22 fevereiro 2019

Entendendo Gêneros Literários - Romance Histórico

|| ||
Parece que já faz mil anos que vim aqui falar do Romance de Época, mas não faz tanto tempo assim, embora eu esteja sim atrasada. Bom, como sempre, agradeço se me derem dicas de qual gênero abordar aqui no próximo post.
Assim como no Romance de Época, não encontrei muita fonte de pesquisa para o Romance Histórico, mas é pra isso mesmo que estamos aqui: pesquisar sempre mais e trazer pra vocês o melhor conteúdo possível.


O que é o Romance Histórico?

Segundo a Wikipédia, romance histórico é um subgênero literário em que a narrativa ficcional se relaciona com fatos históricos, de modo que acontecimentos, costumes e personagens são reconstruídos em concordância com fontes históricas. Segundo Lukács, o romance histórico "exige não só a colocação da diegese em épocas históricas remotas, como uma estratégia narrativa capaz de reconstituir com minúcia os componentes sociais, axiológicos, jurídicos e culturais que caracterizam essas épocas".
Lukács situa as origens do romance histórico no romance social do século XVIII (Henry FieldingJonathan SwiftWilliam Thackeray) e na nova percepção da história que se desenvolve na Europa, após a Revolução Francesa. Nesse contexto, o autor destaca Walter Scott, geralmente considerado o pioneiro no subgênero, como o "grande poeta da História". Além de Scott, também cita, entre os autores notáveis do subgênero, os românticos ManzoniMériméePushkinGogolDickensThackerayFlaubertTolstói, entre outros.
Leia também Romance de Época
Em suma, os Romances Históricos tem uma preocupação com a veracidade dos acontecimentos e das personagens envolvidas na história, diferentemente do Romance de Época. No Brasil, os romances indianistas também são considerados Romance Histórico.

Características do Romance Histórico
  • O fato histórico deve ser o ponto de partida para a construção da ficção, ambos interagindo;
  • Temas heroicos e personagens retratando a ética e moral da época;
  • Narrado em tempo passado;
  • Documentos e referências históricas são utilizados para a veracidade da obra;
  • Tenta recuperar estruturas sociais, culturais, políticas e estilo do passado;
  • Sempre há ao menos um personagem real do passado.

Resumindo

Os Romances Históricos buscam uma conexão com os fatos passados, inclusive nas personalidades apresentadas nas obras. Sua narrativa é no passado, já que mostra a situação do autor com relação ao tempo falado. Seu foco é mostrar como as coisas eram no tempo tratado, mostrando seus costumes, tradições e a moral da época.

Alguns títulos do gênero

Viva o povo Brasileiro - João Ubaldo Ribeiro
Ivanhoe - Walter Scott
Corcunda de Notre Dame - Victor Hugo
Os três mosqeuteiros - Alexandre Dumas
Guerra e Paz - Liev Tolstói


Eis um gênero que não li absolutamente nada ainda. Eu tenho um pequeno problema com leituras muito rebuscadas, não consigo me concentrar e não sei o que dizer sobre o gênero, só que achei bastante legal fazer essa pesquisa e espero que tenha ajudado vocês a entender a diferença entre esses dois romances.
Fala pra mim se já leu algum livro do gênero e o  que você achou. Adoro quando vocês interagem comigo, dividindo experiências. Não esqueçam de falar qual gênero gostariam de ver aqui mês que vem. Um super beijo e até a próxima.



2 comentários:

  1. Confesso que não fiz muitas leituras desse gênero, mas as que fiz até que gostei. Outlander é um dos meus queridinhos!

    https://naoseavexe.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulina
      Acredito que Outlander se encaixa mais em romance de época do que no histórico, mas não posso afirmar, pois nao li a série.

      Excluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos de brigadeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo