11 agosto 2017

Porque eu releio livros?

|| ||
A blogosfera literária, como todas as outras áreas de conteúdo, tem seus segredos, tem quem ame tem que odeie e tem quem está aqui só pela competição. Sim. Competição. Pra ver quem leu mais em um mês. Quem recebeu mais livros no mês. Quem tem mais livros na estante e assim por diante. No meio disso tudo eu me sinto meio deslocada. Eu tenho uma quantidade grande de livros, mas não acho que isso seja vantagem nenhuma em cima de ninguém. Meus livros sempre estão emprestados para alguém. Eu tenho livros para ler. Eu leio por prazer. E aqui chegamos ao ponto que quero ressaltar hoje. Eu releio livros. E muito. 
Muitas vezes nem eu me entendo porque. Tem tantas histórias novas pra conhecer, tantos livros que ainda não li... Mas vez ou outra entra na minha cabeça que eu preciso reler determinar livro. E sabe o que eu faço quando isso acontece? Eu releio. Sem medo de "perder tempo" (nunca vou entender essa expressão quando se trata de livros) lendo algo que já li. Acredito que  cada nova leitura eu encontro coisas que ainda não tinha encontrado. Eu analiso melhor a escrita do autor, busco entender todos os recursos que ele usa para transmitir alguns sentimentos. Busco analisar melhor os motivos das personagens. Cada releitura é, para mim, como ler um livro novo. 
Eu leio uma média de um livro por semana. Para alguns muito, para outros pouco. Eu comecei ler bem nova e não pretendo parar nunca. Então tenho mais uns bons anos ai pra ler (vamos rezando ai pela vida longa e sem doenças). Eu deixo de ler muitos clássicos por agora porque sinto que ainda não é meu momento, mas não ligo de reler algo que li no colegial, coisa que fiz duas vezes só nesse ano. Gosto de reler livros, gosto de rever personagens, de reviver boas histórias. Harry Potter mesmo eu já li umas dez vezes e pretendo ler mais umas vinte. Eu gosto. Me sinto bem. E acho que reler um livro que a gente ama muito é uma ótima forma de se livrar de uma ressaca literária, de uma fase complicar da vida... Ler algo que nos é familiar dá a mesma sensação de aconchego que bolo quentinho, abraço de mãe e conselho de vó. Falando nisso, acho que vou fazer um bolo... Mas isso já é outra história.

30 comentários:

  1. Quem bom encontrar alguém que me entende nesta coisa de reler livros como quem visita um velho amigo ou volta para um lugar onde se foi muito feliz :)

    Não Digas Nada a Ninguém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo totalmente. Eu adoro fazer releituras e encontrar personagens que significaram algo pra mim.

      Excluir
  2. Eu tbm relia muuuuito, eu era bem apegada aos meus livros e como você disse: mesmo tendo uma gama de opções literárias eu não sei pq não parava de reler haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tento limitar minhas releituras para duas por ano. Tem ano que faço somente uma, mas tem ano que releio mais. Como eu disse, acredito que, mesmo se tratando de releituras, sempre um livro tem algo a acrescentar.

      Excluir
  3. Eu também possuo esse hábito de reler histórias, e gosto demais! Também vejo bastante blogs literarios, e os blogueiros falando que leram mais de 10 livros no mês, queria eu ser assim! hahaha, neste ano,li apenas 4 livros ainda, fora o meu curso, que exige bastante leitura. Mas estamos ai haha
    Beijos, Tau
    versos-de-inverno.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que leio uma quantidade bacana de livros por mês, mas nunca vou entender essa necessidade de ler mais que o coleguinha.

      Excluir
  4. É triste essa competição existente dentro dos blogs, mas é certo que ela não existe apenas dentro dos blogs literários :/
    Acho bacana quem consegue reler livros, concordo com vc, a cada nova releitura você capta algo da história que antes havia passado despercebida. Mas... eu não consigo reler livros, nem rever filmes e outras mídias, queria ter esse hábito como vc.
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei que não é somente no meio literário que existem essas competições e acho isso algo muito complicado.
      Eu releio livros, revejo filmes e, assim que acabo FRIENDS, começo novamente. Pois é. Mas isso nem sempre é positivo. Sinto que vivo sempre com um pezinho no passado.
      Beijo

      Excluir
  5. Oi, Lary!
    Eu também. Releio sem medo de perder tempo. Só consigo pensar: COMO ASSIM PERDER TEMPO? Se eu decido reler um livro é porque eu quero fazer isso, então não há como estar perdendo tempo. E, nossa, eu ADORO reler. Releio todo ano "Orgulho e Preconceito" e é sempre maravilhoso.
    Gostei muito desse texto, e só consigo sentir dó de quem entra nessa competição da blogosfera. Também leio por prazer, e isso é a única coisa que importa de verdade.
    Um super beijo!
    Thami, Blog Historiar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thami
      Eu fico super feliz de saber que ainda tem pessoas que pensam assim no mundo dos blogs. Tudo passou a ser números e me sinto mal por conta disso.
      Um beijo enorme

      Excluir
  6. Oi, Lary.
    Eu confesso que não tenho esse costume só com alguns livros que amo demais, ou que me marcaram de alguma forma.
    Amei o post.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila
      Eu não releio tudo que leio, releio somente aquilo que me marcou. Mas quase tudo me marca de alguma forma então... Eu diria que nenhum livro meu é "irrelível"
      Beijo

      Excluir
  7. Eu não releio porque sempre leio livros de bibliotecas ou emprestados. Eu costumo dizer que a minha estante é itinerante, já passaram vários livros por ela mas sempre ficam poucos, uns 18. Porque eu troco os livros. Compro, leio e troco. Então acaba ficando sempre um número pequeno. O que também não me deixa reler histórias. Mas eu gosto assim.
    Porém, Harry Potter por exemplo é uma série que eu com certeza pretendo reler muitas vezes ainda!
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu queria ter esse desapego todo, mas ainda não cheguei nesse nível. Acho muito bacana isso. Se eu leio algo que não me agrada muito e sei que não vou reler, eu troco, doo... também passo pra frente. Acho que ficar juntando só pra ter não adianta de nada.
      Beijos

      Excluir
  8. Oi Lary!
    Eu realmente gostaria de ter tempo para reler mais, antigamente eu fazia mais isso, mas hj dou prioridade para histórias novas.
    Foi ótimo ler seu texto!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol
      Eu priorizo novas leituras, sempre, mas todo ano separo um tempo pra reler algo. Acho importante revisitar as histórias que tanto gostamos.
      Beijos

      Excluir
  9. Oi, Lary!
    Não sou muito de reler livros, mas teve 3 que li cada um 3 vezes e cada vez foi uma sensação diferente.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Concorra ao livro Depois do Fim autografado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu
      Meu cunhado não rele de jeito nenhum. Ele fala que o livro só é bom pela surpresa. Eu discordo, mas acho que cada leitor tem o direito de ler e reler o que quiser, se quiser.
      Beijos

      Excluir
  10. Oi Lary
    Eu amo reler livros.A cada releitura vem detalhe novo.
    Existem livros que cheguei a ler mais.de quatro vezes como "Orgulho e preconceito"

    As vezes bate aquela saudade do livro e eu vou la é releio 😊

    Beijos

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Babi
      Eu adoro reler quando me dá saudade da história. Acho que me negar a reler algo que amo não é bom pra ninguém.
      Beijos

      Excluir
  11. Me desapeguei a muuuitos livros, pois de tantos ler, acabei enjoando! Sentia que precisava comprar outros e abrir a minha mente para outras histórias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não chego nesse ponto. Eu releio muito raramente e só depois de algum tempo que já li, sabe... Dou sempre prioridade pra novas histórias.

      Excluir
  12. Confesso que reli livros somente por necessidade. Quando a escola pedia para fazer resumo de algum livro que eu já tinha lido, relia para me inteirar melhor. Interessante que livros não gostamos muito de reler, mas filmes, quando gostamos, vemos inúmeras vezes. E não eh, teoricamente, a mesma coisa? Abração gente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu revejo filmes infinitas vezes. Acho que sou meio repetitiva com algumas coisas hehe. Meu cunhado não rele livros e nem revê filmes.

      Excluir
  13. Compartilho do mesmo pensamento, é tão bom reler livros, ler com outros olhos, perceber coisas que passaram batido na outra leitura. Toda vez que releio um livro aprendo algo e isso nada nem ninguém pode tirar da gente.

    Beijos
    caroldoria.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu super concordo. Eu não releio tudo que já li, mas quando releio, é pra valer. Eu me permito reviver como se fosse a primeira vez.
      Beijos

      Excluir
  14. Eu relia muito os livros da minha vida. Na época que crepúsculo era um sucesso, acho que cheguei a ler 15 vezes lua nova enquanto o proximo não era lançado. Mas ai uma vez, fui reler um que gostava muito, anos depois de ter lido pela primeira vez e tive uma visão totalmente diferente: gostei na primeira e odiei na segunda. Então parei de reler e deixar na memória aquila lembrança boa que tive quando li pela primeira vez. Me decepciono menos hahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu cunhado fala isso. Fala que reler só serve pra se decepcionar. Bom, eu acho bacana até quando não curtimos muito na releitura, porque ai podemos nos desapegar de algo e abrir espaço para novas histórias.

      Excluir
  15. Olá!

    Também não me importo de reler. Eu e o livro somos diferentes a cada leitura. E se o livro é bom, continuamos a melhorar com ele.
    A propósito, o bolo ficou bom?

    www.quintadaspalavras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Concordo super com isso. Cada vez que lemos o mesmo livro osmos pessoas diferentes, portanto tiramos coisas diferentes daquela leitura.
      O bolo ficou muito bom. Adoro fazer bolos.

      Excluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos de brigadeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo