08 fevereiro 2017

Resenha #78 - Red

|| ||
Livro cedido para resenha em parceria com o autor. As opiniões aqui presentes são todas minhas, sem interferências, na tentativa de  transmitir a vocês o que senti ao longo da leitura.
Com um estilo despojado e humor peculiar, o autor nos traz alguns contos… Todos interligados pelo personagem central Francisco vermelho. A narrativa é empolgante e o texto varia entre o realismo e o improvável! “Red” e uma aventura pelo sub mundo. Becos, vielas, cortiços… botecos mal iluminados… Tudo regado a uísque vagabundo e romances desastrosos.

Red é um homem de meia idade que não tem bens materiais e tem uma personalidade um tanto quanto estranha. Passa seus dias bebendo e assistindo tv. Trabalha por um tempo e depois vive do que recebe de seguro desemprego. 
Mulheres entram e saem de sua vida (eu não sei como, pois ele não me parece nem um pouco atraente). O bar do Careca é quase que seu verdadeiro endereço. 
É uma história urbana, fala sobre a vida como ela é, mas não sei se gosto muito disso na literatura. Acho que ela deveria nos tirar da realidade e não taca-la na nossa cara. Sei que o gênero é realismo urbano, mas a verdade assim, tão crua, doi. Eu sei que realmente acontecem coisas assim, mas existem coisas que preferimos ignorar, e eu busco ler pra ignorar tudo isso. 
A escrita é fluida, dá pra ler bem rápido, a menos nas partes mais pesadas. Nelas, precisamos de um tempo pra respirar antes de retomar a leitura. É um livro com bastante reflexão também. Ele  tem seus méritos.
Bom, olhando agora meu histórico de leitura, percebi que minha unica frase era sempre que a bebedeira dele me tirava o foco do restante do livro, é foi mais ou menos isso. Eu não bebo, então um personagem que passava grande parte do dia bêbado, me irritava. Não sei se consigo me fazer entender. Já li outros livros de realismo urbano, e geralmente os protagonista também bebiam bastante, mas aqui parece que beber é a única coisa que Red sabe fazer.
A edição está okay, com uma revisão bacana, fontes legais e páginas amareladas. Os capítulos são curtos, o que facilita bastante na leitura.

Ficha técnica...

Título: Red
Autor: Carlos Guerreiro
Editora Multifoco
134 páginas
Nota: 3
Nota no Skoob: 3.9

Quote escolhida pro projeto Poteando Quotes

Concluindo: Não é uma leitura para todos. Pra quem curte  realismo urbano e não se incomoda com um personagem frequentemente bêbado, pode ser uma boa escolha.

10 comentários:

  1. Não conhecia, quero tanto voltar a ler... Me sentia tão bem, lendo!

    https://amebatom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não sou muito fã desse tipo de livro, mas confesso que a sua resenha despertou minha curiosidade ! Amei que você expôs a sua opinião sem barreiras ! Seu blog é muito fofo 😍 !
    Acho que vou arriscar nesse novo tipo de leitura 😉, continue expondo a sua opinião !!!😙

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lary.
    Não sei se leria o livro pelo que mostrou, principalmente pelo fato da bebedeira, acredito que isso também me irritaria rs.
    Beijo
    P.S: As fotos estão lindas

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra gente é complicado, né? sei lá. Se focasse em outra coisa, talvez eu tivesse curtido mais

      Excluir
  4. Não sou de ler livros com tema de realismo urbano não, mas eu sou a favor de dar chances as leituras. Afinal ler é maravilhoso.
    Charme-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tento ler de tudo um pouco. Acho que em todo livro encontramos coisas boas e outras nem tão boas assim

      Excluir
  5. Não conhecia o livro ou o autor... Tão bom saber que a nossa literatura está se expandindo cada vez mais!

    Beijos,
    http://blog-apaixonadaporpalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho super importante apresentar a vocês vários tipos de literatura

      Excluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos de brigadeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo