23 dezembro 2016

Como criar resoluções de Ano Novo eficazes

|| ||
Quem me acompanha a algum tempo já deve ter notado que sou total a louca das metas. E é claro que o início de um ano não iria fugir dessa minha mania. Como sei que muitas pessoas até criam metas, mas não conseguem cumpri-las, resolvi dar algumas dicas que funcionam comigo na hora de criar meus objetivos.

Saiba a diferença entre metas e sonhos

Isso foi algo que precisei aprender nessa minha mania de metas. Já coloquei em minhas metas coisas que eram sonhos e, por não se realizarem, me frustava. Por exemplo, não coloque na sua meta que você quer ficar rico. Coloque, por exemplo, que você quer abrir uma poupança e guardar x reais por mês.
Usando novamente o exemplo da poupança. Anote formas de economizar esse dinheiro, por exemplo: Se você gasta uma grande quantia com refrigerante de lata na rua, coloque que você quer parar de comprar refrigerante na rua. Ao invés disso, compre embalagens maiores, que geralmente custam menos. São coisas pequenas que fazem a diferença no final do mês.

Coloque prazos e números

Vou usar um exemplo que eu deixei de fazer esse ano, mas que vai dar certo pra 2017. Coloquei nas minhas metas para 2016 emagrecer. Mas isso não foi suficiente. Então pra 2017 coloquei: Voltar a ter 50 quilos e eliminar a barriga. Coloquei também formas de realizar isso: Caminhando, correndo, fazendo abdominal e cuidando da alimentação. Isso ajuda bastante. O meu prazo é de janeiro a dezembro. Porque assim eu vou fazer um pouco por mês pra atingir uma meta maior.

Revise suas metas todo mês

Devido ao Bullet Journal, me dou metas mensais. Sempre que vou fazer minhas metas do mês, olho as metas que coloquei pro ano e vejo o que posso colocar pra ser feito naquele mês. Isso ajuda bastante a ir cumprindo pouco a pouco todas as metas. Isso tem me ajudado muito em 2016.

Veja se suas metas precisam de algum orçamento

Por exemplo: você quer viajar pra Europa. Isso tem um custo, nem que seja somente a passagem, caso queira fazer mochilão. Então ou você precisa separar uma quantia mensal para realizar essa meta ou encontrar ouras formas de ganhar a grana específica pra isso. Pode ser fazendo bicos, mudando de emprego, vendas de garagem e coisas assim. O que vale é, antes de colocar qualquer coisa como meta é pensar se você terá como realizar aquela meta.

Saiba dividir o que são metas pra longo, médio ou curto prazo (estipule prioridades)

Eu, por exemplo, fiz uma lista de coisas que quero fazer antes dos 30 anos. Atualmente tenho 23 anos, o que me dá bastante tempo para realizar essas metas, mas eu sempre dou uma olhada na minha lista pra ver se tem algo de lá que eu já consigo fazer em um prazo mais curto. Uma das minhas metas antes dos 30 é ir pra Europa, mas sei que isso não poderia ser feito em 2017, logo não coloquei esse plano nas minhas metas anuais. Isso faz com que a gente perceba que nem todas as nossas metas sejam cumpridas de uma só vez e fique mais calmo.

Acredito que essas dicas já vão ajudar bastante as pessoas perdidas. Novamente cito aqui o Bullet Journal, que é um método organizacional que vem me ajudado bastante. Vou falar bastante dele por aqui e espero que mais pessoas se empenhem em incorporar esse método em sua vida e cumprir suas resoluções de Ano Novo.
Um grande beijo a todos e até a próxima.

6 comentários:

  1. Olá
    Também descobri que sou a doida das metas, suas dicas são ótimas, eu só coloco mais uma, escreva e revise suas metas, eu na maioria das vezes não cumpria porque esquecia elas, mas por exemplo só passei a cumprir minhas metas de leitura quando coloquei todas em um lugar que podia ver sempre.
    Estou começando um Bujo esse ano, espero que ele me ajude com as outras metas.
    Feliz natal

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani. Bem vinda por aqui.
      Espero que o bujo lhe ajude tanto quanto vem me ajudando. Realmente escrever as metas ajuda muito, mas citei isso em algum item. Falei que eu escrevo minhas metas anuais e sempre que vou me preparar para o próximo mês, reviso as metas e vejo o que pode ser feito no mês em questão.
      Beijos e Feliz Natal

      Excluir
  2. Oi Lary
    Ótimo seu post!
    Ter metas possíveis e bem explicadas ajudam muito.
    Também já fiz as minhas por aqui
    Feliz natal, querida
    Bjks mil

    www.maeliteratura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudia
      É muito importante dividir metas reais e sonhos. Acho que esse é o principal conselho.
      Feliz Natal

      Excluir
  3. Eu sempre crio as minhas metas baseada em meus sonhos, tipo "conseguir um bom público que chegue a marca de X seguidores", ai de vez em quando consigo chegar ou deixo ela em aberto até vê onde vai para eu poder fazer uma nova meta, ou deixo os números aumentarem/caírem normalmente. Não insisto muito.

    Adorei as dicas!
    www.blogdodeivy.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Quanto aos meus números também sou assim. Faço meu trabalho de divulgação, mas deixo acontecer de boa.

      Excluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos de brigadeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo