29 setembro 2017

Entendendo Gêneros Literários - Fantasia

|| ||

Como identificar uma fantasia?

De acordo com nosso querido Wikipedia, Fantasia é um gênero da ficção em que se usa geralmente fenômenos sobrenaturais, mágicos e outros como um elemento primário do enredo, tema ou configuração. Muitas obras dentro do gênero ocorrem em mundos imaginários onde há criaturas mágicas e itens mágicos. Geralmente a fantasia distingue-se dos gêneros ficção científica e horror pela expectativa de que ele dirige claramente de temas científicos e macabros, respectivamente, embora haja uma grande sobreposição entre os três, todos os quais são subgêneros da ficção especulativa.

Como noutras formas de ficção, os acontecimentos e ações na literatura fantástica muitas vezes diferem daqueles possíveis na realidade, embora não seja regra. Em muitos casos, especialmente em trabalhos mais antigos, mas também em muitos modernos, isto é explicado por uma intervenção divina, mágica, ou de outras forças sobrenaturais. Noutros casos, como na chamada high fantasy, a história pode acontecer num mundo completamente fantástico, diferente do nosso, onde nele existe a magia, e as leis do mundo real nem sempre regem o mundo imaginário.

Principais características

As características que definem a ficção fantástica é tema de debate entre escritores e leitores, uma vez que é um assunto extremamente amplo. Mas, em opinião geral, uma característica delineadora é a independência da ciência ou tecnologia tais como conhecemos. Muitos mundos têm sua própria ciência, suas próprias tecnologias, ou não as possuem, ou não se prendem tanto aos conceitos reais. A magia é um exemplo disso. A ciência diz que a magia não existe, entretanto, na fantasia podemos vê-la se manifestar livremente. Como dito acima, as histórias podem conter apenas criaturas humanas e seres do mundo real, quanto podem reunir criaturas como dragõescentauros elfos. Não é regra, então são vistos como elementos. São comuns: jovens guerreiros, magos, profecias, maldições demoníacas, lendas de dragões.

Leia mais sobre o gênero aqui no blog Garotas devorando livros

Em resumo, pode ser considerado fantasia todo o livro que fugir um pouco de nossa realidade, seja com criaturas fantasiosas ou por possuir ciência ou tecnologias próprias, assim como o aparecimento de magia.

A Fantasia é subdividida em outros seis subgêneros: 
  • Fantasia sombria (que envolve elementos de terror);
  • Alta Fantasia ( Que ocorre em mundos alternativos);
  • Baixa Fantasia ( que ocorre no mundo real);
  • Fantasia romântica (onde o tema principal é romance ou drama);
  • Fantasia medieval (com presença de dragões e cavaleiros)
  • Fantasia científica (onde existe também ficção científica).

Alguns livros do gênero:

Harry Potter
As Crônicas de Narnia
Game of Trhones
Eragon
Percy Jackson
Série Os Imortais
Johnny Bleas (resenha Livro 1)
Entre o Sol e a Lua (resenha)
O nome do Sonho (resenha)
O nome do vento
A bússola de ouro (resenha)
As faces da Luz
O Senhor dos anéis
Trono de vidro
Trilogia Eclipse da lua azul (resenha livro 1 | resenha livro 2 | resenha livro 3)
Em suas asas (resenha)
A sereia (resenha)
Alice no país das maravilhas
































Algumas pessoas já devem ter percebido que fantasia é um dos meus gêneros literários favoritos. Eu adoro descobrir novas criaturas e novos mundos. Poder, por algum tempo, viver em mundo cheio de magia me encanta. E outra, se é pra ler pra fugir da realidade, vamos fugir com classe, não é mesmo?

14 comentários:

  1. Olá Lari,

    Fantasia também é um dos meus gêneros favoritos, difícil escolher o melhor autor....kkk...adorei o seu post e vou compartilhar...parabéns...bjs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem não gosta de fantasia? Achoque ela conquista muitos porque existem várias narrativas diferentes pro gênero.
      Beijo

      Excluir
  2. Oi Lary! Muito bacana o texto informativo, eu gostava muito de fantasia, muito mesmo, agora dei um tempinho, mas pretendo voltar!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi
      Eu leio de tudo, tudo mesmo, mas fantasia é algo que sempre está presente nas minhas leituras.
      Beijo

      Excluir
  3. Oi! fantasia também é um dos meus gêneros favoritos, não, ele não é um dos; ele é o meu favorito!É incrível a experiência de entrar em mundos novos e conhecer lugares fantásticos. É a melhor e mais segura forma de fugir da realidade. Adorei o post e o seu blog, bjs!
    Menina,Xeutecontar!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro a forma como um livro de fantasia pode nos transportar para outro universo facilmente.
      Beijo

      Excluir
  4. Oiiiiiiiiiiiiiii sua linda! To tão feliz com sua presença no meu blog, tive que vir aqui te visitar também, e dei de cara com um post maravilhoso!
    Fantasia! Ah com certeza é meu tipo de livro preferido, e eu nem sabia essas variações, acho que me identifico mais com a Alta Fantasia e a Medieval. ♥
    Obrigada pelo carinho e palavras de conforto viu, isso realmente é o que tem de mais valioso na blogosfera! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flavi linda. Sempre que te vejo aqui não consigo não sorrir.
      Menina, e tem como não gostar de fantasia?

      Excluir
  5. Fantasia é o melhor gênero, ainda não consegui sair dele e vivo falando disso. Até tento ler outras obras , mas não rola entrosamento, mas quem sabe um dia eu abra essas portas, mas fantasia é tudo tão mágico kkk.. Abraços.

    BLOG - TUDO ATRASADO


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo fantasia. Eu leio de tudo, mas é um gênero que sei que sempre vai estar ali pra mim, sabe? Comece lendo ficção científica, que também tem um tanto de fantasia, sei lá. Vai tentando que quando menos perceber vai estar lendo de tudo.

      Excluir
  6. Esse é um dos gêneros que mais amo ler! Amooo fantasia e descobrir novos universos criados pelos autores dentro dos livros!

    Beijão
    http://www.perigosasgarotas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também amo isso. Acho que a fantasia nos permite viver em mil mundos sem sair do nosso.
      Beijo

      Excluir
  7. Olá!
    Que post incríveeel e de grande ajuda. Adorei! <3
    Confesso que vivo confundindo alguns livros de ficção com fantasia.

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas confusões são normais. Eu comecei essa série de posts para ajudar nisso. Eu me confundo e acredito que muitos leitores também.
      Beijo

      Excluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos de brigadeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo