30 outubro 2017

Minha história com meu cabelo e minha rotina de cuidados - Ondulada tipo 2 B

|| ||
Oi Amoras e Amores. Já tem um tempo que eu sinto que o blog não está mais falando de tudo que me interessa e faz parte de mim. Não que eu vá deixar de falar de literatura e as outras coisas que falo por aqui, mas sinto falta de falar sobre cuidados. Acho que aqui temos que começar do começo, né não? Pois vamos a minha história.
Eu nunca fui uma pessoa super preocupada em cuidar do cabelo e nem da pele, muito menos de tentar entender meu cabelo. Ele é ondulado e um tanto quanto volumoso. Isso nunca me agradou nele. Na verdade, todo esse volume é uma das coisas que mais me irrita nele, ainda hoje. Da pele eu já cuidava mais. Adoro usar cremes pro corpo, só não cuidava muito do meu rosto, porque tenho a pele um tanto quanto oleosa e também não sabia o que fazer com ela.
Antes de ficar grávida, eu pintava o cabelo de vermelho, quem lembra? Ai tive que parar durante a gestação. O Miguel nasceu, eu amamentei e também não podia usar química, mas eu estava em paz com a cor do meu cabelo, porque eu quase não tinha tempo de me ver no espelho, então não me incomodava. O tempo foi passando, Miguel foi crescendo e me dando um pouco mais de tempo pra pensar em mim.
E foi ai que eu lembrei porque eu pintava o cabelo. Eu não me enxergo com o cabelo castanho. Eu vejo uma outra pessoa que não eu. Não sei explicar, mas acho que o que quero dizer é que o cabelo vermelho é parte de quem eu sou. Eu não nasci com essa cor de cabelo, mas é ela que me define.
Ah! Tenho que falar também que eu outubro do ano passado eu fiz progressiva. Tudo por conta do volume que não me agrada. Eu não continuei fazendo e não deu muito efeito na juba. Eu não sou fã do liso escorrido. Eu gosto do formato do meu cabelo, não gosto do volume.
Acho que nunca falei isso aqui, mas eu amo cabelo curto. E ai resolvi que vou cortar o cabelo (de novo) em chanel de bico. Eu gosto do corte com as pontas mais longas porque me ajuda a afinar um pouco a cara redondinha da amiga aqui. Só que pra ter um corte assim, eu tenho que manter o volume do cabelo controlado. E ai surgiu minha irmã querida, especialista em cuidados pro cabelo e em misturinhas que são certo. Então depois de voltar a pintar a juba, eu passei também a (rufar de tambores) hidratar o cabelo semanalmente. Pois é meus amigos. Pode parecer a coisa mais simples do mundo (e meio que é), mas eu não tinha tempo e nem disposição pra isso antes. Então a coisa tava feia. O cabelo tava bem cagado.
Quando eu percebi que precisava fazer hidratação, fui tentar pesquisar e descobrir que tipo de cabelo eu tinha. E ai eu descobri que meu cabelo não é indefinido, como eu pensava. Ele é tipo 2 B, que é um cabelo ondulado mais maleável e com volume. Ele tende tanto a ficar mais cacheado quanto mais liso, depende de como você trata ele. E nesse momento um mundo todo novo se abriu na frente dos meus olhos. Como boa virginiana que sou, fui fazer mais pesquisas e descobrir as misturinhas que seriam boas para meu cabelo. E aqui vai a revelação. Minha amiga ondulada, se você, como eu, queria que seu cabelo não ficasse tão parecido com uma juba, use, nas suas misturinhas com sua máscaras, açúcar e leite. Não sei explicar como o negócio funciona direito, mas sei que a gordura do leite ajuda a hidratar melhor o nosso cabelo, que tem dificuldade em chegar a oleosidade natural para as pontas e isso ajuda ele a baixar. O açúcar é algo assim também.
Eu faço duas misturinhas que tem dado bons resultados, uma com óleos e açúcar e uma com amido de milho. Seguem as receitinhas.

Receita para diminuir volume do cabelo (Máscara de gesso)
100 ml de leite
1 colher de amido de milho
2 colheres de máscara de hidratação
3 gotas de óleo vegetal (eu uso azeite)
1 colher de açúcar
Dilua o amido com o leite. Cozinhe por 1 minuto. Coloque o restante dos ingredientes e mexa bem. Lave bem o cabelo, tire o excesso de água e passe o creme por toda a extensão dos fios. Deixe agir por 30 minutos. Enxague bem e passe o condicionador.
Cabelo depois de seco. Acreditem em mim, meu cabelo fica muito mais volumoso sem hidratação. 

Receita para diminuir volume do cabelo (Máscara de óleos)
2 colheres de creme de hidratação
1 colher de açucar
1 colher de mel
1 colher de azeite
1 colher de leite
Misture tudo. Passe em todo o cabelo ainda seco. Deixe agir por 30 minutos. Enxague completamente. Lave o cabelo normalmente.
Cabelo hidratado molhado. Quem percebeu que eu cortei o cabelo?

Essas são as misturinhas que eu faço que funcionam muito bem para o meu cabelo, que como eu já disse, é volumoso e teimoso. Pode ser que não dê certo pra você. A Máscara de óleos deixa meu cabelo meio sem forma, mais liso com somente as pontas mais onduladas. Se é esse efeito que você busca, indico. A Máscara de gesso deixa com as ondas mais definidas. O creme que eu uso é o da Skala Profissional Abacate. Hidrata e revitaliza cabelos secos e armados. Ele já é pra quem quer reduzir o volume e tem óleos na composição. Para mim, ele funciona bastante bem. Paguei 6,50 no pote com 1 kg. Pra quem quer usar ele nas demais lavagens, ele tem ação de 3 minutos. Outra coisa importante que estou fazendo para evitar o frizz é secar o cabelo com uma camisa 100% algodão, sem esfregar o cabelo. E deixar ele secar naturalmente. O secador deixa ele muito volumoso e essa não é minha vontade. Ah! Também uso a escova de cabelo somente no banho, quando passo o condicionador. Durante os days after uso somente os dedos para dar aquela ajeitada.
E tem um pequeno problema em escrever e programas os posts com antecedência. Eu comprei outro creme da Skala, a maionese capilar. Paguei 6,99. Eu já usei e é maravilhoso. Ele tem uma textura muito boa. To usando um pouquinho dele pra fazer a finalização (amassar o cabelo) e tô gostando muito. Como creme de hidratação ele também é maravilhoso. Fácil de espalhar e tem um cheiro muito delícia.

Acho que pra um primeiro post sobre cuidados eu já falei de mais, não? Eu estou pensando em fazer um post assim mensalmente ou bimestralmente. O que acham? Não falando somente de cuidados com os cabelos, mas também com a pele, make, alimentação e tudo mais. Me contem nos comentários se gostaram e se leriam mais posts assim aqui no blog. Esse não vai ser o foco dos posts sempre, mas quero ter um espaço para falar sobre isso com vocês. O feed back de vocês importa muito e me ajuda a definir a frequência de posts aqui então deixe o comentário, fala se gostou, qual frequência acha que seria melhor para esses posts e qual seu tipo de cabelo. Se também faz misturinhas e quais são elas. Adoro ler os comentários de vocês.
Um beijo enorme e até a próxima.

8 comentários:

  1. Eu sempre uso os cremes da skala e eles são ótimos! O seu cabelo é lindo, parabéns ♥
    Beijos!
    Mundo da Lari ♥

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas e as receitinhas, gosto de cabelos naturais, nunca coloquei nenhum tipo de química no meu. Amo ele como ele é principalmente depois que aprendi a cuidar dele. Acho que é uma questão de entender o que é bom pra gente e seguir em frente...

    Beijos
    https://proposicoesliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje eu concordo com isso. Eu não sabia lidar com meu cabelo, então fazia de tudo pra ele ser o que não era.
      Beijos

      Excluir
  3. Muito obrigado, querida :D
    Sei, sim!!! A minha casa também é meio assim :P

    Não conhecia essa marca de produtos capilares mas gostei muito :D Fiquei, até, com vontade de experimentar :D

    NEW REVIEW POST | Have you SEEN THIS?! a MATTE CREAM CONCEALER :O
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D


    Please, VOTE FOR ME

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma marca brasileira bem bacana, que todo mundo conhece, principalmente porque tem preço bem acessível.

      Excluir
  4. Meu cabelo é volumoso também e isso não me agrada, por isso me dedico nas hidratações com ele para vê se ajuda hahaha, Vou fazer essa hidratação de diminuir o volume, só me falta o azeite ♥ bj

    blogmeuespelhoo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jullie
      Eu acho que pode ser qualquer óleo vegetal. Eu uso azeite porque sempre tenho em casa. Eu gosto muito dessas receitinhas.
      Beijos

      Excluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos de brigadeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo