22 abril 2021

Resenha #178 - Heróis involuntários

|| ||

 "Salvar vidas era o que eu fazia. E aquela, envolvida em meus braços, também era uma."

Camila Pelegrini

Poderia existir moralidade em se preocupar com vidas animais quando tantas humanas padeciam? Poderia existir sentido? Poderia existir um limite para a compaixão que se pode possuir? A resposta talvez não seja óbvia, porque a pergunta tampouco é. Uma jovem, solitária e amedrontada enfermeira. Um jovem, ferido e assustado pássaro. Um encontro que poderia carecer de significado, mas que acabou mudando vidas. A da ave. A de Madison. E a de tantos animais que cruzaram seu caminho a partir de então. Este é o relato de uma mulher que se arriscou ao enxergar o invisível. É a confissão de uma mulher que ousou agir movida por suas próprias convicções. É a história de alguém que teve dúvidas, conquanto humana, mas que seguiu mesmo assim, pois é isso o que mulheres fazem. O drama de alguém que não salvou “apenas” animais. O drama de alguém que salvou vidas.

 O (até o momento) último lançamento físico de Camila Pelegrini é um daqueles livros que nos dá um tapa na cara, nos ajuda a acordar para a realidade e, não, ela não é bonita e florida como gostamos de imaginar.


A história de Heróis Involuntários...

Madson é uma enfermeira que atua durante a Segunda Guerra Mundial. Ela já está tão entorpecida com os efeitos da guerra que seu caminho diário do apartamento para o hospital e do hospital para o apartamento é realizado basicamente no modo automático, raramente se chocando com o que encontra pelo caminho. Até que um dia, atendendo em uma tenda de campanha, bastante próxima a um campo de batalha, ela ouve um triste miado e não consegue resistir a encontrar a origem do som e encontra um pequeno gatinho ferido. Tomada por uma compaixão que acreditava nem mais existir em si, Madson leva o pequenino a seu apartamento e trata de suas feridas com alguns poucos suprimentos que mantém.

"[...] eram, afinal, nossos desde seus nascimentos, vivendo por nossa clemência em um mundo que reivindicamos como nosso."

Após esse incidente, animais feridos começam a aparecer em seu caminho o tempo todo, ou ela apenas passa a enxerga-los e todos recebem os cuidados de uma habilidosa e cuidadosa enfermeira, ganhando uma segunda chance em um tempo onde a guerra devastava tudo o que via pela frente.

"Acho que assim é a vida de qualquer pessoa que age movida por suas crenças, em contrariedade ao que o restante do mundo costuma pensar. Há dúvidas, há temores e há desânimo. Mas há também vontade e fé."

Por muitos Madson foi julgada como egoísta por cuidar de animais treinados pelos humanos para darem suas vidas em uma guerra sem sentido, uma guerra onde eles não tinham a chance de escolher um lado ou ficarem neutros, uma guerra que usou de inocentes animais a sua própria vontade. Eles a julgavam, dizendo que o tempo que ela estava cuidando dos animais, vidas humanas, as únicas que importavam, estavam sendo perdidas.


A opinião da Lary sobre o livro...

Vocês já sabem que eu sou tiete da Camila mesmo e não escondo isso de forma alguma. Em seus livros, ela sempre coloca algum animal que tem um papel muito importante para a história, mas nesse livro ela resolveu fazer diferente e acabar de vez com nossos corações e falar sobre os animais que os homens usam a seu bel prazer, treinados para sacrificar suas vidas em guerras onde eles tem uma grande participação, mesmo sem escolher lado algum.

"O que faria então com aqueles que não eram sequer importantes o bastante para serem contabilizados como vítimas?" 

A maldade humana estampada em nossa cara, em toda a sua crueldade. Porém nos mostra também que, não importa o quão ruim a situação seja, sempre haverá aquelas pessoas de coração bom e puro que farão o bem, mesmo que tenham que nadar ferozmente contra a correnteza. Uma história ótima nos momentos terríveis que vivemos.

As descrições de cena da Camila estão ainda mais incríveis, fazendo com que você realmente esteja no pequeno apartamento de Madson junto com ela, ouvindo os barulhos da guerra lá fora. Vivemos todas suas pequenas conquistas, choramos suas perdas e sofremos as injúrias que ela sofre.

"Porque eu não podia expulsar o mal do mundo. Mas podia evitar que ele fizesse morada e mim."

Um lembrete de como a vida é curta e nossa única opção é vivê-la bem, fazendo o bem.

 

Outras quotes 

"Aterrorizava-me a possibilidade de lamentar mais a sua morte do que a de um soldado, que - apesar de não me ser conhecido - lutava por meu país e minha liberdade."

"E não havia nada mais que eu pudesse fazer senão me conformar com o fato de que eu não podia acabar com a guerra sozinha. Podia tão somente me esforçar para que ela não acabasse comigo."

"Existe uma tendência universal, presente desde décadas atrás até os dias de hoje, de que uma mulher assustada sente maior segurança ao encontrar outra do que aconteceria se colidisse com um homem."

"Seriam as pessoas capazes de reconstruir suas verdades, seus sentimentos e suas convicções?"

"Não sei porque temos medo de dedicarmos gentileza e generosidade, como se fossem moedas que nos farão falta um dia. Não negociamos afeto. Nós o plantamos e colhemos."

"Uma vez que se passa a encarar o mundo nos olhos, não é possível desviar o olhar."

 

Ficha Técnica...

Título: Heróis involuntários

Autora: Camila Pelegrini

Editora Delirium

160 páginas

Ano 2020

No Skoob

Nota: ***** (5/5)

Nota no Skoob: 4.7

Compre o livro




O título tem um leve relevo, assim como o nome da autora, além de serem envernizados, deixando a capa ainda mais linda

Autografo da Mila, sempre lindo

O livro tem várias fotografias em seu interior

 

Concluindo: Lágrimas vão rolar, a agonia virá, porém você irá amar cada momento.


Me conta se você já tinha ouvido falar sobre o livro ou sobre a Camila. Se já leu, me conta o que achou. Se ficou com vontade, me diz o que espera da leitura. Ah, agora estou falando sobre livros no meu TikTok @laryzorzenone e, inclusive, falei um pouco sobre os livros da Camila lá.


 
http://vidasempretoebranco.blogspot.com/p/anunciantes.html

6 comentários:

  1. Nossa mas que história diferente. Eu não sabia de animais treinados assim não. QUE AGONIA!
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu
      Infelizmente, muitos animaizinhos foram usados para fins terríveis, somente por conta da ganância humana. O livro é maravilhoso, mas desesperador também.
      Beijos

      Excluir
  2. Lary sempre fazendo cada lançamento ter um toque a mais de carinho e afeto por suas resenhas. Eu amei! Amo a maneira como enxergo meus livros através de seus textos. Obrigada ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que veja suas histórias de outra forma através das minhas resenhas. Eu amo cada livro seu e fico sempre aguardando ansiosamente o próximo volume

      Excluir
  3. Olá!
    Amei conhecer esse livro, anotei a dica aqui pois é sempre bom conhecer histórias de pessoas que marcaram em algum tempo da nossa história.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa
      Eu realmente espero que adquira o livro e o leia com o coração aberto. É uma linda história.
      Beijos

      Excluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos de brigadeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo