27 março 2019

Resenha #161 - A lista de Brett

|| ||

Brett Bohlinger parece ter tudo na vida — um ótimo emprego como executiva de publicidade, um namorado lindo e um loft moderno e espaçoso. Até que sua adorada mãe morre e deixa no testamento uma ordem: para receber sua parte na gorda herança, Brett precisa completar a lista de sonhos que escreveu quando era uma ingênua adolescente.Deprimida e de luto, Brett não consegue entender a decisão de sua mãe — seus desejos adolescentes não têm nada a ver com suas ambições de agora, aos trinta e quatro anos. Alguns itens da lista exigiriam que ela reinventasse sua vida inteira. Outros parecem mesmo impossíveis.Com relutância, Brett embarca numa jornada emocionante em busca de seus sonhos de adolescência. E vai descobrir que, às vezes, os melhores presentes da vida se encontram nos lugares mais inesperados.

Esse foi, se não o primeiro, um dos primeiros e-books que baixei. Eu acho a capa dele linda e a ideia de um livro baseado em uma lista foi o suficiente pra eu gastar meus dinheiros que a Amazon me deu pra comprar essa lindeza em formato digital.

O livro...

Brett é uma mulher acostumada a desfrutar de todo o luxo proporcionado pela empresa fundada pela sua mãe, mora com seu namorado perfeito, tem um emprego estável na empresa e tudo parece perfeito. Até que sua mãe vem  falecer. Com a perda da mãe, Brett já fica bastante desestabilizada, mas quando, durante a leitura do testamento, ela descobre que para ter acesso a sua pequena fortuna tem que cumprir itens de uma lista que escrever ainda adolescente, o mundo de Brett começa a virar de cabeça pra baixo, a  começar pelo sentimento de traição e abandono que surge quando pensa em sua mãe.
"Eu me dobro ao meio, abraçando o meu corpo, e literalmente sinto dor pela perda de minha mãe. Como vou conseguir andar por este mundo sem ela? Ainda tenho tanto de filha em mim..."
Vamos lá, como eu disse ali em cima, eu baixei o livro porque achei a capa bonita e me interessei pelo título e eu fico muito feliz de ter sido levada tão facilmente, porque foi uma leitura incrível. Brett é toda confusa, mesmo sem saber, namora um cara super nada a ver e a família dela, bom, pra ser bem sincera com vocês, achei os dois irmãos dela bem idiotas a maior parte do tempo e bem ausentes. As cunhadas também não são flor que se cheire, mas ainda são melhores que os irmãos.
Aos poucos, vamos descobrindo segredos que a mãe de Brett escondeu dela e de todos por muitos anos e isso meio que explica algumas coisas que aconteceram com ela enquanto criança e tals. É triste descobrir tudo isso da maneira que ela descobriu, porém meio que deu um alívio, foi uma forma dela saber que o problema não era ela.
"Eu me pego sorrindo e então me dou conta de que, pela primeira vez desde a morte dela, as lembranças de minha mãe de fazem feliz, e não triste. E é exatamente assim que ela gostaria que fosse, a mulher que amava rir."
No seu caminho para cumprir os itens de sua lista, Brett encontra pessoas maravilhosas que vão ajudá-la a se lembrar de quem ela realmente é, seus reais sonhos e planos e, aos poucos, ela vai descobrir que se identifica muito mais com a garotinha que fez aquela lista tantos anos atrás do que com a mulher que ela se tornou. Vai perceber que não é tarde demais e que ela pode fazer a diferença.
"O medo de mudanças nos faz estagnar."
A lista de Brett é um chick-lit com uma protagonista que se descobre forte o bastante e é uma crítica ao mundo de consumismo e aparências em que vivemos, onde um emprego estável é mais importante do que fazer o que amamos, onde ter o namorado certo para o seu padrão de vida é mais importante do que estar apaixonada e feliz. Todas essas críticas são feitas de maneira leve, porém que nos levam a reflexões profundas. Por muitos anos, eu quis ser professora e isso foi sumindo e, enquanto lia, essa vontade meio que voltou. Já passou novamente, entretanto foi legal me sentir assim novamente graças a um livro.
"Eu acho que cada um tem o poder de realizar os próprios desejos. Só precisamos encontrar coragem para isso."
Amoras, que livro incrível. Se o que eu escrevo aqui fizer alguma diferença pra vocês, leiam A lista de Brett. Pode ser que não seja o tipo de leitura que vão gostar, claro, mas vão entender as lições que ele nos passa sobre reencontros, sobre nos reencontrarmos em nós, a sermos sinceros conosco e avaliar se estamos fazendo o que fazemos porque queremos ou por sermos obrigados, ou porque foi assim que as coisas aconteceram.
"Você acha que, se for gentil, os outros serão gentis com você."

Os personagens

Destaques para Sarita, uma das alunas de Brett e o psicólogo que a ajuda com algumas dessas crianças. O advogado também merece um espacinho aqui, já que ele é um amor. Os personagens secundários não foram extremamente bem trabalhados, mas são importantes para a trama e, a maioria, eu gostaria de encontrar pra tomar um cappuccino. A mãe da Brett é a melhor personagem. A cada item cumprido da lista, a garota ganhava um envelope com uma carta da mãe, que parecia saber exatamente pelo que a filha passaria para conseguir cumpri cada item.
"Porém esse médico especializado em doenças mentais faz com que eu me sinta normal, e não uma esquisita psicótica à beira de uma disfuncionalidade, que é como me sinto às vezes."

Outras quotes:

"Minha mãe diria que estou linda, mesmo que minha maquiagem tenha borrado por causa do choro, Ela me convenceria de que a umidade havia realçado minhas longas ondas castanho-avermelhadas - e não que elas criaram um encrespado ninho de rato -, e que meus olhos inchados e vermelhos ainda eram os olhos castanhos e cheios de sentimentos de um poeta."
"Quero lhe perguntar se Deus usa Mac ou PC, mas algo me diz que ele não acharia engraçado."
"Caso você não tenha ouvido falar, nós, os nerds, somos o segredo mais bem guardado do mundo do namoro. Somos inteligentes, bem-sucedidos e nunca traímos."
"Vou cometer alguns erros, isso você já deve ter percebido, mas prometo que vou fazer tudo que puder para tornar a sua vida segura, doce, feliz e boa."
"Pare para imaginar um mundo em que, em vez de ensinarmos nossos filhos a serem fortes, nós os ensinemos a ser gentis."

Ficha Técnica...

Título: A lista de Brett
Título original: The life list
Autora: Lori Nelson Spielman
Editora Verus
364 páginas
Ano 2014
Nota: 5 
Nota no Skoob: 4.4

Essa capa é tão linda e tão cheia de significados....


Concluindo: Um dos melhores chick-lits que já li, A lista de Brett nos faz refletir sobre escolhas, sobre o passado e quem nos tornamos. Uma leitura leve, gostosa, divertida e com uma protagonista que está se descobrindo e nos levando a fazer o mesmo. Recomendadíssimo.

Me conta se já leu esse livro e se gostou também. Se você tivesse feito uma lista de sonhos durante adolescência, quais seriam os três itens principais? Um beijo e até a próxima.



8 comentários:

  1. Eu já quis tanto esse livro, e ai de repente não quis mais. Acho que li comentários tão superficiais sobre essa obra que acabei brochando rsrs. Mas agora senti tanta vontade em ler, e a coisa toda é tão louca que estava justamento procurando um chick-lit. Encontrei! Vai agora para a lista dos desejos.
    Beeijos (resenha linda ♥)

    http://pausaparapitacos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia
      Espero que gostei da leitura. Na minha opinião, a última coisa que esse livro é, é superficial. Muitas reflexões...
      Beijos

      Excluir
  2. adorei conhecer esse livro por aqui, algumas das quotes sao msm ótimas, ja fiquei bem curiosa pra ler

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lívia
      É um livro muito legal. Indico muito a leitura dele.

      Excluir
  3. Esse livro deve ser muito amorzinho!
    E sobre tua pergunta, a minha lista de três desejos principais da adolescência seria: ter um grande amor, ser jornalista e morar com minhas amigas! Hahaha

    Beijos, Lary!

    BLOG COISA E TAL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Feh
      O livro é muito lindo e adorei a sua listinha hehe. Eu nunca tive muitas amigas, mas já quis muito morar com elas. Ia ser incrível.
      Beijos

      Excluir
  4. Adorei a indicação. Já está na minha lista de próximas leituras.

    https://naoseavexe.blogspot.com

    ResponderExcluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos de brigadeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo