26 janeiro 2018

Entendendo Gêneros Literários - Ficção Científica ou Sci-fi

|| ||

Como identificar um sci-fi?


Ficção científica (normalmente abreviado para SF, FC, sci-fi ou scifi) é um gênero da ficção especulativa, que normalmente lida com conceitos ficcionais e imaginativos, relacionados ao futuro, ciência e tecnologia, e seus impactos e/ou consequências em uma determinada sociedade ou em seus indivíduos, desenvolvido no século XIX. Conhecida também como a "literatura das ideias", evita utilizar-se do sobrenatural, tema mais recorrente na Fantasia, baseando-se em fatos científicos e reais para compor enredos ficcionais.

A ação pode girar em torno de um grande leque de possibilidades como: viagem espacial, viagem no tempo, viagem mais rápida que a luz, universos paralelos, mudanças climáticas, totalitarismo e/ou vida extraterrestre.


Principais Características


A ficção científica se baseia em grande parte em escrever sobre mundos, futuros e cenários alternativos possíveis e de maneira racional. Diferentemente da Fantasia), no contexto narrativo da FC encontramos elementos imaginários, inspirados em fatos reais ou do passado, que estão cientificamente estabelecidos ou postulados por leis e princípios científicos, ainda que o enredo permaneça imaginativo.

Uma boa parte da ficção científica se baseia no conceito da suspensão de descrença, que possibilita ao leitor em acreditar nas explicações, soluções e postulados ficcionais baseados em ciência que estão em uma determinada obra.

Alguns elementos tratados com frequência na ficção científica são:
  • Princípios científicos novos ou que contradizem as leis da física, como viagem no tempo ou wormholes.
  • Personagens alienígenas, mutantes, robóticos, androides, bem como personagens que desafiem a evolução humana ou a própria definição do que significa ser humano.
  • Universos paralelos e outras dimensões e a viagem entre nossa realidade e estes outros lugares.
  • Tempo estabelecido no futuro, em linhas do tempo alternativas ou no passado histórico que contradizem os fatos históricos e arqueológicos conhecidos e estabelecidos.
  • Cenários baseados no espaço, em outros corpos celestes ou em viagens inter e extrassolares.
  • Cenários baseados no interior da crosta do planeta Terra ou em outros planetas.
  • Tecnologia plausível como armas de laser, teletransporte, computadores humanoides e/ou conscientes.
  • Diferentes ou novos sistemas políticos: utopias, distopias, pós-apocalipse.
  • Habilidades paranormais, como telepatia, telecinese e controle da mente, baseada em princípios científicos, ficcionais ou não.

Minhas considerações



Eu tenho alguma dificuldade para diferenciar a ficção científica da distopia. Será que posso dizer que as duas se fundem? Pra eu considerar um livro uma distopia, eu vejo se ele tem alguma forma de governo totalitária que modifica muito o mundo como conhecemos. Posso estar errada em fazer essa divisão assim, mas se tiver tecnologias e um governo totalitário, é distopia. Se tiver muita tecnologia e o governo for mais ou menos como o nosso ou não focar na forma de governo, é ficção científica. Se estou certa ou não, não sei. 
Acredito também que poderia dizer que toda distopia tem um pouco de ficção científica, mas nem toda ficção científica é distópica. Enfim.



Alguns livros (e talvez filmes) do gênero


As Crônicas Marcianas, de Ray Bradbury
Eu, Robô, de Isaac Asimov
Uma Odisseia no Espaço, de Arthur C. Clarke
Série O Guia do Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams

Encontro com Rama, de Arthur C. Clarke
Vinte Mil Léguas Submarinas, de Julio Verne
Neuromancer, de William Gibson
O Planeta dos Macacos, de Pierre Boulle
Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley
Duna, do Frank Herbert
O fim da infância, Arthur C. Clarke
A máquina do tempo, H. G. Wells
A mão esquerda da escuridão, Ursula K. Le Guin
Frankenstein, Mary Shelley
Kindred, Octavia E. Butler
A terra das mulheres, Charlotte Perkins Gilman
A Nascente, Ayn Rand
1984 - George Orwell
2001: Uma Odisséia no Espaço - Arthur C. Clarke
O Planeta dos Macacos - Pierre Boulle
Admirável Mundo Novo - Aldous Huxley
Laranja mecânica
Jogador número 1
Ender's Game
Chronus
Guerra do velho
Série Uma geração, todas as decisões (Cisne, Linhagens, Talismãs)
A Hospedeira
Trilogia Jogos Vorazes (Jogos Vorazes, Em Chamas, A esperança)
Trilogia Destino (Destino, Travessia, Conquista)





Eu gosto bastante de livros de ficção científica. Acho interessante imaginar como será o mundo daqui a alguns anos e se seremos ainda mais tomados pela tecnologia. Acredito que hoje já somos bastante dependentes da tecnologia. Fale a verdade, quando acaba a luz na sua casa, o que você faz? Liga o 3g, não? Eu tento ficar um tempo off line todo dia, seja lendo ou brincando com o Miguel, mas é cada dia mais difícil. Eu ficava durante o dia off line porque ficava ouvindo música e tals, mas agora até as minhas músicas eu ouço on line.
Perdi o fio da meada. Eu gosto do gênero, busco ver filmes e ler livros do tipo e sempre gosto muito. Me conta aqui qual seu livro e filme favoritos do gênero. aproveita e fala aqui também qual gênero você gostaria de ver aqui na coluna mês que vem. Ajuda muito saber o que vocês querem ver.

Algumas fontes

12 comentários:

  1. Oii!
    Adorei o post! Eu sempre me confundo um pouco com relação aos gêneros, quando penso em ficção científica já imagino tecnologias super avançadas, robôs e extraterrestres, acho que distopia acaba sendo um gênero próprio, principalmente aqueles que tem um clima mais de fim do mundo (que eu amo por sinal, rsrs).
    Eu vivo refletindo sobre o papel da tecnologia nas nossas vidas também. Ao mesmo tempo em que ela é tão maravilhosa, nos torna cada vez mais dependentes, que saudades de não ser tão apegada ao celular! Agora, se eu sair sem, parece que falta um pedaço, rs.
    Adoro Jogos Vorazes e A Hospedeira!
    Bjss,
    Amanda Bistafa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda
      É exatamente isso. Antes de eu ter meu primeiro celular (com 17 anos) eu não sentia falta, não me era algo necessário. Agora só de me imaginar sem celular quase infarto.
      Beijos

      Excluir
  2. Oi, tudo bem?
    Eu me confundo bastante também rsrsrs bela postagem, bem explicada, gostei. Mas esse não é meu gênero preferido de leitura.
    Te espero em meu blog! 💕
    Beijos
    Desvendando Segredos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Talyta. Todo post sobre gênero literário eu peço indicação pro gênero que vou falar no próximo mês. Se quiser me dar uma sugestão, aceito.
      Beijos

      Excluir
  3. Oiê, meu boy adora filme nesse estilo, eu já não curto muito mas acabo acompanhando ele, muito legal saber o que vem antes do filmes, as pesquisas e tudo mais.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto muito e ficção científica, acho que mais que meu marido. Ele gosta mais de ação. Eu adoro esse lance de novas tecnologias e tals. É bem minha praia.
      Beijo

      Excluir
  4. Adorei seu post!!! Não gosto muuuito do gênero, mas quero dar uma chance e tem vários livros nesse post que planejo ler em breve!

    Beijos
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clarissa
      Eu sou muito a favor de ler coisas de novos gêneros. Eu gosto de conhecer novos tipos de livros. Eu vejo muitos filmes de ficção científica, mas livros não li muitos.
      Beijos

      Excluir
  5. Eu adoro Ficção científica e achei esclarecedor a definição ♥ Eu, Robô, de Isaac Asimov é um dos livros que procuro em sebos pra comprar e não acho de jeito nenhum :(
    www.blogflorescer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida
      Nunca achou ele em lojas on line ou físicas? E em ebook? Acho que tem várias outras formas de encontrar o livro que tanto deseja.

      Excluir
  6. Respostas
    1. Normal Leh
      Leia os outros posts dessa coluna. Já falei de vários gêneros aqui e talvez o seu favorito já tenha sido discutido.
      Beijos

      Excluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos de brigadeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo