07 agosto 2019

Resenha #172 - Sob a luz dos seus olhos

|| ||

Considerada a “Nicholas Sparks de saia” pelos fãs, por suas histórias românticas voltadas especialmente para o público jovem adulto, a paulista Chris Melo estreia na Rocco, pelo selo Fábrica231, com Sob a luz dos seus olhos. A trama conta a história de Elisa, que embarca para a Inglaterra decidida a começar sua vida adulta, levando na bagagem seus planos e sonhos para o futuro; e Paul, um artista tentando se encontrar e que vive intensamente cada momento. O que poderia ser apenas um encontro casual entre dois jovens tentando achar o seu lugar no mundo se transforma, pelas mãos de Chris Melo, numa profunda jornada de autoconhecimento, superação, perdão e recomeços protagonizada por duas pessoas comuns que experimentam o poder extraordinário do amor. Um presente para quem já é e para quem vai se tornar fã de Chris Melo.

A história de Sob a luz dos seus olhos...

Uma brasileira vai fazer uma viagem a Inglaterra e resolve conhecer York, uma cidadezinha incrível que ela escolheu por ser um ambiente muito parecido com o dos livros que ela tanto ama. Essa mulher se chama Elisa. Elisa sai a noite num pub e lá esse lindo inglês vai atrás dela para lhe devolver suas chaves. Poucas palavras são trocadas e vida que segue. Uns dias depois, voltam a se encontrar na estação de trem, mas nada acontece também.
"Escolher visitar York foi como poder comprar uma passagem para visitar um pedacinho do mundo dos sonhos que todo amante de livro carrega dentro de si. E quem seria louco de não esticar os dedos para tocar a pontinha do mundo de fantasia?"
Lisa estava na estação porque seu tempo em York tinha acabado e era hora dela ficar com a família que seria sua host family. Ela é super bem recebida e lhe é separado um quarto extremamente lindo. A família é muito gentil no trato com ela. Lisa está nessa viagem a trabalho, então ela passa os dias em seu trabalho e volta pra casa somente a tarde. Em uma dessas tardes, uma bem chuvosa, ela é recebida pelo lindo desconhecido que lhe entregou suas chaves em York e descobre que ele é filho do casal que vem hospedando-a. Clichê? Sim, mas quando é bem feito a gente ama.
"Não sei o tipo de conexão que as pessoas possuem com os livros, mas eu sempre os imagino como testemunhas de pessoas e lugares que eu jamais conheceria se não fosse através deles."
Ele se chama Paul e, a primeira vista, ele é tão perfeito que irrita, ao menos foi assim comigo. Mas com o tempo vamos descobrindo camadas dele e percebemos que Paul é só amor. Eles iniciam uma amizade que desenvolve para um romance lindo demais. E tudo parece perfeito até que Lisa volta para o Brasil sem nem dar explicações pro Paul e eu achei isso muito errado da parte dela. Mas será que esse é o final dessa história?
"A saudade aumenta, e aproveito o aperto no peito para escrever. A solidão pode não ser um desperdício total, afinal, quando não é possível viver a perfeição, fica mais fácil criá-la."

Minha opinião...

Eu resolvi ler esse livro porque em algum ano coloquei ele na minha lista de livros pra ler no outono e não li, mas esse ano o li no outono (uhul). Essa capa é super outonal e linda. Mas vamos a minha opinião sobre a história.
Muito drama. Muito bem escrito. Quando começamos a ler e conhecer os personagens, já meio que sabemos que eles vão ficar juntos, mas sou 100% sincera ao afirmar que eu não imaginava tudo que eles passariam pra poderem ficar juntos. Gente, não dá pra falar porque não quero estragar a surpresa de vocês, mas é algo que pega muito. Eu fiquei com o coração apertado em muitos momentos.
Quando Lisa volta pro Brasil, ela namora com Cadu por um tempo. Cadu é um personagem meio sem sal. Não que ele tenha sido mal construído, mas ele é meio apático, meio sem reação e quando tem reação é exagerado demais. Não simpatizei nem um pouco com ele. Em certo momento ele participa de uma acalorada discussão com Paul e aqui tem uma das únicas coisas que me incomodou no livro, e por ser tão pequena, vocês podem ver o quanto gostei desse romance. Essa discussão deles rolou em inglês ou português? Paul é inglês (consigo ouvir o sotaque. Vocês também?) e Cadu é brasileiro. Então ou Paul estudou muito português ou Cadu é super fluente em inglês.
Tem a amiga da Elisa que é uma querida, mas agora esqueci o nome dela. Ela é médica e, mesmo tendo uma das vidas mais corridas possíveis, sempre encontra um tempo pra se fazer presente pra sua amiga e eu acho isso incrível. Eu tenho uma amiga que somos assim. Estamos muito distantes, mas sempre temos tempo uma pra outra.
Em muitos momentos do livro, temos grandes saltos temporais e isso meio que me incomodou também. Passam cinco anos, depois passam dois, depois mais quatro... Em alguns capítulos senti falta de mais diálogos ou mais desenvolvimento de certos acontecimentos. A autora quis contar uma história muito grande com poucas páginas. Não acho que deveria ser série, mas poderia ser um livro maior.
Aqui vemos a mistura da cultura brasileira com a inglesa de uma forma muito divertida. São duas culturas bem diferentes, mas possíveis de se combinar. Senti falta de focar um pouco na cultura culinária inglesa, mas isso é algo extremamente pessoal.
A história do livro é muito bonita e tocante. Pra mim, poderia melhorar algumas coisas na narrativa, mas é uma opinião muito particular minha.
Somos apresentados a fama extrema e todas as consequências de ser uma figura pública. Vemos Lisa realizando vários sonhos. É um livro que mexe com nossas emoções. Vocês sabem que sou conhecida por chorar em quase todas as minhas leituras, se não todas. Entretanto esse foi o livro que mais me deixou com um nó na garganta no final. Chorei tanto que chega a dar aquele aperto no fundo da alma, sabe? É muito intenso, muito bonito, muito triste.

As personagens...

Elisa uma sonhadora, amante dos livros e da literatura. Tem um dom pra escrever incrível, mas não se sente muito confiante pra compartilhar seus escritos com as pessoas.
"Tento dizer que sinto o mesmo quando escrevo alguma coisa e deixo de ser gente para ser letra."
Paul é um artista, um ator que sonha em fazer sucesso. Romântico, carinhoso e protetor. Se torna crush no minuto que você lê sobre ele.
"_Está tudo tão bom, tão mágica esta noite. Para que apressar o dia? Ele virá de qualquer forma."

Outras quotes...


"São Paulo é bonita, mesmo que você tenha que procurar a beleza nela."
"Mesmo não sendo atriz, percebo que tenho muita afinidade com aquele pessoas despojado e de mente aberta que pulsa arte."
"Sentir falta é notar a ausência de alguma coisa. Saudade é quando o peito aperta, quando falta o ar, é quando parece difícil continuar vivendo. Saudade é a ausência de alguém."
"Nunca entendi a sorte de ter sido escolhida para viver um amor raro como esse, mas eu agradeço por ter mais essa chance."
"Você é gentil de uma maneira humilde e sincera. O mundo, principalmente o que eu conheço, não está muito habituado a isso."
"_Meu bem, se não houver um paraíso esperando por nós dois, inventarei um. Fique tranquila."
"Lembre-se de que o tempo passa independentemente da nossa vontade, mas o que fazemos com ele só depende de nós."
"Falar de amor é difícil, eu sei, mas não podemos deixar de falar. Não falar é fingir que não aconteceu, mas foi real, eu vi, existiu. Existe."

Ficha Técnica...

Título: Sob a luz dos seus olhos
Autora: Chris Melo
Editora Fábrica231
320 páginas
Ano 2016
Nota: 4
Nota no Skoob: 4.3

Concluindo: Um romance sensível e tocante. Pra quem acredita em destino e para os amantes de Nicholas Sparks, indico ferozmente. Um amor que ultrapassa todas as barreiras.

Agora é sua vez. Me fala se já conheci esse livro, se já teve a oportunidade de o ler e o que achou. Um beijo e até a próxima.

   
http://vidasempretoebranco.blogspot.com/p/anunciantes.html

6 comentários:

  1. Acho que já vi esse livro porque a capa não me é estranha mas nunca o li. Não sou fã de Nicholas Sparks mas gostei a ideia de misturar culturas. Talvez um dia eu leia, quem sabe? Bons clichês são sempre bem vindos, mesmo aqueles que nos fazem chorar no fim rs

    Abraço,
    Larissa | Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Xará
      Eu adoro um bom drama, então todos que li do Nicholas até hoje, adorei. Também adoro um bom clichê. Quando é bem escrito, vale a pena.
      Abraço ;)

      Excluir
  2. ainda nao conhecia essa autora considerada a nicholas sparks de saia, gostei de conhecer o romance e ainda ver essas quotes

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lívia
      Esse foi meu primeiro contato com a escrita dela e curti bastante. Desperta curiosidade pra ler mais da autora.

      Excluir
  3. Oi, Lary!

    Apesar de não ser fã de dramas muito exagerados, fiquei curiosa com a história, ainda mais por você ter destacado que a obra é bem bonita e tocante. Vou adicionar na lista de desejados!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol
      Não é um drama exagerado, mig's. É bem balanceado. Tem partes bem tensas, isso é fato, mas tem comédia e muito romance. Não é pra todo mundo, mas pra quem curte um romance que vai te emocionar, vale super.

      Excluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos de brigadeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo