10 maio 2019

Porque ler No seu pescoço + Quotes

|| ||
Eu ia fazer uma resenha tradicional desse livro, do jeito que estão acostumados, mas não sou muito boa em resumir livros de contos. Acho muito difícil conseguir falar sobre eles sem falar conto por conto e isso pode acabar ficando chato. E eu não quero deixar chato, porque se tem uma coisa que No seu pescoço não é, essa coisa é chato.
Chimamanda é uma autora e uma palestrante incrível, acho que todos já ouviram falar de Sejamos todos feministas, um livro curtinho que foi iniciado em uma palestra do TED da querida nigeriana. Esse foi meu segundo contato com a autora, não li nenhum de seus romances, mas seu livro de contos me impressionou imensamente.

Motivos para ler No seu pescoço

1- Saber mais sobre a Nigéria

Todos os contos são sobre nigerianos, ou na Nigéria ou em algum outro lugar (Europa ou EUA). Os que se passam na Nigéria mostram conflitos do país e achei muito interessante isso porque nós temos pouca ou nenhuma informação sobre os conflitos internos da África. Tem um conto que conta um pouco da exploração e colonização da África pelos europeus que é muito interessante, pesado e nos mostra o outro lado da história que levou a toda a era da escravidão aqui no Brasil.
"Não queria que ele fosse à Nigéria, que a acrescentasse à lista de países que el visitava para admirar-se com as vidas dos pobres que jamais poderiam admirar a vida dele."

2- Feminismo saindo pelos poros

Já falei ali em cima, mas vou reforçar. Chimamanda é uma mulher maravilhosa que leva a palavra do feminismo onde quer que vá. FEMINISMO É SOBRE IGUALDADE, NÃO SUPERIORIDADE FEMININA. Infelizmente, as mulheres negras sofrem ainda mais com o machismo e o patriarcado que as mulheres brancas. E na África, com toda suas cultura extremamente patriarcal, falar sobre feminismo é ainda mais complicado. E é isso que Chimamanda mostra em seus livros.
"Ujunwa sentiu uma aversão a si mesma explodindo na boca de seu estômago. Não devia ter rido quando Edward disse 'Gostaria muito que você se deitasse para mim'. Não tinha sido engraçado. Nem um pouco. Ela havia odiado a frase, odiado o sorriso de Edwars, o vislumbre de dentes esverdeados, assim como odiava a maneira como ele sempre olhava para seus seios e não para o seu rosto, a maneira como seus olhos escalavam todo o seu corpo, e, no entanto, se obrigara a rir como uma hiena enlouquecida."

3- Mulheres no protagonismo

De todos os contos, somente um é protagonizado por um homem, todos os outros são protagonizados por uma ou mais mulheres. Pode parecer bobagem, mas vocês não tem noção do quanto é importante termos protagonistas femininas fortes, ainda mais negras, que é algo tão raro na literatura.
"Ela se dá conta de que é isso que sente: ela e a irmã não deviam ter sido aferadas pela onda de violência. Esse era o tipo de coisa sobre a qual a gente lês nos jornais. O tipo de coisa que acontece com as outras pessoas." (Amo essa quote porque ela mostra como a gente acredita, sempre, que merecemos mais do melhor do que todo o mundo)

4- Romance apesar dos pesares

O livro não é fácil de se ler. Eu fui lendo um capítulo por vez, intercalando com outras leituras, porque ficava agoniada e não conseguia ler mais que um. Mas, em vários contos, existe romance romântico e é interessante ver todos os relacionamentos tão diferentes que esse livro aborda.
"Como você pode amar alguém e ao mesmo tempo querer controlar o nível de felicidade que é permitido à pessoa?"

5- É um livro de contos

Pode parecer redundante, já que falei sobre ser de contos ali em cima, mas eu adoro ter um livro de contos pra intercalar com a leitura de um romance. Como é mais pesado, não recomendo que comece ou termine o dia com ele. Leia o conto no meio do dia e termine com uma leitura mais leve. São doze contos, então mesmo que você demore bastante pra ler, e nem lendo um conto por dia, é super possível ler ele em um mês.

No seu pescoço é uma leitura complicada, isso é verdade, mas é tão rica que eu passaria por todo o aperto no peito novamente para reencontrar essas mulheres e mergulhar, mesmo que por pouco tempo, na sua vida. Espero que meus motivos tenham te convencido a dar uma chance a essa lindeza.

Quotes

"Como os ingleses gostavam de usar palavras como 'expedição' e 'pacificação' para descrever os atos de matar e roubar."
"Isso era uma das coisas que Nikem tinha aprendido a amar nos Estados Unidos, a abundância de esperanças absurdas."
"É nossa desconfiança com a vida após a morte que nos leva à religião."
"[...]pois um povo mandava no outro não por ser melhor, mas por ter armas melhores."

Ler No seu pescoço me fez ter ainda mais vontade de ler tudo da autora, como devem ter percebido, mas também me deu vontade de estudar mais sobre os países africanos, sua cultura e o papel que as mulheres desempenham e a forma como são tratadas por lá. É um livro pra ampliar horizontes.

Me conta se já leu o livro, se já conhecia a autora e o que achou dos meus motivos pra ler e das quotes que escolhi pro post. Vou adorar saber a opinião de vocês.
Caso tenham se interessado, comprem o livro por esse link e ajudem o blog a se manter vivo.
Um beijo grande e até a próxima.



6 comentários:

  1. Oi, Lary!

    Esse livro parece ser bem pesado mesmo, mas gostei do fato de ser da nigeria e conhecermos mais as tradições de lá. No momento estou preferindo leituras leves, mas anotei a dica!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol
      Tem que estar preparado pra ler ele mesmo. É bem difícil. Uma leitura interessante, mas pesada.

      Excluir
  2. morrendo de vontade de ler!! anotarei! E parabens pelo blog, ameeei! http://annelims.blogspot.com/2019/05/organizacao-do-planner.html

    ResponderExcluir
  3. Oi Lary!
    Nuncs li nada dela, mas parece ser enriquecedor, adorei os quotes q selecionou! 😍
    Bjs
    A Colecionadora de Histórias - Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol
      Ela é incrível. Recomendo que leia tudo dela.
      Beijos

      Excluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos de brigadeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo