17 outubro 2018

Resenha #153 - O ano em que disse sim

|| ||

Um livro motivador da aclamada e premiada criadora e produtora executiva dos sucessos televisivos Grey’s Anatomy, Private Practice e Scandal, e produtora executiva de How to Get Away with Murder. Você nunca diz sim para nada. Foram essas seis palavras, ditas pela irmã de Shonda durante uma ceia de Ação de Graças, que levaram a autora a repensar a maneira como estava levando sua vida. Apesar da timidez e introversão, Shonda decidiu encarar o desafio de passar um ano dizendo “sim” para as oportunidades que surgiam. Os “sins” iam desde cuidar melhor de sua saúde até aceitar convites para participar de talk shows e discursos em público. Além disso, Shonda deu um difícil passo: dizer sim ao amor próprio e ao seu empoderamento. Em O Ano em que disse sim, Shonda Rhimes relata, com muito bom humor, os detalhes sobre sua vida pessoal, profissional e como mergulhar de cabeça no “Ano do Sim” transformou ambas e oferece ao leitor a motivação necessária para fazer o mesmo em sua vida.


Em uma semana horrível com a internet tão ruim quanto uma internet pode ser, resolvi parar de lutar pra conseguir abrir o meu joguinho e resolvi tentar baixar um dos muitos e-books que tenho no aplicativo do Kindle para ler. Mas o que ler no meio de tantas opções? O que mais me chamou atenção e o meu escolhido foi O ano em que disse sim, da roteirista incrível Shonda Rhimes. E eu não poderia estar mais feliz com a minha escolha.
"Sim, sou uma mentirosa. Mas agora sou uma mentirosa profissional."
O ano em que disse sim é um livro de não ficção onde acompanhamos pouco mais de um ano da vida de Shonda. Acontece que, em um jantar de Ação de Graças, sua irmã mais velha diz a ela: “Você nunca diz sim pra nada.” Essas seis palavras tem um impacto tão forte na vida dela que, um noite, depois de acordar no susto e não conseguir voltar a dormir, ela fica pensando nisso e resolve que, naquele ano, ela vai dizer sim para todas as oportunidades que surgirem e a desafiarem, coisas para as quais ela diria não sem pestanejar.
E esse ato de dizer sim para as coisas, vai transformando sua vida aos poucos, em vários aspectos e em várias áreas de sua vida. E é essa transformação que vemos nesse livro incrível.
"Sabe o personagem nos velhos filmes de guerra que sempre leva um tiro porque entra em pânico e corre? O personagem sou eu como mãe."
A escrita da Shonda é como uma conversa entre amigos. Não. Entre melhores amigos. Ela fala tudo, sem papas na língua. Fala sobre família, sobre maternidade, sobre seu trabalho, suas inseguranças, suas mudanças por dentro. É um mergulho na Shonda. Um intensivão de como ser bad ass.
"A maternidade significa estar sempre um pouco acordada, sempre um pouco alerta."
Ao longo do livro tem três discursos que a Shonda realizou nesse tempo do ano do sim e são discursos incríveis. Ela fala sobre entrevistas também. E sobre sua dificuldade em falar com outras pessoas, ainda mais na televisão ou quando está sendo filmada. Ela fala sobre seus maiores medos, sobre racismo, sobre feminismo, sobre namoros e sobre criar suas três filhas da melhor maneira possível.
"'Por que a diversidade é tão importante?' (essa é pra mim uma das perguntas masi burras da face da terra, bem ao lado de 'Por que as pessoas precisam de comida e ar?' e 'Por que as mulheres deveriam ser feministas?')."
Eu não sei se já deu pra perceber pela confusão de palavras que estou despejando aqui, mas eu fiquei apaixonada por esse livro e ainda mais apaixonada pela Shonda. Sério. Assim que eu terminei o livro, quis ler ele novamente. Li ele em pouco mais de um dia e tenho certeza que o lerei novamente. Já quero a versão física dele pra poder emprestar pra todo mundo e gritar aos quatro cantos: Leiam essa obra prima sobre a vida!
"A maioria dos escritores não tem o objetivo de se tornar famoso. Eles têm o objetivo de se sentarem sozinhos de pijama no fundo da despensa e sonhar."

Outros Quotes:


"_Não deixe que ele tire o seu brilho. Ele é o cara dos sonhos. Mas não é o Sol. Você é."
"Quando você se senta para escrever todos os dias, fica mais e mais fácil acessar aquele espaço criativo dentro de sua mente." (Tapa na minha cara)


Ficha Técnica...

Título: O ano em que disse sim
Título original: Year of Yes
Autora: Shonda Rhimes
Editora Best Seller
256 páginas
Ano 2016
Nota: 5
Nota no Skoob: 4.3

Foto por O que tem na estante

Concluindo: Uma das melhores leituras não somente do ano, mas como da minha vida. Adorei ter lido, amei ver como uma vida pode mudar ao simplesmente dizer sim. É incrível, é inspirador, é emocionante.

Me conta se você já leu essa maravilha e o que achou da leitura, se gostou tanto quanto eu. Se não gostou, me diga o motivo, por favor. Um beijo e até a próxima.
P.S.: Estou no interior, então a chance de eu ficar ainda mais sumida daqui por um tempo é grande. Espero que não me abandonem e nem desistam de mim.



10 comentários:

  1. Excelente Artigo !! Eu estou adorando visitar blog, sempre tem conteúdo de muita qualidade .... São muitos legais, e interessante ....

    Parabéns !!!!

    Posso compartilhar este artigo no meu Facebook ?

    Meu Blog: Apostando na Loteria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Sinta-se a vontade pra compartilhar o texto, contanto que coloque o meu link.

      Excluir
  2. Esse livro é lindo!
    Tanto a diagramação e o trabalho gráfico, como as mensagens <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi um livro que me surpreendeu muito Clayci. Eu amei muito ter lido ele nesse momento. Parece que foi no perfeito momento.

      Excluir
  3. Ainda não li nada da autora, mas acompanho o trabalho dela com as séries. Quero muito conhecer! Beijos
    Joice Cardoso
    estantediagonal.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Livro dela acho que só tem esse, infelizmente. As séries dela são incríveis.
      Beijos

      Excluir
  4. Precisando dessa leitura!

    https://gotasdecafe.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Fiquei interessada em ler! Muito legal sua narrativa.
    Estou te acompanhado a partir de hoje!
    Borboletra

    ResponderExcluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos de brigadeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo