05 maio 2017

[Vida de Leitor] Ler rápido. Bom ou ruim?

|| ||
Eu venho tentando passar a mensagem da importância da leitura já tem bastante tempo. Mas ainda surgem dúvidas. Eu sei que tem blogueiros e pessoas que não divulgam suas leituras que leem super rápido. Mas isso é okay?
Claro que é okay você ler rápido. Tem livros que eu leio em algumas horas. Acho que o ponto e: Você absorve a mensagem que aquele livro queria lhe passar? 
Exemplo
Eu leio chick lits bem rápido. São histórias leves, engraçadas. O intuito desses livros é,  em sua maioria, divertir. Alguns livros de ação também devoro, mas por conta do ritmo. Confesso que algumas vezes tenho que me forçar a desacelerar pra entender o que está acontecendo. O mesmo acontece com alguns dramas. Eu me envolvo tanto na história que não consigo parar de ler até chegar ao final, mas eu presto muita atenção. Eu fico totalmente imersa.
É possível entender o que quero dizer? Não tem problema ser o tipo de leitor que lê um livro por dia, mas também não tem problema levar um mês pra finalizar aquela leitura que está sendo complicada pra você.
No momento que escrevo esse texto, tenho no meu criado mudo dois livros que estou lendo. Um de poesias, contos e essas coisas. Leio algumas páginas por dia e é divertido. O outro é um drama. A protagonista perdeu o pai recentemente e ela não consegue lidar com a situação. Esse segundo está sendo complicado pra mim.  Leio um ou dois capítulos por tentativa. Porque é sério, é pesado e eu sou muito sensível com essas coisas. Só consigo ver dois episódios de 13 reasons why antes de começar a chorar e ficar preocupada. Mas isso é assunto pra outro post.
Não tem problema ler rápido, ler devagar, ler só contemporâneos ou só clássicos. O que importa é que você leia. A todo o momento, em todo lugar. Leia. A leitura é a única coisa capaz de mudar o ser humano além da experiência.

14 comentários:

  1. Oie

    Na verdade eu as vezes falo que eu li rapido um livro para mostrar que ele pode ser viciante.É como você falou em seu texto, os genero chick-lit e ação são livros que normalmente lemos rapido por causa da narrativa mais vibrante.(No caso da chick-lit ,principalmente quando falamos de Sophie Kinsella)

    Agora existem livros que foram escritos para ler mais lento como os da Jane Austen .

    E ainda tem o caso do Alexandre Dumas que as vezes a leitura fica mais lenta e do nada acelera.


    Concordo com o que você escreveu.Amei seu texto.

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      É como disse no texto, não tem problema em ler rápido ou devagar. Cada livro tem um ritmo, cada leitor tem um ritmo.

      Excluir
  2. Não importa mesmo, o importante é ler. Embora eu não sou fã dessa leitura dinâmica não, imagina ler Guimarães Rosas em poucas horas Oo parece assustador hahahah Beijos querida

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É como disse, Simone. Cada livro tem um ritmo, um tempo de leitura.
      Cabe ao leitor entender isso e se dar o tempo necessário para ler o que pretende.
      Beijos

      Excluir
  3. Olá boa noite! Tudo bem? ^^
    A questão é muito relativa. eu leio livros desde bem pequenininho, mal entrei na primária e já lia contos infantis. (risos)
    Existem livros conseguem ler com relativa facilidade, outros nem por isso. Mesmo tendo um certo ritmo, nem sempre é fácil "absorver" toda a informação. Recordo-me que há tempos atrás li "O Mundo de Sofia" e demorei mais tempo do que inicialmente estava prevendo - levei cerca de 23 dias - porque é um livro que retrata a história da Filosofia. Porém, livros com outro tipo de temática, principalmente livros de acção e aventura, lêem-se mais depressa, sim. é tudo uma questão de hábito e de concentração. ^^

    https://thesphinxchronicles.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Estou bem, obrigada.
      Eu entrei na escola sabendo ler e escrever. E mesmo assim tenho dificuldades com algumas leituras. Por exemplo, não me sinto preparada para ler clássicos. Não é nem pelo ritmo de leitura ou pela escrita rebuscada, é porque são histórias que, de modo geral, não me atraem.

      Excluir
  4. A história da minha vida é ler um livro muito rápido e no meio da história me perder, mas agora tô tentando ler mais devagar pra ver se entendo melhor, mas ler é bom sempre, sendo rápido ou devagar.
    http://meninachilli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem livros e livros, cada qual com seu próprio ritmo.

      Excluir
  5. Eu acho que existem pessoas que lêem demasiado rápido e não absorvem a história, basta ver por algumas reviews ou se você questionar a pessoa sobre o que ela leu, mas claro que há excepções.
    Independentemente do estilo demoro a ler cerca de 30-40 páginas por hora, tenho a necessidade de me envolver na história, absorver tudo para depois fazer uma boa review (tentando não criar spoilers, isso é dificil).

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que vai de cada leitor. Tem livros que leio super rápido e absorvo a mensagem, outros levo meses pra ler e ainda assim não entendo o que queria transmitir.

      Excluir
  6. A leitura seja rápida ou lenta, pois qualquer meio empregado é adequado para aquele que a pratica. Eu particularmente, quando começo a leitura não sossego enquanto não termino. Se caso houver dúvidas, releio, releio e releio. Rápido ou lento, o importante é ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo que o importante é ler, mas também acredito que tem livros e livros, uns são rápidos e outros lentos, simples assim.

      Excluir
  7. Qualquer ruido me tira a atenção na hora de ler. Na madrugada e melhor as vezes chego a colocar algodão nas orelhas. Demorei muito para ler o romance O Egípcio do Mika Waltari por conta deste problema mas valeu! Se eu ler rápido não consigo entender nada. https://aulasunhasfibradevidro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Eu adquiri a habilidade de ler em qualquer lugar, não importa quão barulhento esteja.

      Excluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos de brigadeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo