07 julho 2015

[Vida de Leitor] - Sobre emprestar livros

|| ||
Depois de ler esse post aqui no Memórias de Leitura, resolvi contar para vocês a minha opinião a respeito de emprestar ou não emprestar livros para os outros.
Bom, eu não tenho tantos livros assim, mas é um número considerável para alguns. Como eu acho que emprestar livros é espalhar conhecimento, eu acabo emprestando, mas seguindo algumas regras:
1- Só empresto livros que já li. Não sei bem o motivo, mas é assim que funciono kkkk.
2- Empresto apenas para pessoas que sei que vão cuidar bem dos meus bebês.
3- Minha irmã é a maior usuária da minha "biblioteca".
Já emprestei livros que nunca mais voltaram, livros que voltaram sujos ou riscados... Enfim. Por isso hoje tomo mais cuidado.
Teve uma vez que a minha irmã estava com uma serie minha emprestada, a serie "Os imortais", e ela estava levando o terceiro livro na bolsa e tomou chuva. Ela me ligou chorando, desesperada. Ela estava secando meu livro com o secador e ainda colocou um peso em cima. Fiquei até com peninha dela, do desespero dela. Até hoje o livro tem a parte superior estufadinha, mas ficou a lembrança desse episódio que podia ser triste e acabou ficando engraçado.
Emprestei um livro uma vez e a menina perdeu na mudança. Pode isso produção? O pior de tudo é que era um livro que eu gostava muito da história e relia sempre.
Eu também já fiz cagadinha em livro alheio. Peguei um livro emprestado e, sem querer, ele caiu no meio fio cheio de água. Como sou legal, comprei outro exemplar pra pessoa e devolvi os dois. Vai que o que caiu tinha algum valor sentimental, né?
Bom, em resumo, eu sou do time que empresta livros, porém acho que você deve fazê-lo apenas se quiser. Não se sinta pressionado a emprestar. Os livros são seus e você pode fazer o que bem entender com eles. Emprestar para uns e para outros não também não é nenhum crime. Fica a seu critério escolher quem merece essa confiança.
Você empresta seus livros? Deixe aqui nos comentários. Vou adorar saber sua opinião a respeito. Um grande beijo e até a próxima.

16 comentários:

  1. Oláaa, tudo bem??
    Eu também não tenho muitos livros, mas eu empresto para as pessoas certas que sei que cuidarão bem. Se eu tenho cuidado com meus próprios livros, porque uma pessoa que pega emprestado também não irá ter? Um dia eu emprestei um livro muito importante para mim para um amigo, e ele devolveu todo amassado, nunca mais empresto. Poxa, poderia cuidar bem, né? hahaha Mas eu sei quem cuida e quem não cuida, e também tenho a cara de pau de pedir de volta!
    Adorei saber a sua opinião!

    Beijos, Our Constellations

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Estou bem, obrigada.
      Acho que todo leitor já passou por isso de emprestar algum livro e o mesmo voltar meio detonadinho. Comigo é assim: emprestei e devolveu certinho? Empresto de novo. Mas se veio amassado, sujo ou algo assim, nunca mais empresto.
      Beijos

      Excluir
  2. Olá!
    Eu morre de medo de estragar livros emprestados, até guardo eles em plástico para não sujar.
    Eu gosto muito é de doar meus livros, mesmo os que gostei, para que eles encontrem cada vez mais leitores.
    SUA ESTANTE
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Pode começar a doá-los para mim. Eu aceito haha. Eu também tomo muito cuidado quando pego algum livro emprestado. Cuido mais do que cuido dos meus.

      Excluir
  3. Olá!!

    Eu até empresto livros. O problema é quando não leem (pedem emprestado e não tem "tempo para ler") e também não devolvem. Fico até sem jeito de pedir de volta, embora fiz isso no último domingo. Eu não tenho problemas em emprestar livros que não li ainda (sabe o que eu emprestei e a pessoa ainda não leu, pois é)... E curiosamente, eu não curto muito pegar livros emprestados, porque parece que tudo vai acontecer com ele, por mais cuidado que se tome. É, já aconteceu e eu ainda não consegui substituir o livro (ele é uma edição portuguesa)... Triste com isso!!

    Gostei desse post. Realmente fica a critérios de uns. O problema é as pessoas folgadas que emprestamos os livros que não estão nem aí (para ler, para devolver e tals). Depois dessa experiência em andamento, ando com um pé atrás para emprestar livros....

    Até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi
      Acho que é por isso que não empresto livros que não li. E se eu resolvo ler e a pessoa some com meu livro? Eu também tento não pegar livros emprestado, mas as vezes acabo pegando.
      Até

      Excluir
  4. Heey!
    Eu também tomo muito cuidado ao emprestar meus livros haha, e também só empresto os que já li ^^
    Abraços!
    http://desbravando-o-infinito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiee
    Também sou mega sentimental com meus livro e só empresto para quem confio.
    Já fiz merda com um livro alheio também, fiquei desesperada, pois a capa soltou na minha mão e o livro era novo, mas depois a dona disse que já estava soltando *o* Mas, mesmo assim tive que comprar outro por desencargo de consciência kkk
    Beijinhos Screepeer
    http://screepeer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi
      Caramba! Acho que ficaria desesperada se a capa de um livro que não fosse meu soltasse na minha mão. Também compraria outro, independente do que a pessoa me falasse.
      Beijos

      Excluir
  6. Olá,
    Hahaha, que bacana que você teve a ideia de fazer esse post depois de ver o meu. Emprestar livros é mesmo um assunto delicado, acho que já falei tudo o que tinha para dizer naquela postagem, mas também só empresto livros que já li, tenho essa coisa de que se nem eu li, imagine um estranho?!
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Eu gosto de poder emprestar, mas tem gente que abusa.
      Beijos

      Excluir
  7. Ah, eu até empresto livros, mas se a pessoa não devolver logo eu fico cobrando sem cerimônia nenhuma. Meus amigos já até sabem.

    Gostei do blog, muito legal, ah e brigado pela visita e comentário no Rascunho.

    Abraços.

    www.rascunhocomcafe.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também cobro. Pra pedir é fácil, então pra devolver tem que ser também.
      Abraços

      Excluir
  8. Assim como você também sou do time que empresta livros, mas só depois de lidos. Uma vez emprestei para uma pessoa que deixou o livro solto dentro da bolsa junto com Todynho e aconteceu um acidente, meu livro ficou todo marrom e era um dos que eu mais gostava. Fiquei bastante chateada, mas já superei.
    Eu cuido bem dos livros que pego dois outros, cuido atê melhores que os meus.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São acidentes como esses que me preocupam. Sei lá, mas se eu tomo cuidado, porque a pessoa também não pode ter esse cuidado?

      Excluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos de brigadeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo