20 abril 2018

[Vida de Leitor] Como surgiu meu amor por livros

|| ||
Eu já falei bastante coisa com vocês sobre minha vida literária, mas percebi que nunca falei sobre como surgiu esse meu amor pelos livros. Vamos lá. Uma apaixonada por palavras - A história.


Eu sempre fui uma criança bem calma, segundo minha mãe. Ao invés de ficar correndo de um lado pro outro, eu gostava de ver desenhos, pintar e rabiscar. De humanas desde sempre. Meus pais sempre me incentivaram a ler. Me ensinaram a juntar as letrinhas e, com três anos, eu já sabia ler. Sim. Bem novinha. Miguel já está com três anos e ainda fala enrolado. É a prova de que cada criança se desenvolve em um ritmo.
Eu não lia grandes romances com essa idade. Eu lia as placas da rua, lia anúncios e lia gibis. E foi com os gibis, especialmente da Turma da Mônica, que nasceu o meu amor pelas palavras.
Meus avós paternos tinham uma casa no sítio perto de Cândido Mota, cidade na qual cresci. A gente sempre ia na casa da vó. Enquanto minha irmã e meus primos ficavam brincando na terra, eu ia no quarto da minha tia (que é só doze anos mais velha que eu) e pegava a caixa de gibis que ficava ao lado da cama dela e ficava o dia todo folheando e lendo aqueles livros incríveis. Eu ficava super empolgada quando surgia uma palavra nova na história e eu conseguia ler ela. Eu lia em voz alta, como todo criança que está aprendendo a ler. Pra mim, aquilo era a definição de perfeição.
Eu não tinha livros em casa. Ai, aos poucos, minha tia foi me dando os gibis ela e ai passei a ler eles em casa também.
Já era o início do meu amor pelos livros, mas não foi o que me fisgou. Quando comecei ir na escola, tinha uma pequena biblioteca com vários livros infantis e ai passei a ler esses livros também. E assim foi até eu completar sete anos e mudar de escola. Na nova escola, que ia da 5ª série até o terceiro colegial, a biblioteca era gigante e com muitos livros diferentes. Eu passei a amar esses livros também. E conheci a biblioteca da cidade, e comecei a amar aqueles livros. E meu pai me deu seus livros da Coleção Vagalume e eu reli eles tantas vezes que até hoje sei as histórias, mesmo tendo somente dois dos exemplares. O restante foi sumindo (aqueles amigos que pedem emprestado e nunca mais devolvem). Mas ainda não foi o que me fez virar a devoradora de livros que sou hoje.
Aqui é a parte onde minha tia reaparece. Tá que eu já mude ia ordem tudo, mas deixa assim. Quando eu estava na quinta série (2005), a gente fez uma seção de filmes na casa dos meus pais e vimos os dois primeiros filmes de Harry Potter. E eu me apaixonei por aquilo. Me encantei por um mundo de fantasia e magia. Fique registrado que os livros que já tinha lido até o momento não eram tão fantasiosos. Eram livros bem infantis, com aquela lição no final e tudo. Ai a minha tia me disse: "Eu tenho o livro que inspirou o filme. Você quer ler?" Acho que nessa hora meus olhos brilharam. E, sim, eu me tornar uma devoradora de livros foi do jeito mais clichê ever, com gibis e Harry Potter. Mas quer saber? Tem uns clichês que são incríveis e mudam a nossa vida.
Como eu disse, eu não comecei a ler por causa de Harry Potter, mas ele, com certeza, fez com que minha mente se abrisse para novos livros, mais complexos e com histórias mais longas. Eu fui lendo os livros conforme minha tia ia comprando eles. Era sempre uma alegria quando ela dizia que tinha comprado o novo. Era assim: Ela lia, o marido dela lia e ai ele vinha pra mim, acompanhado de todos os livros anteriores, porque eu sou essa pessoa. Eu tenho (ou tinha) uma foto que uma amiga minha tirou na escola em que eu estava lendo O cálice de fogo na sala de aula no horário de troca de professores. Eu ficava vidrada. Lia no intervalo, nas trocas de professores, depois de terminar provas... Sempre eu tinha algum livro do Harry comigo.
Em resumo, o meu amor pelas palavras foi vindo. Ele não nasceu de uma hora pra outra. Foi algo que sempre tive comigo, mas ai foi ficando mais forte, mais intenso e hoje não me imagino sem meus amigos de palavras por perto. Lembre-se que todos somos leitores, alguns somente não encontraram seu livro favorito ainda.

Conta pra mim como surgiu o seu amor pelos livros e, se ainda não surgiu, o que falta pra encontrar o seu livro ideal? Eu sempre sugiro que a pessoa que não gosta de ler comece lendo livros de gêneros que gosta nos filmes. Espero que tenham gostado desse post/desabafo. Um beijo enorme a todos e até a próxima.



18 comentários:

  1. É incrivel como a leitura é capaz de transformar nossas vidas de uma maneira única. Desde criança sou fascinada pelos livros e através da leitura consegui superar muitas fases ruins e sou uma eterna apaixonada por livros. Desde Jane Austen a Anne Rice, e muitos outros autores maravilhosos o meu amor por esses universos únicos só aumenta. Sua história é incrível!

    Um grande beijo <3

    www.tendenciacosmica.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A leitura é mesmo transformadora. Que bom que você também é uma apaixonada por esse mundo.
      Beijos

      Excluir
  2. minha história com a leitura é MUITO parecida com a sua! eu amava muito a coleção vagalume, acho que reli várias vezes cada um e foi ela que me lançou no mundo dos livros, harry potter veio comigo já na pré-adolescência ♥. sou extremamente grata ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros da coleção Vagalume fizeram uma geração de leitores, tenho certeza. Na cidade onde eu morava, ainda tem uns exemplares na biblioteca municipal. Sempre que vou pra lá, tento ler um.

      Excluir
  3. Nossa, sua vida literária começou bem cedo, hein? rs. Brincadeiras a parte, sua história como leitora é linda! Eu também gostava bastante de ler gibis na infância, mas me perdi um pouco no intervalo da adolescência e a magia virtual (só queria saber de rede social. Vê se pode?). Como tu disse, um belo dia vi o trailer de um filme que queria muito assistir e - sabendo que depois que assisto fico com preguiça de ler aquilo - fui logo comprar o livro. E foi assim que retornei a ser uma leitora ativa. Sempre gostei de ler, mas quando via os livros com umas duzentas páginas ou mais já ficava com preguiça. Enfim, ainda bem que sai da minha zona de conforto, pois hoje os livros são meus companheiros. É tanta coisa que a gente aprende com eles, né?
    Um beijo!

    https://sonhosaposdezoito.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liz
      É super normal a gente ficar com preguiça de livros vez ou outra. Ainda mais por não ser algo cultural pro brasileiro. O que importa é que você vem se desafiando e voltou a valorizar os seus companheiros de papel.
      Beijo

      Excluir
  4. Lary, nos tornamos leitoras de forma muito parecida!!
    Também comecei a ler através dos gibis da Turma da Mônica, na verdade, aprendi a ler com eles hahaha, meu irmão estava se preparando para o vestibular na época e assinava aquelas revistas para estudo e de brinde vinham as da Mônica.
    Também comecei a ler mais romances, livros maiores através de Harry Potter, meu grande amor literário <3
    Beijos e obrigada por compartilhar um pouco da sua história <3

    http://www.livrelendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Acho que a maioria dos leitores na faixa dos vinte aos trinta começou a ler assim hehe. Foi mágico crescermos assim.
      Beijos

      Excluir
  5. Eu amo saber da história de leitura das pessoas. A minha é um vai-vem muito louco, hahaha. Eu gostava de ler gibis quando era criança e aquelas histórias com desenhos, rs. Aí parei de ler por alguns anos e voltei depois quando tinha 12/13 anos e depois disso não parei mais! Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lex
      Que bom que voltou. É normal desanimarmos das coisas de vez em quando. Faz parte do processo.
      Beijo

      Excluir
  6. Que linda a sua história! A minha é parecida com a sua: também lia gibis da Turma da Mônica quando criança, tanto que se um dia em encontrar o Mauricio de Souza na minha frente quero agradecê-lo por fazer parte da minha infância, sem ele saber HSUAHSUHUSA
    O meu amor pelos livros surgiu mesmo quando comecei a ler Poderosa - A Menina que Tinha o Mundo na Mão (Sérgio Klein), que na verdade é uma série de seis livros. A história é de uma menina que tinha poderes e ela era pré adolescente, então quando eu li os livros me identifiquei em várias coisas com a personagem. Depois em 2011 eu li a trilogia Jogos Vorazes e descobri minha paixão por distopias, logo em 2012 li Harry Potter e foi aí que comecei a amar fantasia.

    Com o tempo a gente vai descobrindo novos prazeres na leitura e também nossos gêneros favoritos! E acho que isso não tem idade para acontecer, como por exemplo, eu li Harry Potter com 16 anos e não cheguei a acompanhar as estreias dos filmes, mas o meu amor é o mesmo de uma pessoa que viu os filmes no cinema!

    Amei seu texto e saber um pouco mais sobre sua paixão pelos livros <3

    Beijos
    Inverno de 1996

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi linda
      Que legal a sua história. Eu tenho uma prima que também leu os livros de Poderosa e ela ama de mais. Eu me apaixonei por distopias graças a Jogos Vorazes também. Li emprestado de uma amiga. Eu cresci com Harry Potter e pra mim foi incrível, mas meu filho não cresceu e vou fazer ser incrível pra ele também. Acho que o que trona uma experiência boa é mais da sua disposição que da sua idade.
      Beijo

      Excluir
  7. Eu comecei a ler mais ou menos da mesma forma: com gibis e livrinhos infantis. Mas meu primeiro livro "grande" foi um de terror que me deixou apavorada na época, o que hoje em dia acho engraçado porque é meu gênero favorito hahaha
    Achei lindo o jeito que você contou o início da sua trajetória com os livros, meio que me senti com você :)
    Erro Casual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho meio medinho de terror até hoje. Uma cosia louca. Eu lembro que quando tava acho que na sexta série, minha tia era nossa professora de Hora da Leitura e, naquele bimestre, a gente tava estudando os contos do livro Sete ossos e uma maldição. Até hoje tenho medo desses contos e lembro deles. Menina, pensa num medo louco que tenho de assombração kkkkk

      Excluir
  8. Minha história com livros é tão antiga, que para ser sincero, não lembro como começou. Mas sempre gostei de ler aqueles contos de fadas infantis quando era criança.
    Blog do Ben Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ben
      Eu fui conhecer os contos de fadas já tava mais velhinha. Acho muito legal essas historinhas. Miguel tem vários livrinhos assim.

      Excluir
  9. Amei a tua história, Lary! Quando eu li As Vantagens de Ser Invisível fiquei muito encantada com aquela leitura, com a identificação, com tudo. Harry Potter também, é um clássico, né? Tenho como meta ler todos da série, ainda falta a leitura de alguns, rs. Adorei essa frase de que todos somos leitores, só não encontramos o livro favorito ainda. =)

    Beijos, quebrarosilencio.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda
      Harry Potter é tipo leitura obrigatória. As vantagens de ser invisível é muito amor. Essa frase é algo que significa muito pra mim.
      Beijos

      Excluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos de brigadeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo