06 abril 2018

[Vida de Leitor] Mais 11 dicas pra ler 52 livros em um ano

|| ||
Há 4 anos atrás, uma Larissa desesperada veio aqui nesse mesmo blog e deu 13 dicas para ler 52 livros em um ano. Eu alguma vez já fiz isso? Não que eu me recorde. Eu tento todo ano? Todo ano, sem sucesso. Esse ano eu sinto que estou precisando de mais um empurrãozinho pra ler mais (visto que falhei miseravelmente me ler em março) e acho que dar dicas para vocês pode me ajudar também. Enfim, vamos ao ponto.


Tenha uma lista de leitura

Pode parecer simples, mas ter uma lista do que ler no ano pode te ajudar muito, porque eu, por exemplo, faço lista do que ler no ano, mas na hora de pegar algo na estante pra ler, fico uma hora ´so olhando sem decidir nada, ai me lembro das minhas listas e vou pra elas e pego um título que me atraia nela, porque pode ser que nem todos os títulos vão me chamar atenção, tem disso também.

Se não está fluindo, dê tempo ao tempo

Eu dei uma dica bem parecida com essa no post passado, que era pra não ter medo de abandonar leituras, mas aqui mudei um pouco pra deixar de lado, porque pode ser que aquele livro não esteja fluindo muito bem agora, mas com a mudança de estação (sou dessas que lê de acordo com a estação) ele flua melhor, você se sinta mais no clima.


Leia vários livros simultaneamente

Não estou dizendo pra abrir dois livros ao mesmo tempo e tentar acompanhar a história. Eu costumo fazer assim: Sempre estou lendo algo com crônicas, contos ou poemas. São leituras leves e ótimas pra começar o dia. Leia um ou dois contos/poemas pela manhã. Pode parecer pouco, mas vai contar como leitura. Ai eu leio um ebook. Eu não tenho o costume de devorar ebooks, então costumo ler eles em viagens ou antes de dormir (pra não acender nenhuma luz e acordar filhote e marido). Ai tem os outros dois livros físicos, que geralmente são só um, mas no momento são dois. Um deles é mais denso, longo e com leitura mais complicada. O outro é mais leve, com escrita simples e que facilita o ritmo de leitura não ficar parado. Se você faz algo parecido, me conta.

Estabeleça uma meta diária

Estou repetindo tópico sim, mas a dica muda um pouco. Hoje eu sentei, peguei meu bujo e anotei como meta ler ao menos um capítulo de cada livro físico por dia. Um capítulo pode parecer quase nada, insignificante, mas eu disse pelo menos e de cada um dos livros que estou lendo, então já fica um número maior de páginas, e se a leitura estiver empolgante você não precisa parar porque já deu um capítulo. Continua lendo, mas tente ler ao menos um capítulo, porque ai a leitura será algo presente no seu dia a dia e isso é muito importante para quem quer se tornar um leitor.

Participe de algum projeto de leitura pela manhã

A Melina Souza tem falado bastante atualmente sobre o projeto 5 am, que consiste em acordar as cinco da manhã e ler até a hora habitual do seu café da manhã. Eu sei que muitas pessoas saem esse horário de suas casas pra trabalhar, mas pra quem não é o caso, vale a tentativa. Eu quero começar a levantar as sete pra ler. Porque cinco é muito cedo.

Leve um livro com você em todo e qualquer lugar

Isso é importante para que você passe a ter o habito de pegar o livro da bolsa/mochila e ler em situações de ócio onde, geralmente, ficamos mexendo no celular. Tipo no ônibus, na fila do caixa, do banco, da padaria, do que for. Ou mesmo no intervalo da escola ou do serviço. Eu sempre aproveitei todos esses momentos pra ler.

Tenha o aplicativo do kindle no seu celular

Eu disse ali em cima que eu costumo ler um ebook em viagens e tals, mas pra quem não tem o costume de levar livros físicos consigo, ou é uma situação onde isso não é possível, é muito bom ter um livro ali, a mão. O aplicativo disponibiliza muitos títulos gratuitamente, tem que ficar de olho nas divulgações. e mesmo pra comprar, os livros não costumam ser muito caros. Ai, em momentos de descanso, basta pegar seu celular e ler seu livro em paz.

Leia também 13 dicas de como ler 52 livros por ano

Participe de grupos de leitura

Esses grupos costuma ter muitas indicações de livros pra todos os gostos e também basta você pedir indicações de livros de determinado gênero que vão chover indicações. E isso ajuda muito, principalmente quem ainda não tem muita ideia do que gosta de ler. Aproveita essa dica mara e entra lá no grupo Primeiro Capítulo no Facebook. O foco do grupo é literatura nacional, mas também indicamos um livrinhos de fora.

Leia HQ's e Graphic Novels

Livros com imagens costumam ser leituras mais rápidas e ajuda bastante quando você está atrasado nas semanas vs quantidade de livro lido. Tirando o fato que existe muita GN incrível por ai.

Coloque a leitura como prioridade

Se a sua prioridade for ler mais, deixe coisas como ficar horas jogando ou rolando a timeline das redes sociais de lado. É impressionante o tanto de tempo que a gente perde fazendo essas coisas, aparentemente rápidas. Se você colocou como meta na sua vida ler mais, leia mais. Dedique mais tempo a leitura e menos tempo a coisas que não te acrescentarão nada.

Criei e atualize sua conta no Skoob

Mais uma dica repetida porque sim. O Skoob te ajuda muito a ver quantas páginas você está lendo por dia (basta manter seu histórico de leitura atualizado. Basta ir no livro que está lendo, no mais e em histórico de leitura, colocar quantas páginas ou porcentagem já foi lido) e a organizar suas metas de leituras anuais, além de te ajudar a organizar sua estante virtual, a trocar livros, participar de sorteios e muito mais.

Gostaram dessas dicas? Me fala o que você faz pra ler bastante, ou se não curte muito ler, me conta se ajudou de alguma forma. Eu preciso ler mais, mas sei lá. Sabe quando bate aquela preguiça literária e você está mais focado em outras coisas? Eu tô meio assim no momento, mas espero que logo tudo volte ao normal. Me conta aqui em baixo sua opinião sobre preguiça literária. Um beijo enorme a todos e até a próxima.



20 comentários:

  1. Ano passado coloquei em minha lista do Skoob 52 livros e acabei lendo uns 60. Esse ano mantive a meta de 52. Uso algumas dessas dicas como manter uma lista, acrescentar hqs, ler em todo lugar hahaha Só não consigo ler com frequência mais de um livro ao mesmo tempo. =)

    http://livrelendo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi linda
      Que bacana conseguir manter esse ritmo de leitura. Eu queria, mas não consigo. Parece que tem sempre tanta coisa pra fazer...

      Excluir
  2. Oi Lary,
    Amei suas dicas. Acho que ano passado foi a primeira vez que consegui chegar aos 50 lidos haha. Fui firme mesmo e queria. Contos sempre ajudam bastante, né?
    Eu não consigo mais focar somente em uma leitura. Tenho o físico e e-book tb assim eu sei que um lado vai me empolgar mais e vai direto.

    Adorei essa ideia da Melina, bem legal!

    bjs
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nana
      Ano passado li 34 livros e pra mim já é uma vitória tão grande que não sei nem dizer. Esse ano quero chegar ao menos nos 40, mas sei não. Estou meio que desanimada pra ler. Não li nenhum livro incrível esse ano, então as coisas tão bem devagar.
      Beijos

      Excluir
  3. Nossa, eu estou tão relapsa com livros. Prometo resenha no meu blog a um tempão e nada! Queria muito ter a disposição novamente para ler. Quem sabe usando suas dicas né... Principalmente a dica do aplicativo que achei ótimo.
    www.blogflorescer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jaque
      Nem sempre é fácil manter o foco em leituras, mas como eu disse, temos que tratar algumas coisas como prioridade e outras como superfulas.

      Excluir
  4. Oi Lary, tudo bem??

    Andei sumidinha, estava com reforma em casa então mexer na internet estava bem dificil... mas estou de volta haha. Já voltei com uma postagem super legal aqui no seu cantinho... eu ando muito lerda pra ler, para ser bem sincera, mas acho que foi uma ressaca que peguei do livro Corte de Névoa e Furia, depois dele, ficou bem difícil ler haha... fiquei quase dois meses o lendo. Eu adorei a história, mas ainda foge de minha zona de conforto, então demoro um pouco mais haha... Eu faço bastante coisas que citou aqui. Atualmente leio três livros. Um de crônicas, um romance e um e-book. Geralmente um físico e o e-book no celular para ler no caminho do trabalho. Quando estou de pé, leio o e-book, quando consigo sentar, leio o físico. As vezes quando a história está muito boa, largo as companhias do almoço e vou sozinha para continuar a leitura haha. Eu sou doida e pra onde eu vou um livro vai junto, mesmo que eu não consiga pegar para ler. Sempre tento manter meu skoob atualizado, assim posso acompanhar como anda minhas leituras e minhas metas. Um xero!!

    https://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dih
      Estava com saudades de te encontrar por aqui. E essa reforma, ficou do jeitinho que imaginava? Faz uma bagunçona mas o resultado é bem legal. Então, esse ano eu ainda não li nada super maravilhoso pra me incentivar a ler ainda mais, sabe? Não gosto dessa sensação. Eu sou a louca que sempre tem um livro junto também. Quando eu trabalhava na farmácia, meu horário de intervalo era separado de todo mundo (normas doidas) e eu aproveitava ele todo pra ler. Ia comendo e lendo. Muito bom. Xero linda

      Excluir
  5. Ter sempre um livro junto é regra pra mim!

    Tem sorteio novo la no blog, te convido a participar! http://www.cobaiaamiga.com/2018/03/resumo-da-semana-sorteio-makes.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que quase todo leitor tem sempre um livro por perto, né não?

      Excluir
  6. que doida! isso é um livro por semana?! meu deus! boa sorte nisso

    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, um livro por semana, mas dependendo do ritmo do livro é possível ler um em somente uma tarde, por isso não é um desafio impossível.

      Excluir
  7. Meu sonho é conseguir ler isso tudo em um ano. Minha meta para 2018 foi de 20 e ainda não finalizei nenhum 🙊 Desde o ano passado fiquei planejando o BEDA e agora tenho que fazer tudo acontecer, mas depois que passar dessa fase vou retomar a leitura de onde parei e continuar firme para bater minha meta. Adorei as dicas que você deu! Algumas eu já faço, outras eu preciso tomar vergonha na cara e fazer logo (risos), como a conta no Skoob. Enfim, deseje-me sorte, tô precisando, HAHA.
    Um beijo!

    https://sonhosaposdezoito.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liz
      Em mês de BEDA o que masi vejo é blogueiro literário e Booktuber se desculpando pela falta de leituras hehe. Faz parte. Ler é semprem uito bom, mas eu acredito que não pode ser algo forçado, tem que ser prazeroso.
      Beijos

      Excluir
  8. Oieee!
    São ótimas dicas para se organizar junto com a leitura também, eu sempre fui leitora feroz e desde 2016 eu tenho lido menos que ano anterior, mesmo que seja por causa de faculdade, o hábito de ler tem que continuar sempre <3 Saudades de quando eu consegui ler 95 livros em um ano <3

    Beijos
    www.mandyliine.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As minhas leituras diminuíram muito quando eu tive o Miguel. Querendo ou não, ele ocupa agora o tempo que eu dedicava a ler. Nunca consegui ler quantidades exorbitantes em um ano, mas eu lia mais do que estou lendo agora.
      Beijos

      Excluir
  9. Oi Lary,
    Adorei as dicas. Adoro ler, mas ando bem complicada por causa do blog. vou colocar algumas destas dicas em prática.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Betty
      Eu tento manter uma rotina legal com o blog, deixar posts programados e tals, pra que eu não tenha que me preocupar todo dia com o conteúdo que tenho que produzir, ai tenho mais tempo pra ler.
      Beijos

      Excluir
  10. Ler me faz viajar sem sair do lugar, não é incrível?
    Pena que eu ando sem tempo para começar uma leitura nova, porém com suas dicas me animei e com certeza colocarei uma meta para começar a ler novamente, por que ler faz muito bem, né?

    Beijos Lindona
    http://www.vempracablog.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ler é incrível por muitos motivos. A criatividade, o conhecimento de novas palavras, viajar... Tudo é incrível. É super possível separar meia hora do dia pra ler. A gente perde tanto tempo com outras coisas, mas quando põe no papel, é mais que possível ler.
      Beijos

      Excluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos de brigadeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo