16 abril 2018

Como começar o seu Bullet Journal

|| ||
Esse e um daqueles posts que eu deveria ter feito a bastante tempo, mas ai ficou guardado aqui a ideia e não rolava. Eu já falei bastante coisa sobre bujo aqui no blog, mas nunca falei como começar um Bullet Journal e vamos resolver isso hoje.

Pra começar, do começo

Antes de começar, pensa comigo, você quer usar o seu bujo com que proposito? Eu, por exemplo, uso ele meio que como um diário, como listas de tarefas, para monitorar hábitos e saúde, para anotar o que leio, o que assisto, o que rola na minha vida, como diário de gratidão... E ele pode ser tudo isso sim, e pode ser ainda mais.

Leia também O que é Bullet Journal, como eu uso e porque?

Agora é hora de escolher o seu caderno

Pontado, liso, quadriculado, pautado, não importa. O que eu acho importante é que as folhas não sejam superfinas. Não precisam ser super grossa, mas é bom testar ver alguns tipos diferentes de canetas pra ver se vaza na parte de trás da folha.

E canetas

Você pode fazer seu caderno completinho somente com uma caneta azul ou preta (no meu caso, preta, sempre), mas você pode ser como eu e querer usar várias canetas coloridas, marcadores... A escolha é somente sua. Escolha o que parece com você.

Leia Materiais que uso para o Bujo

Decida seu estilo de Bullet Journal

Você quer um bujo minimalista? Ou você prefere um super colorido com adesivos, colagens e tudo isso? Você quer um bujo com portas holandesas? A escolha é só sua e recomendo que dê uma pesquisadinha no Pinterest antes. Eu tenho uma pasta sobre bujo com várias dicas bem legais.

Comece fazendo listas

Pra quem está sem ideias, fazer lista é a melhor coisa. Faça listas do que rastrear no seu tracker de hábitos, listas do que colocar no bujo, coleções interessantes pra ter, o que você vai anotar diariamente... Pode parecer bobagem, mas essas listas realmente ajudam muito, principalmente quem está começando.

Tenha referências

Pesquise no Instagram, no Pinterest e onde mais puder páginas de inspiração pra Bullet Journal. Ter inspiração é bacana porque ai você vai saber mais ou menos o que você quer ou não, o que combina com você e até mesmo uma ordem bacana pra colocar as coisas no seu bujo.

Coloque a mão na massa

Agora que você já decidiu o que vai colocar no sue caderninho, é hora de pegar as suas armas e começar. Faça uma capa bonita com o ano e mês que está começando (o incrível do bujo é que você pode começar a qualquer momento) e continue escrevendo, vai colocando tudo o que você acha interessante guardar pra você. Tire um tempinho diariamente pra atualizar ele, preferencialmente pela manhã ou noite. Consulte ele ao longo do dia pra saber suas tarefas programadas pra aquele dia, afinal o ponto todo é se manter organizado.

Ajudei alguém? Espero que sim, porque eu amo o bujo e defendo ele com unhas e dentes e, todo mundo que me diz que precisa ser mais organizado eu apresento a santa palavra do Bullet Journal. Se você já conhece e usa o método, me conta aqui o que acha e que outras dicas daria. Me conta também como você se organiza.
Um beijo grande a todos e até a próxima.



22 comentários:

  1. Que lindo! Acho q vou tentar, parece ser terapêutico !
    Beijoos

    Top comentarista série Encantadas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É super terapêutico. Eu amo o método por vários motivos.
      Beijos

      Excluir
  2. Oi lary,
    Adorei as dicas. Vamos ve se tomo coragem de fazer um.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Lary.
    Ser tão organizada assim, pra mim é complicado. Hahahahahaha! Mas admiro quem consegue e como disse a Juliana nos comentários "parece ser terapêutico".
    Com certeza suas dicas ajudaram muitas pessoas.
    Quero agradecer, também, sua presença e seu comentário lá no Perdida Na Lua Cheia. Valeu a visita! :-)
    Beijos mil! :-)

    Perdida Na Lua Cheia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Pra mim, ser organizada é normal. É algo bem natural, posso dizer assim. Eu nem percebo o que estou fazendo.
      Beijos

      Excluir
  4. AAAAAAAH, maravilhoso. Estava pensando em como fazer o meu e agradeço pela inspiração que compartilhou com a gente. <333
    Meu blog de textos: Guardarei Amor.

    ResponderExcluir
  5. Esse ano estou investindo mais no meu bujo.
    dei uma desanimada no inicio desse mês por conta de uns problemas pessoais, mas já já volto pra ele. Adoro me organizar dessa forma.

    Beijos

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clayci
      E normal a gente desanimar de vez em quando, mas logo tudo se ajeita.
      Beijão.

      Excluir
  6. Depois que descobri o Bullet Journal minha vida mudou totalmente e não estou brincando. Antes usava agenda para anotar apenas compromissos e aniversários, mas nem olhava todos os dias e acabava esquecendo do mesmo jeito. Aí tudo virava uma bola de neve, não preciso dizer mais nada, rs. Gostei bastante das dicas e sei que vão ajudar a muitos iniciantes.
    Um beijo! 😘

    https://sonhosaposdezoito.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bujo é vida. Eu usava agendas como diário. Usava papeis aleatórios pra me organizar. Hoje, o bujo faz tudo isso. É tanto pra organizar quanto pra escrever coisas especiais que aconteceram. Amor eterno por bujo.
      Beijo

      Excluir
  7. Comecei a fazer o bullet journal esse ano. É uma arte incrível né? Não sou muito dos desenhos, mas é extremamente terapêutico fazer cada pagina, sem contar na organização da vida.

    xoxo
    https://www.chovendoalgodaodoce.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, eu tento os desenhos kkkkk. Nem sempre fica bom, mas eu tento, mas é o meu estilo, eu gosto. Tem gente que faz bujos minimalistas incríveis.
      xoxo

      Excluir
  8. Gosto bastante da ideia do Bullet Journal, mas sempre acabo optando pela Agenda mais para não esquecer o que preciso fazer ao longo do dia rs, no entanto conseguo convencer meu noivo a fazer o Bullet e ele adorou! Gostei muito dos tópicos e dicas do post, com certeza é muito útil para quem quer começar! :D

    https://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A agenda é ótima, mas, pra mim, não funciona mais. ela não me dá a flexibilidade que o bujo dá.

      Excluir
  9. Ahhhhh amei as suas dicas , com certeza me inspirou bastante . Ainda estou começando nesse mundo e confesso que de todas as formas que eu já usei e uso para me organizar , é a que tem dado certo . Está no bujo , eu não esqueço ! haha Estava precisada de um post desses pra me ajudar !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bujo é maravilhoso. Tem como anotar tudo que importa em um só lugar é muito bom. Pra mim, funciona muito bem, porque eu o olho todo dia.

      Excluir
  10. Awwn. Gostei muito da postagem. Eu adotei esse método de organização por Bullet Journal recentemente. Estou descobrindo o que mais combina comigo e o que não combina. Acho ótimo o fato da gente poder começar ele a qualquer momento e modificar da maneira que fica melhor pra gente. ^^
    Muito boa a postagem. =)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Débora
      Então, o bujo é maravilhoso porque a gente pode ir mudando ele pra se adaptar ao que combina melhor com a gente. Dá pra testar layout e descobrir qual melhor te atende.
      Beijos

      Excluir
  11. Bujo é vida, só digo isso. Uso o sistema de bullet journal há uns três anos e, agora que é mais 'popular' fica até mais fácil de arrumar referências. Gosto muito!
    Tudo que Motiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bujo é maravilhoso. Mudou minha vida. Adoro buscar referências pra melhorar ele cada vez mais.

      Excluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos de brigadeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo