23 março 2019

Resenha #160 - Mulher com Brânquias

|| ||
Livro recebido para leitura em parceria com a autora. Todas as opiniões aqui presentes são de opinião minha, sem interferência, na tentativa de passar a vocês o que senti ao longo do livro.
Rita, professora universitária, começa a ter visões de uma realidade paralela, como se estivesse o tempo todo mergulhada num aquário. Em casa, no trabalho ou na rua, ela se vê rodeada por seres aquáticos e especialmente pelo "grande peixe", uma criatura fantasmagórica que a persegue, mas que ninguém mais enxerga. Como se não bastasse, sua pele é tomada por escamas aos poucos, de forma dolorida e fantástica. Brânquias surgem em seu corpo, e isso pode significar o início ou o fim de uma jornada.

Rita é uma professora universitária e dona de uma loja de porcelanas. Ela e o marido estão finalizando a construção de sua casa dos sonhos quando coisas estranhas começam acontecer com Rita. Primeiramente, ela vê, durante uma aula na faculdade, a figura de um grande peixe como se a perseguisse. Ninguém mais vê o dito peixe, mas ele continua aparecendo e assustando Rita, causando alucinações e coisas assim.
Com a morte de sua tia-avó, Rita volta para a cidade onde passou sua infância e onde parte da família ainda vive e estar de volta nesse lugar vai desencadear memórias a muito esquecidas e acontecimentos que farão com que Rita, sua irmã e sua prima comecem a duvidar de sua sanidade. Essa viagem ao passado fará com que Rita descubra segredos que envolvem sua família e que podem ajudá-la a desvendar os mistérios que a vem assombrando.
Esse é o segundo livro publicado da Patrícia e eu tenho a honra de acompanhar essa querida desde o seu primeiro livro, Mariposa. Assim como em sua primeira história, Patrícia trás para seus leitores uma linguagem simples, porém poética. Temos um livro curto e com uma leitura bastante fluída, que te instiga a ler o próximo capítulo para conseguir as respostas que procura.
"Todo ser humano deveria ser obrigado a fazer registros honestos sobre os momentos mais significativos de sua vida e devia entregá-los de tempos em tempos ao cartório, para serem guardados como documentos de nascimento e óbito." Pág. 177
Confesso que tive problemas pra me conectar na história. Gosto de histórias de mistério e fiquei bastante curiosa sobre o desfecho e tudo, mas algo me impediu de me conectar profundamente. Não sei se li no momento errado da minha vida ou se não consegui me apegar as personagens, mas algo dificultou meu processo de leitura. Eu fiquei com raiva da Rita em muitos momentos por não dividir o que acontecia com ela com mais ninguém. Entendo que ela estava com medo e tudo, mas eu teria dito para minha irmã, mesmo com medo de soar louca ou ridícula. Acho que esse relacionamento afastado que ela mantém com toda a família também me incomodou um pouco, já que sou bastante apegada aos meus familiares. Queria ter entendido mais sobre essa mitologia do grande peixe e a cidade subaquática. Acabou que, pra mim, ficou faltando mais informações, mais material pra que eu realmente me envolvesse com o que a autora criou, mas, se tratando de realismo fantástico, essa é, em parte, o charme da história, já que ele busca mexer com nossos sentidos, confundir nossa mente.
Conforme Rita vai criando escamas, brânquias e se parecendo cada vez mais com um ser aquático, ela vai se descobrindo mais forte, vai passando a encarar os seus problemas ao invés de ignorá-los e esse é, pra mim, o melhor ponto da trama, com toda certeza. Ela passa a buscar respostas pra perguntas que ela tinha enterrado tão fundo em si que nem se lembrava de tê-las. 
Mulher com brânquias é, sem dúvida, um bom livro de ficção fantástica e suspense, muito bem escrito e com uma mitologia diferente de tudo, personagens secundários bem intrigantes e um cenário tão bem montado que você vê as cenas acontecendo, mas para mim, como leitora, faltou algo que me conectasse com a obra.
"[...]Uma prima disse, gentilmente, que eu já tinha trinta e dois e que, se não colocasse meu útero para funcionar logo, ele secaria e podia até me deixar doente. Além de tudo que se passava comigo, ainda tinha que escutar que precisava engravidar pra não adoecer. Como se eu fosse um tronco de árvore prestes a cair na grama, secar e morrer." Pág. 210

Ficha Técnica...

Título: Mulher com Brânquias
Autora: Patrícia Baikal
Publicação Independente
248 páginas
Ano  2017
Nota: 3
Nota no Skoob: 3.9










Concluindo: Uma leitura instigante, que vai fazer você avançar para a próxima página e só vai sossegar quando resolver os mistérios de Rita e sua família. Se for fazer uma avaliação mais psicológica, eu diria que o grande peixe são as mudanças na vida da Rita, ou mesmo a mudança em sua vida com a chegada dos 30 anos. Essas mudanças faz com que ela tenha que rever o seu passado e se entender com ele.

Me conta se já leu esse livro e o que achou dele. Adoro quando vocês leram o mesmo que eu e conversamos sobre aqui nos comentários. Um beijo grande e até a próxima.



2 comentários:

  1. Achei a sinopse desse livro MUITO diferente e interessante. E o título é incrível também!
    Fiquei bem curiosa com como a autora explora dentro da obra essas 'alucinações'.

    Beijos!
    BLOG COISA E TAL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Feh
      É um livor bem interessante e instigante, isso eu te garanto.
      Beijo

      Excluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos de brigadeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo