18 abril 2018

Resenha #139 - Eu, você e a garota que vai morrer

|| ||

Livro que deu origem ao filme vencedor do Festival Sundance 2015, nas categorias Público e Crítica, com estreia marcada para 12 de junho nos EUA, Eu, você e a garota que vai morrer é uma mistura perfeita entre drama e humor e um retrato preciso da adolescência em face do amadurecimento. Na trama, Greg tem apenas um amigo, Earl, com quem passa o tempo livre jogando videogame e (re)criando versões bastante pessoais de clássicos do cinema, até a sua mãe decidir que ele deve se aproximar de Raquel, colega de turma que sofre de leucemia. Contrariando todas as expectativas, os três se tornam amigos e vivem experiências ao mesmo tempo tocantes e hilárias, narradas com incrível talento e sensibilidade. Crossover com enorme potencial no segmento young adult, o romance é perfeito para fãs de livros e filmes como A culpa é das estrelas e As vantagens de ser invisível.
Eu recebi esse livro em uma troca que fiz no Skoob. Não lembro qual livro foi trocado, só sei que foi assim. Ai um belo dia meu ex-cunhado (ex da minha irmã) me falou que tinha vontade de ler ele porque o filme era muito legal. E eu fiquei: "Como assim tem filme? Preciso ler isso logo". E ai eu vi ele na estante, ele me viu e rolou o clima. Eu estava buscando por uma leitura mais levinha pra intercalar com O despertar do paladino e rolou a química perfeita.
Esse livro nos apresenta Greg, um menino normal que quer passar seus anos do colegial o mais invisível possível. Ele faz parte de todos os grupos sem fazer parte realmente de nenhum deles. Ele tem um amigo Earl que faz filmes amadores com eles e, possivelmente um dos personagens mais interessantes ever. Sua vida vai bem, obrigada, até que sua mãe lhe conta que Rachel, uma garota que sempre esteve por perto na escola está com leucemia e pede que ele se aproxime dela.
"E se um atleta, que Deus não permita, for testemunha dos seus passeios com os garotos do teatro, na mesma hora ele vai imaginar que você é gay, e não há força maior na Terra maior que o medo qeu atletas tem de homossexuais." Pág. 14
Não sei pra vocês, mas pra mim isso é a receita da confusão. Um garoto que procura não se envolver com ninguém tendo que se envolver com uma garota com quem não tem nada em comum. E, claro, que é isso que rola.
Quem escreve o livro é nosso protagonista e a todo momento ele se desculpa por todas as bobagens que escreve. Eu no lugar dele me desculparia também kkkk. É muita coisa desconexa, tipo meus posts.
"Na verdade, este livro provavelmente está fazendo a minha vida parecer mais interessante e importante do que é. Livros sempre tentam fazer isso." Pág. 178
Eu achei o livro super divertido, mesmo ele sendo meio desconexo, ou principalmente por ele ser dessa forma. No começo o nosso autor nos explica pra não esperarmos uma história melosa sobre câncer, ou sobre luta, sobre vencer nem nada disso. E não encontramos isso mesmo. São adolescentes, bem bestas, e calhou de uma menina boa ter uma doença terrível que a consumiu aos poucos. Sei que vai soar horrível quando eu escrever isso, mas as vezes essas merdas acontecem e nem todo mundo consegue ter forças o suficiente pra lutar e em outros momentos lutar não é o bastante. As vezes, o seu corpo não sabe o quanto você deseja viver.
"Queria que o fato de conhece-la tivesse sido esse lance grandioso e inspirador, e que tivesse melhorado a minha vida. Queria mesmo. Sei que é isso que costuma acontecer. Mas não aconteceu." Pág. 245
Mais uma vez, isso pode soar estranho, mas quero compartilhar isso, porque talvez alguém se identifique também. Eu sinto que alguns livros romantizam de mais a doença, seja ela qual for, mas principalmente o câncer em adolescentes. Existem histórias de adolescentes que realmente lutaram com unhas e dentes? Existe, mas tem também aquelas pessoas que simplesmente descobriram uma doença e vão aprender a conviver com ela e ver quem se vai primeiro, se é a doença ou ela.
Eu não devia estar escrevendo isso hoje, porque estou meio seca, como podem perceber, mas eu realmente acredito nessas coisas. Eu poderia ter escrito de outra forma, mas acho que ai eu não teria passado o que realmente queria dizer.
"Se isso fosse uma história sentimental e romântica, neste momento um 'sentimento novo e estranho' tomaria conta de Greg. [...] Então, Greg e Rachel transariam como cães no cio.
No entanto, esta não é uma história sentimental e romântica. Não há Sentimento Novo tomando conta de Greg. Não há transa de cães no cio." Pág. 100
Enfim, o livro é muito engraçado e muitas vezes fiquei bem nervosa com o protagonista, porque ele é um grande panaca. Pensa no cara mais babaca da sua escola. É ele. Para quem quer fugir um pouco da romantização dos sic-lits (que eu amo), esse livro é uma boa pedida. É um livro para você se distrair e para dar algumas risadas e voltar ao ensino médio. Eu adorei a leitura. Abordou um outro ponto sobre o câncer que não tinha visto ainda em nenhum outro livro.
"Essa era a única vez que ia haver aquela pessoa vivendo no mundo, e agora estava quase acabando e eu não conseguia lidar com isso." Pág. 266
A edição é bem lindinha. Essa capa é amor de mais, a revisão está boa, as folhas são amareladas e tem alguns detalhes legais ao longo do livro, como as ilustrações no começo de cada capítulo, a forma como fica diagramado quando ele vai falar somente com diálogos e coisas assim. É muito legal.

Ficha Técnica...

Título original: Me and Earl and the dying girl - A novel
Título traduzido: Eu, você e a garota que vai morrer
Autor Jesse Andrews
Editora Fabrica 231
Ano 2015
288 páginas
Nota: 3
Nota no Skoob: 3.0

Quote escolhida para o projeto Poteando Quotes








Detalhe com os títulos de cada capítulo. Muito bom.





Concluindo: Uma leitura mais leve, ótima pra sair de alguma ressaca literária. Eu não li ele em um dia, mas acho super possível ler ele em uma tarde chuvosa, ou de muito sol, sei lá. As personagens são interessantes e você quer continuar lendo pra ver no que vai dar, se o Greg vai ganhar um pouco de consciência e ser uma pessoa melhor, se os filmes dele e do Earl vão ficar legais, se a Rachel vai melhorar... Vale a pena.

Tem algumas piadas meio erradas, insinuações a sexo e masturbação, como as personagens são adolescentes, quase adultos, não é de se estranhar que tenha todas essa piadinhas. Você vai se identificar, vai rir e vai indicar pra todo mundo. Leia.
Me conta se já leu esse livro e se já viu o filme que é inspirado na obra. Eu ainda não vi, mas pretendo ver assim que possível. Um beijo grande e até a próxima.



18 comentários:

  1. Quando comecei a leitura da sinopse pensei mesmo que era o livro "The fault in our Stars 2", mas depois de ler tudo entendo que não seja assim e ainda bem! O cancro não tem nada de romântico. É muito duro especialmente no início quando tudo parece perdido. Obrigada pela apresentação do livro, fiquei curiosa! Beijinho

    Miss DeBlogger | missdeblogger.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que busque lê-lo. A leitura é bem divisora de águas, sabe? Incrível. Minha mãe está no final de um tratamento de câncer de mama e sei que isso não tem nada de romântico.
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Lary!! Eu adorei seu post pq eu simplesmente não curto essa romantização da doença, na vdd nem de sick-lit eu gosto muito, mas a proposta desse livro é bem interessante! Dica anotada!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi
      Eu classifico esse livro como sick-lit. A meu ver, como em todos os outros gêneros, tem livros e livros. Alguns são incríveis e passam lições maravilhosas, outros só estão ali pra romantizar a doença. Alguns informam sobre, falam tudo que pode acontecer, como esse, e isso é incrível.
      Beijos

      Excluir
  3. Oi, Lary! Tudo bom?
    Ai protagonista babaca/panaca não tenho muita paciência nã D:
    Eu vi algumas críticas a respeito da história e acabei perdendo a vontade de ler.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Uma pena que você perdeu a vontade de ler ele. Eu achei a história muito divertida e o protagonista é bem como as pessoas que convivemos a vida toda. Ele é meio babaca, mas é divertido.
      Beijos

      Excluir
  4. Eu ainda não consegui iniciar a leitura deste livro.
    Mas quero, mesmo com as ressalvas rs

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Talvez as minhas ressalvas não sejam as suas. Talvez o que eu desgostei você goste... Livros mexem com cada um de um jeito.

      Excluir
  5. Mesmo sendo um livro um pouco desconexo, ele me pareceu bem sincero e com pouco mimimi, o próprio título já diz "a garota que vai morrer", isso pode parecer terrível, mas é sincero e acaba por incitar a minha curiosidade em ficar pensando de que forma os amigos lidam com essa doença e levam vidas de adolescentes no decorrer da história. Vou colocar esse livro na minha lista de futuras leituras e vou lê-lo antes de procurar assistir a adaptação em filme.
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, Leslie. Ele é um livro muito bom, que meio que vai tacando verdades na sua cara sem perguntar como você está se sentindo.
      Beijo

      Excluir
  6. Oi, Lary!
    Eu até curti a premissa da história, mas por agora acho que não vou ler... Não estou muito na vibe de livros assim agora.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu
      Acho incrível você saber que agora esse não é o seu tipo de livro. É muito importante a gente entender em que vibe estamos.
      Beijos

      Excluir
  7. eu ja vi o filme e gostei viu, legal conhecer mais sobre o livro tbm, fiquei curiosa pra ler

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda não fui atrás de ver o filme, Lívia. Mas vou ver.

      Excluir
  8. Achei interessante pelo fato de fugir do estilo dos sic-lits (também gosto do gênero), por tanto fiquei bem curiosa, a história parece bem divertida e acredito que seja um livro que pode me agradar, com certeza vou conferir!

    Beijos.

    https://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me diverti muito durante a leitura. Ele é meio bobão, mas super divertido.
      Beijos

      Excluir
  9. Eu não gostei muito desse livro :/ Achei o protagonista um chato hahaha Ainda não tive coragem de assistir ao filme.
    Tudo que Motiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Vai muito de pessoa pra pessoa cada leitura. Eu gostei muito.

      Excluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos de brigadeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo