A blogosfera literária, como todas as outras áreas de conteúdo, tem seus segredos, tem quem ame tem que odeie e tem quem está aqui só pela competição. Sim. Competição. Pra ver quem leu mais em um mês. Quem recebeu mais livros no mês. Quem tem mais livros na estante e assim por diante. No meio disso tudo eu me sinto meio deslocada. Eu tenho uma quantidade grande de livros, mas não acho que isso seja vantagem nenhuma em cima de ninguém. Meus livros sempre estão emprestados para alguém. Eu tenho livros para ler. Eu leio por prazer. E aqui chegamos ao ponto que quero ressaltar hoje. Eu releio livros. E muito.
Muitas vezes nem eu me entendo porque. Tem tantas histórias novas pra conhecer, tantos livros que ainda não li... Mas vez ou outra entra na minha cabeça que eu preciso reler determinar livro. E sabe o que eu faço quando isso acontece? Eu releio. Sem medo de "perder tempo" (nunca vou entender essa expressão quando se trata de livros) lendo algo que já li. Acredito que cada nova leitura eu encontro coisas que ainda não tinha encontrado. Eu analiso melhor a escrita do autor, busco entender todos os recursos que ele usa para transmitir alguns sentimentos. Busco analisar melhor os motivos das personagens. Cada releitura é, para mim, como ler um livro novo.
Eu leio uma média de um livro por semana. Para alguns muito, para outros pouco. Eu comecei ler bem nova e não pretendo parar nunca. Então tenho mais uns bons anos ai pra ler (vamos rezando ai pela vida longa e sem doenças). Eu deixo de ler muitos clássicos por agora porque sinto que ainda não é meu momento, mas não ligo de reler algo que li no colegial, coisa que fiz duas vezes só nesse ano. Gosto de reler livros, gosto de rever personagens, de reviver boas histórias. Harry Potter mesmo eu já li umas dez vezes e pretendo ler mais umas vinte. Eu gosto. Me sinto bem. E acho que reler um livro que a gente ama muito é uma ótima forma de se livrar de uma ressaca literária, de uma fase complicar da vida... Ler algo que nos é familiar dá a mesma sensação de aconchego que bolo quentinho, abraço de mãe e conselho de vó. Falando nisso, acho que vou fazer um bolo... Mas isso já é outra história.
Quem bom encontrar alguém que me entende nesta coisa de reler livros como quem visita um velho amigo ou volta para um lugar onde se foi muito feliz :)
ResponderExcluirNão Digas Nada a Ninguém
Entendo totalmente. Eu adoro fazer releituras e encontrar personagens que significaram algo pra mim.
ExcluirEu tbm relia muuuuito, eu era bem apegada aos meus livros e como você disse: mesmo tendo uma gama de opções literárias eu não sei pq não parava de reler haha
ResponderExcluirEu tento limitar minhas releituras para duas por ano. Tem ano que faço somente uma, mas tem ano que releio mais. Como eu disse, acredito que, mesmo se tratando de releituras, sempre um livro tem algo a acrescentar.
ExcluirEu também possuo esse hábito de reler histórias, e gosto demais! Também vejo bastante blogs literarios, e os blogueiros falando que leram mais de 10 livros no mês, queria eu ser assim! hahaha, neste ano,li apenas 4 livros ainda, fora o meu curso, que exige bastante leitura. Mas estamos ai haha
ResponderExcluirBeijos, Tau
versos-de-inverno.blogspot.com
Eu acho que leio uma quantidade bacana de livros por mês, mas nunca vou entender essa necessidade de ler mais que o coleguinha.
ExcluirÉ triste essa competição existente dentro dos blogs, mas é certo que ela não existe apenas dentro dos blogs literários :/
ResponderExcluirAcho bacana quem consegue reler livros, concordo com vc, a cada nova releitura você capta algo da história que antes havia passado despercebida. Mas... eu não consigo reler livros, nem rever filmes e outras mídias, queria ter esse hábito como vc.
Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br
Eu sei que não é somente no meio literário que existem essas competições e acho isso algo muito complicado.
ExcluirEu releio livros, revejo filmes e, assim que acabo FRIENDS, começo novamente. Pois é. Mas isso nem sempre é positivo. Sinto que vivo sempre com um pezinho no passado.
Beijo
Oi, Lary!
ResponderExcluirEu também. Releio sem medo de perder tempo. Só consigo pensar: COMO ASSIM PERDER TEMPO? Se eu decido reler um livro é porque eu quero fazer isso, então não há como estar perdendo tempo. E, nossa, eu ADORO reler. Releio todo ano "Orgulho e Preconceito" e é sempre maravilhoso.
Gostei muito desse texto, e só consigo sentir dó de quem entra nessa competição da blogosfera. Também leio por prazer, e isso é a única coisa que importa de verdade.
Um super beijo!
Thami, Blog Historiar.
Oi Thami
ExcluirEu fico super feliz de saber que ainda tem pessoas que pensam assim no mundo dos blogs. Tudo passou a ser números e me sinto mal por conta disso.
Um beijo enorme
Oi, Lary.
ResponderExcluirEu confesso que não tenho esse costume só com alguns livros que amo demais, ou que me marcaram de alguma forma.
Amei o post.
Beijo
Te Conto Poesia ♥
Oi Camila
ExcluirEu não releio tudo que leio, releio somente aquilo que me marcou. Mas quase tudo me marca de alguma forma então... Eu diria que nenhum livro meu é "irrelível"
Beijo
Eu não releio porque sempre leio livros de bibliotecas ou emprestados. Eu costumo dizer que a minha estante é itinerante, já passaram vários livros por ela mas sempre ficam poucos, uns 18. Porque eu troco os livros. Compro, leio e troco. Então acaba ficando sempre um número pequeno. O que também não me deixa reler histórias. Mas eu gosto assim.
ResponderExcluirPorém, Harry Potter por exemplo é uma série que eu com certeza pretendo reler muitas vezes ainda!
Beijo!
Sorriso Espontâneo
Eu queria ter esse desapego todo, mas ainda não cheguei nesse nível. Acho muito bacana isso. Se eu leio algo que não me agrada muito e sei que não vou reler, eu troco, doo... também passo pra frente. Acho que ficar juntando só pra ter não adianta de nada.
ExcluirBeijos
Oi Lary!
ResponderExcluirEu realmente gostaria de ter tempo para reler mais, antigamente eu fazia mais isso, mas hj dou prioridade para histórias novas.
Foi ótimo ler seu texto!
Bjs
http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com
Oi Carol
ExcluirEu priorizo novas leituras, sempre, mas todo ano separo um tempo pra reler algo. Acho importante revisitar as histórias que tanto gostamos.
Beijos
Oi, Lary!
ResponderExcluirNão sou muito de reler livros, mas teve 3 que li cada um 3 vezes e cada vez foi uma sensação diferente.
Beijos
Balaio de Babados
Concorra ao livro Depois do Fim autografado
Oi Lu
ExcluirMeu cunhado não rele de jeito nenhum. Ele fala que o livro só é bom pela surpresa. Eu discordo, mas acho que cada leitor tem o direito de ler e reler o que quiser, se quiser.
Beijos
Oi Lary
ResponderExcluirEu amo reler livros.A cada releitura vem detalhe novo.
Existem livros que cheguei a ler mais.de quatro vezes como "Orgulho e preconceito"
As vezes bate aquela saudade do livro e eu vou la é releio 😊
Beijos
Meu mundinho quase perfeito
Oi Babi
ExcluirEu adoro reler quando me dá saudade da história. Acho que me negar a reler algo que amo não é bom pra ninguém.
Beijos
Me desapeguei a muuuitos livros, pois de tantos ler, acabei enjoando! Sentia que precisava comprar outros e abrir a minha mente para outras histórias.
ResponderExcluirEu não chego nesse ponto. Eu releio muito raramente e só depois de algum tempo que já li, sabe... Dou sempre prioridade pra novas histórias.
ExcluirConfesso que reli livros somente por necessidade. Quando a escola pedia para fazer resumo de algum livro que eu já tinha lido, relia para me inteirar melhor. Interessante que livros não gostamos muito de reler, mas filmes, quando gostamos, vemos inúmeras vezes. E não eh, teoricamente, a mesma coisa? Abração gente.
ResponderExcluirEu revejo filmes infinitas vezes. Acho que sou meio repetitiva com algumas coisas hehe. Meu cunhado não rele livros e nem revê filmes.
ExcluirCompartilho do mesmo pensamento, é tão bom reler livros, ler com outros olhos, perceber coisas que passaram batido na outra leitura. Toda vez que releio um livro aprendo algo e isso nada nem ninguém pode tirar da gente.
ResponderExcluirBeijos
caroldoria.com
Eu super concordo. Eu não releio tudo que já li, mas quando releio, é pra valer. Eu me permito reviver como se fosse a primeira vez.
ExcluirBeijos
Eu relia muito os livros da minha vida. Na época que crepúsculo era um sucesso, acho que cheguei a ler 15 vezes lua nova enquanto o proximo não era lançado. Mas ai uma vez, fui reler um que gostava muito, anos depois de ter lido pela primeira vez e tive uma visão totalmente diferente: gostei na primeira e odiei na segunda. Então parei de reler e deixar na memória aquila lembrança boa que tive quando li pela primeira vez. Me decepciono menos hahah
ResponderExcluirMeu cunhado fala isso. Fala que reler só serve pra se decepcionar. Bom, eu acho bacana até quando não curtimos muito na releitura, porque ai podemos nos desapegar de algo e abrir espaço para novas histórias.
ExcluirOlá!
ResponderExcluirTambém não me importo de reler. Eu e o livro somos diferentes a cada leitura. E se o livro é bom, continuamos a melhorar com ele.
A propósito, o bolo ficou bom?
www.quintadaspalavras.com.br
Olá
ExcluirConcordo super com isso. Cada vez que lemos o mesmo livro osmos pessoas diferentes, portanto tiramos coisas diferentes daquela leitura.
O bolo ficou muito bom. Adoro fazer bolos.