12 outubro 2017

Top 10 - Livros com/para/sobre crianças que todos deveriam ler

|| ||
Livros infantis, mesmo que simples, servem para passar valores, valores esses que muitos adultos parecem esquecer. Escolhi alguns livros que fizeram parte de minha infância (ou não) e que eu gostaria de reler. Confira a lista

1- Um céu azul para Clementina
Esse foi um dos primeiros livros que li. Ele é bem pequeno, mas é muito lindinho. Eu tinha ele, mas não encontro mais. Deve estar em algum lugar na casa dos meus pais. é muito fofo.

2- O mistério do caderninho preto
Eu sempre gostei de desvendar mistérios. Eu não me lembro bem dessa história, mas era uma edição bem bonitinha, pequena e com a capa toda preta. Eu lia ele direto. Tinha na biblioteca da escola.

3- Bisa Bia, bisa Bel
Esse eu li apenas uma vez, mas minha irmã o lia bastante. É bem bacaninha.

4- O diário nem sempre secreto de Pedro
Eu ria tanto com esse livro. Pedro tinha um diário no qual falava sobre as coisas do seu dia. Simples assim. Nada de muito absurdo acontecia com ele, mas era muito legal ler o dia a dia de Pedro.

5- A Cinderela mudou de ideia
Me lembro bem que li esse livro na casa das minhas primas. A Paula tinha pego ele na biblioteca e aproveitei que estava lá pra eu ler. É tipo uma Cinderela repaginada e feminista. Muito fofo.


6- O diário de Biloca
E eis o livro que mais li durante minha pré adolescência. Biloca fala sobre seus dias na escola, seu primeiro crush, Rodrigo, sua primeira menstruação e muitas outras coisas. Eu gostava muito de ler esse livro.

7- É inverno
A partir daqui são leituras mais recentes. É inverno tem protagonistas crianças. Mas não sei se é um livro para crianças. Eu falei sobre esse romance lindo aqui.

8- Faladas de Sofia
Faladas de Sofia é sobre as falas de uma criança esperta e cheia de vida. Acho que toda mãe deveria fazer um livro com as faladas de seus filhos. Essa foi uma das últimas resenhas aqui no blog.

9- Lavínia e a Árvore dos Tempos
Um livro com protagonista criança pra criança ler. Eu li esse ano e gostei, então é pra adulto ler também. Tem fantasia e um pouco da mitologia do nosso país também. Resenhei ele já também e é incrível. Leia a resenha.

10- O pequeno príncipe
Pois é eu só fui ler o clássico dos clássicos esse ano. É uma fofura. Sei que tem muita gente que não gosta, mas eu gostei muito. Acho que ele é sobre crianças, para crianças e para pessoas de todas as idades. Você pode ver minhas impressões na íntegra aqui.


Espero que tenham gostado desas indicações. Eu acho que livros infantis sempre tem algo para nos ensinar. Se tiver boas indicações, deixe aqui nos comentários. Hoje eu vou descobrir quem leu até o final. Se você leu até aqui, me conta qual foi o primeiro livro que tem lembrança de ter lido. Livro mesmo, tirando HQ's. 
Um beijo grande e até a próxima.

10 comentários:

  1. Confesso que 'O pequeno príncipe' só vim ler depois de adulta! Mas minha mãe sempre me incentivou a ler e sempre tive muitos livros, agradeço isso a ela.


    https://blogquinzeprasnove.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fui ler O pequeno Príncipe esse ano. Com 23 anos. É algo que pretendo reler em outras fases da vida.

      Excluir
  2. Oi Lary, tudo bem?

    Da sua lista só li O pequeno príncipe, mas já anotei as indicações, já fiquei muito interessada com A Cinderela mudou de ideia. Adorei o post.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi
      Eu acho que esse é o livro que as pessoas mais conhecem dessa lista, né? A Cinderela mudou de ideia é bem bonitinho e bacana pra ler para crianças para ensinar sobre igualdade de gênero.
      Beijo

      Excluir
  3. Muito legal a sua lista. Desses aí eu só li O Pequeno Príncipe ♥
    Eu não sei qual foi o primeiro livro que li, mas lembro muito dos livros da Bruxa Onilda. Você leu esses? :)
    :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mel. Estou me sentindo íntima de você. Segundo comentário seu aqui hehe.
      Eu não cheguei a ler os livros da Bruxa Onilda, mas via as trigêmeas, que tinha ela aprontando com as meninas. Eu amava esse desenho.
      Um beijo

      Excluir
  4. Oi Lary!
    Dentre os que vc citou o único livro que eu conheço é o Pequeno Príncipe, mas adorei as dicas! Estamos mesmo precisando passar valores pras crianças e pros adultos ultimamente...
    Não me lembro qual foi o primeiro livro que li, mas tem um que se chama Contos de Assombração que marcou minha infância! Tenho ele até hoje.
    Beijos!

    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi
      Esse eu não conheço. Sempre fui medrosa então nada que lembre terror foi coisa de me atrair, sabe?
      Beijos

      Excluir
  5. Oi Lary! Desses eu só li O pequeno príncipe, e nem foi na infância, rs
    Nessa época eu costumava ler coisas mais pra adolescente/adultos msm.
    Mas ótimas dicas! *-*
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol
      Eu acho que vivi muito marcadamente as minhas leituras na infância. Eu lia tudo que encontrava na biblioteca da escola e, como eramos somente crianças, tinha apenas livros infantis. Ainda hoje acho que não leio muita coisa para adultos. Gosto mais de uma literatura jovem.
      Beijos

      Excluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos de brigadeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo