Livro cedido para resenha em parceria com a autora. Todas as opiniões aqui expressas são minhas, sem interferências, na tentativa de passar a vocês o que senti ao longo da leitura.
Joana cresceu em uma cidade no interior de São Paulo e, para dar um novo rumo à sua tumultuada vida, aceita um emprego em uma multinacional no Rio de Janeiro. Enquanto ela enfrenta os desafios desta nova fase, Cauã – entidade do Sol – a reencontra e a reconhece como o amor milenar dele. Joana não tem conhecimento de que é a personificação de uma importante entidade milenar, representada pela Lua, tampouco tem ideia de que agora faz parte de uma perigosa batalha entre entidades indígenas e de que irá se deparar com inimigos inimagináveis. Surge entre eles uma paixão sem limites. No entanto, Cauã precisará unir forças para proteger a sua amada. E quebrar o encantamento que o impede de estar ao lado dela. Afinal, se o Sol precisa de Cauã para existir, ele precisa de Joana para viver. Num enredo intrigante e mágico, Entre o Sol e a Lua dá vida a personagens míticos e à encantadoras lendas, parte do folclore brasileiro ainda pouco explorado: a mitologia tupi-guarani.
Muitas mitologias ganharam livros contemporâneos, mas esse foi o primeiro com mitologia brasileira que li. E que livro incrível. Gente... A mitologia brasileira é muito mais rica do que imaginava. Claro que sei que tem muito do livro que faz parte do imaginário da autora, mas não tiro de forma alguma o mérito dela por ter me apresentado a muitos personagens folclórico que eu não conhecia.
Nessa história, Guaraci, o Sol, é apaixonado por Jaci, a Lua. E eles são humanos, okay? É bom ressaltar isso. Jaci não se lembra quem é, então cabe a Guaraci e seus amigos fazer com que, de alguma forma, ela se recorde, para que a Lua (satélite) não fique sem sua divindade, causando problemas inimagináveis.
"Eu não era profunda conhecedora do amor, como Gabriel, e nem sequer tinha a força de Lina. Minha autêntica missão era inspirar e a esperança naqueles que buscam na noite um momento de reflexão" Pág 499
É bem legal a forma como isso tudo nos é apresentado e todo o desenrolar da história. Guaraci não é meu personagem favorito. Ele é poderoso e tals, mas eu acho que ele é muito impulsivo. Ele não ouve ninguém e faz as coisas somente como quer. Jaci já é mais complicada. Ela não acredita em nada do que está acontecendo com ela, mesmo com todas as provas.
"O fato é que o coração ignora evidências. Distorce a realidade. Faz-nos acreditar na fantasia e nos cega para os percalços de uma relação." Pág 117
Adoro as amazonas. Elas são lindas e fortes. Incríveis. Acho que são minhas favoritas.
É uma história sensual, onde o amor nos é apresentado de muitas formas. Onde o sexo é tratado como o que é, natural e belo.
"_O corpo como o seu, cheio de curvas, foi feito para instigar o desejo. Bom, esse é meu gosto. Prefiro curvas." Pág 192
As personagens secundárias, entidades ou não, são bem construídas, tornando a história ainda mais incrível. Meu único pensamento ao longo da leitura e após finaliza-lá é que eles estão mesmo por ai. O Sol procura por sua Lua e por seu perdão.
Eu adorei poder realizar a leitura desse livro encantador de diversas formas. Com toda certeza, é um livro ímpar. Nada se compara a trama criada por Ana para nos encantar e nos fazer acreditar no amor e no perdão.
Eu recomendo super a leitura para quem quer conhecer mais sobre nossa cultura, sobre nossa mitologia. Temos muito ainda a aprender do folclore brasileiro. Sinto como que muitas vezes damos mais atenção e valor para o que vem de fora, sendo que temos ótimas histórias dentro de nosso país.
É uma história construída tão bem que te faz acreditar nela. Incrível. Espero que a continuação saia logo pra que eu possa me apaixonar ainda mais por todo esse mundo de fantasias.
Outros quotes:
"No fim, as investidas sexuais de Rodrigo tornaram-se um convite para a tortura. Ele percebia meu corpo negar seu toque e parecia se excitar com minha repulsa." Pág 30
"Sei que é difícil se convencer quando é definido um modelo ideal. [...] Mas isso não é loucura? Assumir e definir o gosto tão peculiar e pessoal do próximo?" Pág 227
Ficha Técnica...
Título: Entre o Sol e a Lua
Autora: Ana Ferrarezzi
Editora Talentos da Literatura Brasileira
520 páginas
Ano 2016
ISBN-13: 9788542808223
ISBN-10: 8542808223
Nota: 5
Nota no Skoob: 4.5
Quote escolhida para o projeto Poteando Quotes |
Concluindo: Um livro diferente de tudo o que já li. Singular. Incrível. Uma leitura deliciosa que nos faz querer entender mais sobre nosso rico país.
Poxa..gostei muito da resenha do livro, bacana!
ResponderExcluirPreciso tirar um tempo para ler mais, vou aproveitar que estou de férias e colocar a leitura em dia =)
Beijoos
Eu leio em cada intervalinho do meu dia, menos quando me dedico ao blog. Leia sim, vai gostar
ExcluirBeijo
Gostei da tua resenha, ando com uma lista tão grande de livros para terminar de ler e cada dia mais descubro novos que quero ler.
ResponderExcluirBeijos
http://www.cherryacessorioseafins.com.br
Eu preciso viver pra sempre pra ler tudo o que quero hehe
ExcluirBeijos
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirEu conhecia o livro de capa, mas não sabia do que se tratava e adorei descobrir aqui no seu cantinho. Adorei a sua resenha e fico feliz que tenha gostado da nossa mitologia, já li alguns livros que trazem ela e não me decepcionei com nem um até hoje haha Vou anotar a dica aqui haha
https://mysecretworldbells.blogspot.com.br/
Oi Brenna
ExcluirEle tem uma história bem bacana. Se tiver chance, leia
Eu de novo ... =)
ResponderExcluirFalei que ia ler né? hahaha
Lendo a sinopse do primeiro livro, eu me lembrei que já vi uma resenha do primeiro livro e se não me engano foi agora em Setembro mesmo, mas a sua resenha foi bem mais completa e aguçou mais a minha curiosidade. Vou incluir os livros da autora nos meus desejados do Skoob.
Até mais =)
https://minhasescriturasdih.blogspot.com/
Espero que goste das leituras, Ve
Excluirfiquei feliz em te ver aqui hehe