05 agosto 2019

Relatos de um mãe de primeira viagem - Quem tem só um não tem nenhum?

|| ||
Eu ia pular esse dia, me dar uma folga e nem postar nada, mas fiquei com isso na cabeça e resolvi escrever. Provavelmente vai ficar um tanto quanto sem sentido, mas espero que faça sentido ao menos pra um pessoa.

Acontece que alguns dias atrás tive que ouvir a frase "Quem tem só um não tem nenhum" quando disse que não pretendo ter mais filhos. Antes de ouvir isso, já tinha passado pelo desaprovamento dos meus pais, que acham que eu tenho que ter ao menos mais um filho.
Vocês conseguem entender tudo que está de errado nessa situação? É a minha vida, o meu corpo. Por que as pessoas se sentem no direito de cobrar filhos da gente? Eu já tenho um filho. E mesmo que eu não tivesse, isso só diz respeito a mim e a meu marido.
Enche o saco ter que ouvir palpite sobre a forma que crio meu filho e ainda depois ter que ouvir que ter só um é a mesma coisa de não ter nenhum. A, vá a merda. Eu tenho um e é a mesma coisa que ter um, ué. Um filho, uma criança incrível, mas desafiadora (como todas devem ser). Criar filho não é brincadeira. Não é fácil. Não é barato. Não é simples. É complicado, desafiador, estressante e tem que ser uma escolha feita com muita responsabilidade.
Vamos combinar que o mundo não está sofrendo com defasagem de pessoas, pelo contrário. Pra que encher ainda mais o mundo? Não estou falando pra não terem mais filhos nem nada disso. Só faço um apelo para que parem de cobrar filhos dos outros. Ou encher o saco de quem tem três o mais. O filho não é seu pra ficar palpitando!
Ouvir que ter só o meu anjinho era o mesmo que se eu não tivesse filho algum me magoou muito mais do que eu imaginei. Ouvi isso de conhecido, de pessoas com quem convivo. E isso machuca. No meu caso, é escolha, mas e se a pessoa que ouve isso está tentando engravidar e não consegue? Já imaginaram o que isso pode fazer com a vida dessa pessoa?
E, se algum dia, eu mudar de ideia e resolver tentar engravidar novamente, isso também não diz respeito a ninguém. Se eu tomar essa decisão é por mim, porque eu quis. Se eu quiser ter mais 3 também não é motivo pra ninguém vir dar palpite.
Vamos praticar a empatia e, mais importante, vamos cada um cuidar da sua vida. Deixa as pessoas não terem filhos, terem um ou terem cinco. Se o filho não for seu, é fora da sua alçada decidir a quantidade de filhos que cada um "tem que ter".

 
http://vidasempretoebranco.blogspot.com/p/anunciantes.html
 

8 comentários:

  1. Oi, Lary!
    Adorei seu relato! Povo acha que ter filho é fácil. Não é não, ainda do jeito que a sociedade está indo...
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu
      É treta mesmo. Tão achando que criar filho pra ser feminista nesse mundo machista é de boa. Mesmo que seja pra criar mal, ainda dá trabalho. Imagina quem quer passar os valores certos pra criança? Menina, não é fácil.
      Beijos

      Excluir
  2. adorei seu post e mt importante compartilhar esse tipo de relato. imagino que ter filhos realmente nao seja nada fácil, e nao tem que ter essa pressão de ter mais de um

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lívia
      Eu compartilho porque sempre tem alguém que se identifica. Toda mãe é tratada da mesma forma, não adianta. A mentalidade das pessoas, infelizmente, não muda.

      Excluir
  3. Disse apenas verdades. As pessoas querem cuidar até da quantidade de filhos das outras pessoas, isso é um absurdo.
    Eu ainda não tenho filhos, mas o julgamento vem sobre ser cedo ou estar demorando de mais para ter um. Quero muito um filho mas também existem muitas outras coisas que devem ser prioridades no momento, até mesmo para proporcionar uma vida melhor à criança no futuro.
    www.ellynbrito.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ellyn
      Quando não estamos namorando, perguntam quando vamos namorar. Começou namorar, quando vai ser o casamento? Casou, quando vem o filho. Teve filho, quando vem o segundo. Teve o segundo: mas e sua carreira? Volta trabalhar: Mas teve filho pros outros cuidarem? Nunca as pessoas estão satisfeitas, por isso decidi tocas o foda-se e se começa a me irritar, já mando pastar ou pagar minhas conta pra ter direito a dar palpite.

      Excluir
  4. Só li verdades em suas palavras.
    Cada vez que ouço alguém me falar pra arrumar filhos, digo que vou ter uns 10 filhos e mandar pra casa da pessoa pra ela criar, cuidar e dar uma boa educação. O assunto acaba no mesmo instante.
    Eu não aguento as pessoas que querem se intrometer nas decisões de outras pessoas.
    Se você tem um filho quer dizer que você tem um filho sim. Não deixe que ninguém anule a presença do seu filho.
    Nunca ouvi a frase "quem tem só um, não tem nenhum", mas se alguém me falar isso pode se preparar porque eu começo uma guerra.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana
      Eu ignoro na maior parte do tempo, mas já falei pra pessoa que tava me enchendo o saco que eu ia ter um filho e dar pra ela cuidar, mas bem cuidado. Educar pra ser uma pessoa de bem, pagar escola, dar do bom e do melhor. Tão achando que as coisas é de graça?
      E o corpo é meu, a família é minha. Se eu escolhi ter só um filho, me deixa. Acha que tem que ter dois? Tenha tu, oxe!
      Beijão

      Excluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos de brigadeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo