29 junho 2019

Resenha #167 - O misterioso caso de Styles

|| ||

Quando mr. Hastings encontra seu velho conhecido John Cavendish casualmente e aceita seu convite para passar uma temporada na enorme e isolada casa de campo de Styles, não imagina a misteriosa trama que o espera. Mrs. Emily Inglethorp, madrasta de John e Laurence Cavendish, herdou a propriedade de seu marido e tem todo o controle sobre patrimônio da família. Seu segundo marido é Alfred Inglethorp, vinte anos mais novo, cujo passado é nebuloso, o que causa enorme apreensão nos filhos de mrs. Emily e nos demais moradores de Styles. A tensão na propriedade chega ao limite quando mrs. Emily é encontrada trancada em seu quarto nos últimos estertores e morre com o nome de seu marido nos lábios.Morte natural ou envenenamento? Quem além de seu marido teria interesse em sua morte? Como ela pode ter sido envenenada? Para responder a todas essas perguntas, mr. Hastings, velho amigo de Hercule Poirot, pede autorização à família para chamar o excêntrico detetive belga. O astuto e simpático detetive analisa as evidências, entrevista testemunhas e o leitor vai seguindo seus passos a partir da envolvente narração de mr. Hastings. E a ele fica o desafio: diante de provas desconexas, testemunhos duvidosos e inúmeras reviravoltas, como o sagaz Poirot irá desvendar esta imbricada trama onde ninguém é exatamente o que parece?Neste que é o primeiro romance escrito por Agatha Christie, já estão presentes as marcas que a tornarão a maior escritora de suspense de todos os tempos: o mais famoso detetive, as personagens extremamente bem caracterizadas, a trama em que todos são suspeitos e o final estarrecedor, com todas as personagens reunidas – final que foi alterado pelo primeiro editor e aparece restaurado nessa versão.

Comecei o projeto Lendo Agatha Christie pelo primeiro livro publicado da autora, O misterioso caso de Styles, que ficaria melhor como O misterioso caso em Styles, mas enfim. O primeiro livro da rainha do crime é bem escrito, envolvente e com um mistério que vai lhe fazer duvidar de seus instintos investigativos.

A história...

Uma obra com nem tantos personagens/suspeitos, o que facilita bem a gente se situar. O cenário é descrito com riqueza de detalhes, sem se tornar massante, fazendo com que a gente se sinta na mansão de Styles durante a leitura. O fato da edição que li possuir imagens da planta interna da casa e outros mapas e detalhes ajudou muito na imersão.
"Ele tinha ouvido alguma coisa que o afetara fortemente, Mas o que seria? Normalmente, não me considero uma pessoa estúpida, mas devo confessar que nada de extraordinário chamara minha atenção."
Não vou falar muito da história. Houve um assassinato, todos que estavam presentes na casa se tornam suspeitos e Poirot começa sua investigação, já que ele estava em uma vila próxima a Styles quando ocorreu o crime. Sim, a primeira história da Agatha é também a primeira aparição do nosso querido belga rabugento. Aqui o livro é narrado por Arthur Hastings, que faz as vezes de Watson, sendo o ajudante de Poirot durante a investigação, visto que ele estava na casa Styles durante o momento da morte da Sra. Inglethorp.
"Mais uma vez eu lamentava a tendência do meu amigo para perder a cabeça em momentos de nervosismo."

Minha opinião sobre o livro...

Logo de cara, Agatha nos dá todos os motivos e oportunidades que cada um teria para executar tal crime. Quase todos presentes na casa no dia fatídico tinham motivos para cometer o assassinato e passam a desconfiar de todos, entre si e nós acabamos fraquejando na nossa certeza, ao menos foi o que aconteceu comigo. Eu sempre tive certeza de quem era o culpado, mas fui levada a mudar de inclinação ao longo da história por alguns momentos. Muitas pistas e informações que recebemos não nos leva a lugar algum ou estão ali justamente para distrair, para tirar o foco do verdadeiro culpado.
Assim como aconteceu na outra obra da autora que já li, descobri o assassino antes de ele ser revelado e eu adoro essa sensação de me sentir A detetive.
"Um homem apaixonado pode ser um espetáculo lamentável."
Esse livro não é tão fluido quando poderia. O começo é bem lento, já que demora alguns capítulos para que a Sra. Inglethorp morra e a investigação comece. O início é só chás da tarde e jogos de cartas com os presentes na casa. Depois, quando a história começou a realmente andar, me envolvi perdidamente, mas reconheço que pode ser que muitos leitores encontrem dificuldades para se envolver com a leitura.
"Saber que um homem é culpado é uma coisa; prová-lo é outra completamente diferente."
A "arma" usada aqui é veneno e descobri que é algo que Agatha usou bastante em suas histórias, visto que ela própria trabalhou durante um tempo com venenos durante a primeira guerra.
Digamos que estou cada vez mais empolgada com a ideia do projeto e com a execução dele.
A edição que li desse livro possui dois finais: o original publicado e o que a Agatha escreveu posteriormente, após seu final ser considerado não satisfatório. Eu achei ambos bons, mas o final onde a revelação acontece entre os amigos me encanta mais e acabou se tornando uma das marcas da autora, mas vale a pena ler os dois.

Outras quotes

"Deixe-me com meu interesse pelas xícaras de café e eu respeito o seu chocolate."
"Meus pensamentos em relação à humanidade eram gentis e cheios de compaixão."

Ficha Técnica...

Título: O misterioso caso de Styles
Título Original: The Mysterious Affair at Styles
Autora: Agatha Christie
Editora Globo Livros
288 páginas
Ano 2014
Nota: 3
Nota no Skoob: 4.1




Concluindo: O romance de estreia da rainha do crime é empolgante na medida certa, um mistério envolvente e suspeitos que sempre parecem suspeitos. Um romance de estreia pra ninguém botar defeito.

Alguém se animou pra participar do projeto comigo? Me conta se está lendo os livros da autora ou se já leu esse e o que achou.



10 comentários:

  1. Poirot é só amor!
    Li alguns livros da rainha, mas esse ainda não!

    https://eueminhaestupidez.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Amei sua resenha Lary, gosto bastante desse tipo de história e tenho certeza que essa tem tudo para surpreender o leitor!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kaila
      Eu adoro um bom suspense, um caso de assassinato e esse é bem interessante. Vale super a leitura.

      Excluir
  3. Nossa, amo essa escritora <3 A história parece muito boa, gosto desse gênero
    Beijos
    www.opsquerida.com.br
    www.instagram.com/siteopsquerida/

    ResponderExcluir
  4. Adoro os livros da Agatha! 😍
    Esse primeiro é muito bom, apesar de não ser o mais marcante dentre os que li dela. Tu adivinhou o assassino? Eu nunca consigo! hahahah
    Bjs
    A Colecionadora de Histórias - Blog -> Tá rolando SORTEIO DE LIVROS com 5 ganhadores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol
      Bom, ainda estou começando nas leituras dela, então não da pra falar qual foi o mais marcante pra mim, hehe. Eu tenho um dom de adivinhar os culpados hehe.
      Beijos

      Excluir
  5. Que delícia ter encontrado o seu blog <3
    Sou APAIXONADA por literatura. Lê Sherlock Holmes? Se sim, faz um post <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana
      Eu ainda não li nada com o Sherlock, mas pretendo mudar isso muito em breve. Quem sabe quando eu acabar o projeto da Agatha eu não comece o do Sherlock?
      Beijo

      Excluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos de brigadeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo