanto que não sei como fiquei tanto tempo sem ter um.
      Beijos

      Excluir
  6. Com o tempo também fui aprendendo a gostar de ler e-books, eu me adaptei super bem ao Kindle, hoje sempre estou lendo um livro fĩsico e um no Kindle, já que gosto de ler antes de dormir e assim não preciso acender a luz.
    A gente vai se adaptando, né? Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dai
      Sim, é tudo adaptação. Eu me apaixonei demais por esse universo dos e-books e acho que vai ser difícil sair haha
      Beijos

      Excluir
  7. Oi minha linda, a sua estante é igual uma que tenho aqui, de ferro. É ótima e aguenta muito peso. Fiquei babando na sua estante cheia, a minha há algum tempinho estava abarrotada de livros que ganhei e livros que fui comprando ao longo dos anos e eu fui doando os que eu não queria ler de novo. Achei muito bacana que você empresta os livros, é maravilhoso poder proporcionar novas leituras a outras pessoas.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Van
      Eu já estou precisando de outra estante, a minha já está cheia. Mas vamos deixar isso pra depois, quando tiver o suficiente pra preencher ao menos metade da outra hehe. Eu acho que sempre vou colecionar livros, visto o sonho da biblioteca particular, mas nunca me incomodei em emprestar livros. Sempre fez parte de mim.
      Beijos

      Excluir
  8. Olá Lary,
    Me identifiquei completamente com seu relato. Tudo começou com o sonho da estante da Bela (até porque a idade pesou por aqui também), mas a praticidade dos e-books ganharam meu coração. Hoje também intercalo bem, vai do livro que quero ler e do formato que tenho, ou simplesmente da vontade de ler de alguma forma específica. E todas elas são super válidas.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos de brigadeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo