30 agosto 2017

Resenha #112 - É inverno

|| ||
Livro cedido para resenha em parceria com a autora. Todas as opiniões aqui presentes são minhas e puramente minhas na tentativa de passar a vocês o que senti ao longo da leitura.
Izzy é fascinada pela neve, o inverno é sua estação do ano preferida. Todos os dias, na escola, ela se diverte com seus melhores amigos: Lil, Sam e Mat. Porém, Lil sofre de pesadelos e toda vez que os tem, algo ruim acontece em seguida.Naquele ano o inverno estava diferente, intenso. E, certo dia, Lil tem um pesadelo que muda completamente a vida dos quatro amigos. Os episódios seguintes levam o leitor a viver momentos emocionantes nas descobertas que Izzy faz sobre a própria vida. Até que chega o momento crucial em que ela tem que fazer uma escolha que poderá colocar um ponto final em toda a sua história até ali, inclusive na amizade com sua melhor amiga Lil.
Adoro livros que nos trazem protagonistas crianças. A gente passa a ver o mundo de uma outra forma. Porque quando crescemos paramos de dar valor as coisas que realmente importam? 
Bom, pra começar somos apresentados a Izzy, Lil, Sam e Mat. São crianças de oito, nove anos. Frequentam a escola juntos, são melhores amigos e viver o melhor da infância juntos. Até mesmo seus pais são amigos. Pois é. Quase impossível ficarem separados.
Izzy é chamada pelo seu pai de Flocus, porque ela é unica como um floco de neve, aliás, ela adora observar os flocos de neve caindo e tornando tudo branco, tudo mais bonito. Izzy adora o inverno.
Ai acontece que Lil tem um sonho. Um sonho estranho. Um pesadelo. E acontece que alguns dos pesadelos de Lil já se tornaram reais. E o pesadelo dessa vez pode ter afetado um de seus melhores amigos, ou mais de um. Sam não foi a escola. Algo pode ter acontecido com ele. E aconteceu. Depois disso a vida dos quatro amigos tomaram rumos que eles nunca teriam imaginado.
"Depois que morremos, nos lembramos das pessoas que deixamos para trás?" Pág. 153
Bom, podemos dizer que a vida de Izzy ao menos nunca mais foi a mesma. Ela se tornou uma adolescente e aqui eu critico Izzy fortemente: Ela se tornou exatamente o tipo de adolescente que ela achava desprezível quando criança. Porque a gente se torna algo que não gostamos?
"Qual a razão de existir o presente se a gente não pode fazer nada com ele?" Pág. 130
Enfim, Izzy continua levando sua vida, é líder de torcida e está prestes a terminar o ensino médio. Tem um namorado bacana, mas não um amor. Ela sempre se recorda da promessa de Sam que ambos iria casar... E tudo ia indo bem, até que alguém do seu passado retorna.
"Eu começava a achar que no fundo já estava deixando de ser criança. Meu mundo era mais real, não tinha tanto espaço para imaginar as coisas, não tinha espaço para criar minhas perguntas e eu mesma responder do modo que me convinha, que minha imaginação permitia. Apenas estava encontrando respostas que teria que levar para o resto da minha vida, gostasse delas ou não." Pág. 99
Eu amei esse livro. Eu não sei se posso contar mais que isso pra não estragar a surpresa. Eu parei de ler sinopse, resenha, qualquer coisa antes de ler um livro pra ser surpreendida e foi a melhor coisa que já fiz. Eu suspeitava de algumas coisas que iam acontecer e eu estava 60% certa. Gosto disso, de ser pega de surpresa e a escrita da Cecília tem esse dom. 
"As vezes nós falamos em um tom e não percebemos. Não sei como, mas acontece." Pág. 43
Vamos a algumas crítica: Em alguns pontos da história achei que as crianças estavam agindo de forma muito adulta para a idade deles, sabe? E o fato da Izzy ter se tornado bem mesquinha, assim como a Lil. Mas isso eu relevo porque isso acontece muito. Alguém julga muito uma coisa e acaba se tornando aquilo que sempre repudiou.
Vamos a questão física do livro. Essa capa... Incrível. As edições da Chiado são sempre simples, mas não deixam de ser belas. Páginas amareladas, fontes em um tamanho super okay. Revisão muito bem feita. Não tem muitos detalhes, mas isso é bem okay. Queria alguns flocos de neve nas páginas. Quem sabe na próxima edição ;)
Consideração final: É um tipo de livro que amo, porque ele mostra o quanto poderíamos aprender com crianças. Se você tem uma criança na sua vida, como eu tenho, a escute mais. Se permita por alguns minutos viver no mundo que pertence somente a ela. Nem imagina o bem que isso vai te fazer.

Ficha Técnica...

Título: É inverno
Autora: Cecília Mouta
Editora Chiado
346 páginas
Ano: 2017
Nota: 5
Nota no Skoob: 4.5

Quote escolhida para o projeto Poteando Quotes






Concluindo: Se você busca um livro que vai fazer você se encantar, se emocionar e, se for como eu, chorar, esse é seu livro. Se você gosta de romances, leia. Histórias sobre família e amizade? Leia também. Não tem desculpas para não ler esse livro. Se você respira, leia.
Conta pra mim se já ouviu falar sobre a autora. Esse livro é o lançamento dela e eu super indico. Se alguém já ler, me conta o que achou. Se interessou? Compre o livro no site da editora (físico ou e-book), ou na Saraiva ou na Martins Fontes Paulista. E não esquece de vir aqui depois me falar o que achou.
Me sigam no Skoob. Sempre falo sobre minhas leituras por lá. Tento falar no Stories também, mas não me acostumei ainda.

12 comentários:

  1. 👏👏👏👏👏👏 Vidas em Preto e Branco,sua resenha é muito interessante! Você captou a essência do livro em detalhes. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi difícil pra caramba fazer essa resenha, mas ficou do jeito que imaginei.

      Excluir
  2. Como foi boa nossa troca durante sua leitura! Obrigada por todo o carinho e pelas belas palavras! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adorei poder ir falando contigo sobre o que eu estava achando. Foi incrível. Mal espero pelo próximo.

      Excluir
  3. Que resenha interessante. O livro parece muito bom e cativante.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, tu não tem ideia de quanto esse livro é bom.
      Beijo

      Excluir
  4. Que livro mais lindo, fiquei apaixonada pela apresentação, acho que compraria só por ela! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai por mim, o conteúdo é ainda melhor que essa capa lindona.

      Excluir
  5. Nossa, que livro lindo! Amei! Eu tb curto bastante livros com crianças, gosto de ler a visão de mundo deles tb! Mas é sempre difícil escrever uma narrativa do ponto de vista mais infantil.... e tb adoro ser surpreendida! Adorei a indicação.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estantef

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fico imaginando a dificuldade que é escrever do ponto de vista de alguém com idade diferente da nossa. Admiro muito quem consegue isso.
      Beijos

      Excluir
  6. Eu já fiz um post sobre esse livro e cara estou realmente apaixonada, cada vez que vejo uma postagem sobre ele fico feliz de ver que outras pessoas também gostaram dele porque se tornou um dos meus favoritos
    https://rescreventudo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro me emocionou muito. eu gosto muito da escrita da Cecília e, pra mim, ela se superou nesse livro.

      Excluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos de brigadeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo