25 maio 2018

Entendendo Gêneros Literários - Steampunk

|| ||
Estou adorando falar sobre os gêneros literários aqui no blog. Mas estou ficando sem ideias pros próximos gêneros a serem abordados aqui, então me ajudem deixando a sua sugestão. Mas enquanto sei sobre o que falar, que tal entendermos melhor o que é o Steampunk?


O que diz a Wikipédia?


Steampunk também conhecido como Tecnavapor (abreviação de ''Tecnologia a Vapor'') é um subgênero da ficção científica, ou ficção especulativa, que ganhou fama no final dos anos 1980 e início dos anos 1990. Trata-se de obras ambientadas no passado, no qual os paradigmas tecnológicos modernos ocorreram mais cedo do que na História real (ou em um universo com características similares), mas foram obtidos por meio da ciência já disponível naquela época - como, por exemplo, computadores de madeira e aviões movidos a vapor. É um estilo normalmente associado ao futurista cyberpunk e, assim como este, tem uma base de fãs semelhante, mas distinta.
Leia também: Entendendo Gêneros Literários Ficção Científica
O gênero steampunk pode ser explicado de maneira muito simples, comparando-o a literatura que lhe deu origem. Baseado num universo de ficção cientifica criado por autores consagrados como Júlio Verne no fim do século XIX, ele mostra uma realidade espaço-temporal na qual a tecnologia mecânica a vapor teria evoluído até níveis impossíveis (ou pelo menos improváveis), com automóveis, aviões e até mesmo robôs movidos a vapor já naquela época.





Período Vitoriano + Ficção Científica + Fantasia = Steampunk


Origem



Apesar de várias obras agora consideradas como fundadoras do gênero terem sido publicadas nos anos 1960 e 1970, o termo "steampunk" se originou no final dos anos 1980 como uma variante de "cyberpunk". As histórias do "steampunk" prototípico eram essencialmente contos cyberpunk ambientados no passado, usando tecnologia da era do vapor em vez da ubíqua cibernética do cyberpunk, mas mantendo as atitudes "punkistas" dessas histórias em relação a figuras de autoridade e à natureza humana. Originalmente, como o cyberpunk, o steampunk foi tipicamente distópico, geralmente com temas de noir e ficção pulp, como uma variante do cyberpunk. À medida que o gênero se desenvolveu veio a adotar mais um apelo utópico das sensibilidades dos romances de ficção científica do século XIX.
Leia também: Entendendo gêneros literários - Distopia
A ficção steampunk se foca mais sobre a tecnologia real, teórica ou cinemática da era vitoriana (1837-1901), inclusive motores a vapor, aparelhos mecânicos, e a Máquina diferencial. Apesar de muitas obras steampunk serem ambientadas em cenários vitorianos, o gênero tem se expandido até para cenários medievais e geralmente passeia pelos domínios do terror e da fantasia. Várias sociedades secretas e teorias conspiratórias são geralmente apresentadas, e alguns steampunks incluem elementos significativos de fantasia. Além disso, há frequentemente influências lovecraftianas, ocultistas e góticas. O romance The Difference Engine de William Gibson e Bruce Sterling é creditado frequentemente como o principal divulgador do steampunk.


Steampunk primitivo


As origens do steampunk remontam às obras pioneiras de ficção científica de Júlio Verne, Albert Robida, H.G. Wells, Mark Twain e Mary Shelley, entre outros. Cada um destes autores escreveu obras apresentando tecnologia avançada e ambientada no século XIX ou início do século XX. Apesar de estes livros poderem ser classificados como steampunk hoje em dia, isto não é um rótulo exatamente correto, já que eles eram, na época de sua publicação, ambientados na época contemporânea (com exceção de Um Ianque de Connecticut na Corte do Rei Artur, de Twain).
Uma influência adicional na criação de steampunks são os contos Edisonade de Edward S. Ellis, Luis Senarens e outros, em que seus personagens Johnny Brainerd, Frank Reade, Jr, Tom Edison, Jr e Jack Wright usavam veículos tecnologicamente avançados movidos a vapor em aventuras através dos Estados Unidos e do mundo. Além de fornecer a escritores posteriores os primeiros exemplos de criações de ficção científica usando a força do vapor, estas histórias tiveram uma influência direta no tema do "boy inventor" (garoto inventor), um subgênero de ficção científica personificado por Tom Swift (e repetido por Steamboy, Girl Geniuse outros).

Uma origem plausível para o ethos steampunk dentro um contexto de mídia deve ser o filme original mudo Viagem à Lua, de Georges Méliès, que retrata uma viagem à lua, usando as tecnologias da época (especificamente, usando um grande canhão para ejetar um 'foguete' no espaço).


Veja esse vídeo sobre o tema






Alguns livros do gênero


Guanabara Real - A Alcova da Morte, A. Z. Cordenonsi, Enéias Tavares e Nikelen Witter
A Lição de Anatomia do Terrível Dr Louison, Enéias Tavares
O Baronato de Soah, José Roberto Vieira
Le Chevalier e a Exposição Universal,  AZ Cordenonsi

Homens e Monstros: A Guerra Fria Vitoriana, Flávio Medeiros Jr

Erótica Steampunk - Por trás da cortina de vapor, Coletânea organizada por Tatiana Ruiz
Vapor punk, Organizada por Gerson Ribeiro
Diesel punk
Alcova da morte
Série O protetorado da sombrinha, Gail Carriger (Esses são os que mais quero ler e os que me motivaram a falar sobre esse gênero aqui no blog)
A corte do ar
Leviatã
O peculiar
A invenção de Hugo Cabret (acho que é o único que já li do gênero)
Sociedade dos meninos gênio
O baronato de Shoan
O circo mecânico Tresauti
Trilogia As peças infernais, Cassandra Claire
Mortal Engines
Voos e sinos e misteriosos destinos
Le Chevalier
Steampunk Poe
A máquina diferencial
Homens e monstros - A guerra fria vitoriana
A bússola de ouro (mais um que li. E esse tem até resenha aqui)
Os anjos do tempo
The iron duke
Incarceron

E hoje temos jogos, graças a meu querido amigo Gabriel


Bioshock infinite

Fallout 4
Dishonored 1 e 2

The order 1886


Eu não sei vocês, mas pra mim, a música Na sua estante, da Pitty tem um clipe bem na vibe Steampunk. Eu li poucos livros do gênero (dois, ao que parece) mas acho essa vibe muito bacana. Se você tiver mais indicações de livros do gênero, me avisa aqui que eu incluo na lista. Se você é autor do gênero e quiser bater um papo, me chama. Ali na aba contato tem meu e-mail.
Me conta se você curte o gênero e se já leu algum livro bem bacana assim. Vamos continuar nosso bate papo aqui nos comentários. Aproveita que vai deixar aquela mensagem linda e fala qual gênero gostaria de ver abordado aqui no próximo mês. Um beijo de brigadeiro e até a próxima.




10 comentários:

  1. Ótimo artigo sobre o gênero! Já li um brazuca steampunk que gostei muito: A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison, do autor Eneias Tavares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que ele entrou ai na lista hehe. Pesquisei bastante pro artigo ;)

      Excluir
  2. Adorei sua partilha, ainda tenho duvidas sobre alguns gêneros ao certo. Steampunk não é muito meu gênero favorito, mas tenho amigos que ama.
    Beijos boa semana
    http://bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Le
      Já falei aqui sobre vários gêneros, talvez já tenha falado sobre seu favorito ;)
      Beijos e obrigada

      Excluir
  3. Eu adorei seu post! Sou fã de ficção científica, já li muita coisa no gênero mas sempre quis saber mais sobre esse tal de steampunk...rs aprendi várias coisinhas agora! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi
      Feliz de ter ajudado de alguma forma. Adoro também ficção científica.
      Beijos

      Excluir
  4. Oi Lary,
    Li algumas coisa de Julio Verne na minha infãncia, mas pq minha mãe me obrigava, dizia que era ótimo, eu não gostava. Assisti aofilme A Invenção de Hugo Cabretegostei mais dos cenários do que da história.
    Nunca tinha lido ou ouvido falar em steampunk, mas achei interessante.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Betty
      Bom, o cenário de Hugo Cabret é um cenário bem do Steampunk. São cenários bem interessantes.
      Beijos

      Excluir
  5. Oi, Lary! Como vai?
    Menina, eu nem sabia que existia esse gênero, descobri justamente através da série O protetorado da sombrinha que estou lendo e amando!
    Mas que bacana esse seu post! Adorei entender melhor a origem e tal.
    Agora já adicionei ele aos meus gêneros favoritos, porque amo muito ficção científica e distopia! haha.
    Adorei o post e o blog, já estou seguindo!
    Super beijo,
    Sâm
    Blog Escrituras da Alma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sam
      Bem vinda. Eu tenho muita vontade de ler a série O protetorado da sombrinha. De certa forma, foram esses livros que me fizeram ter interesse por Steampunk.
      Beijos

      Excluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos de brigadeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo