29 abril 2015

Resenha #47 - O espelho da intenção

|| ||
Livro cedido para resenha em parceria com a autora. Todas as opiniões apresentadas nesta resenha são minhas e permaneci fiel as sensações que tive ao longo da leitura.
Bom, tive uma certa dificuldade para terminar a leitura desse livro. Ano passado, comecei a lê-lo, mas acho que não estava no clima e acabou que abandonei a leitura. Como eu não queria deixar nenhum livro começado parado na estante, coloquei ele na minha meta para 2015. Em muitos aspectos, fico muito feliz por ter tomado essa iniciativa.
O livro conta a estória de Victor, um garoto que vive em um orfanato. O orfanato é dirigido por Beatriz, uma mulher dura. Victor conhece Lucas e Melissa e eles acabam se tornando bons amigos. Lucas encontra com Victor na biblioteca e, sem saber ao certo porque, sente-se compelido a mostrar ao novo amigo um livro misterioso que ganhou de sua avó. Aos poucos, os três amigos começam a descobrir a estória a respeito do passado de Victor, seus pais e o mundo ao qual pertence. Eles descobrem também que os pais de Victor estão vivos, mas em grandes apuros.


A opinião da Lary sobre o livro...

Bom, embora tenha gostado do livro, faltou algo. O mundo criado pela autora é perfeito de mais e isso meio que me incomodou um pouco, parecia tudo muito forçado. Para a criação desse mundo, Agueda faz várias referências a religião, nenhuma em específico, apenas menciona o criacionismo e a forma como Deus reagiu quando Adão e Eva O desobedeceram.

Nesse mundo onde vive Leonardo, os primeiros habitantes não desobedeceram a ordem de Deus e isso deu a eles várias vantagens, como uma vida quase imortal, poder para executar feitiços e se transformar em leões (queria lembrar se no livro explica o motivo de serem leões...) entre outras coisas. Mas, como tem que ser, o mal ainda ronda esse planeta de bondade e luz, tentando corromper os habitantes, mas sem sucesso.
O livro é narrado em terceira pessoa, o que facilita saber o que está acontecendo e varia entre a leitura do livro “Revelações da vida” e a vida de Victor e seus amigos no orfanato. Não é difícil saber quando é que eles estão lendo ou quando estão no “mundo real”, já que tem uns detalhes na diagramação para indicar essa troca. Algumas passagem de tempo ficaram meio confusas, mas basta ler com atenção que dá pra se situar.
A escrita da Agueda flui bastante bem, embora eu ache que alguns dos diálogos e/ou explicações sobre o mesmo foram meio forçados, acho que mais pelo fato das personagens serem crianças e não ser “normal” se comportarem da forma apresentada pela autora.
O livro passa uma mensagem de esperança, de amor e de que somos sim capazes de mudar nossa vida e ajudar a melhor a forma de viver em nosso planeta. Fiquei meio chocada com o final da estória, mas de uma forma boa, eu acho, ainda não me decidi. O livro não ganhou nota máxima porque os diálogos não me convenceram e nem alguns outros pontos do livro que não vou citar pra não dar spoiler. Foi uma boa leitura, mas faltou algo.



Conclusão: “O espelho da intenção” é um bom livro de fantasia que trás uma mensagem muito bacana. Vale a pena ser lido por quem gosta do gênero fantástico, crianças como protagonistas, mundos diferentes. Não recomendo para quem não gosta de livros com referências religiosas.

Ficha Técnica...


Título: O espelho da intenção
Autora: Agueda Faon
Editora: Independente
290 páginas
No Skoob
Nota: **** (4/5)
Nota no Skoob: 4.0

O livro cumpriu itens do Desafio Literário? Sim
Quais?
Um livro da literatura brasileira
Um livro escrito por uma mulher
Um livro ganho


Já venho falando a algum tempo, mas vou colocar esse "lembrete" em todo post que tenha a ver com parceiros.
Se você já leu a obra, ou não, e quer enviar uma pergunta para a autora, seja a respeito da obra, processo de escrita, publicação, qualquer coisa, deixe sua pergunta nos comentários ou da resenha ou da divulgação da parceria ou na página do blog no Facebook ou envie para vidasempretoebrancocontato@gmail.com. Estou montando entrevistas bem bacanas com os autores parceiros do blog. Clicando na TAG "Parceiros" você verá quem são e poderá escolher para quem quer enviar sua pergunta. A participação de cada um de vocês é muito importante. 

6 comentários:

  1. Olá!

    Que legal eu gostei de saber sua opinião e acho um pouco chato ser tão perfeito... enfim, eu gosto quando se refere a religião e o livro parece ser daqueles bem fofinhos rs.
    Parabéns pela resenha e a autora.

    Beijos!
    De tudo um pouco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mundo é bem perfeito, mas quem não sonha com um mundo perfeito, não é mesmo? Também gosto de ler livros com fundo religioso.
      Beijos

      Excluir
  2. Oi! Tudo bem?

    Hm, gostei da resenha. Essa questão de diálogos forçados e tudo parecendo muito perfeito é realmente complicada; também não curto isso. Porém, não conhecia o livro e achei a proposta interessante, embora tenha ficado com um pé atrás depois de ter comentado sobre o caráter religioso que carrega.

    Um beijo,
    Doce Sabor dos Livros docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jeni. Estou bem e vse?
      Os diálogos, principalmente envolvendo as crianças, não me convenceram, mas eu gosto de livros com fundo religioso.
      Beijos

      Excluir
  3. Ahh Lary como a vida corre não é mesmo?! Eu que visitava seu blog todos os dias, agora mal tenho tido tempo para te dar um oi, mas suas resenha e parcerias continuam ótimas, e agora tem seu príncipe para acompanhar de pertinho tudo que você faz.

    Beijos minha amiga e tenha uma ótima semana.
    cabinedeleitura1.blogspot.com.b

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tudo uma correria mesmo, minha querida. Sinto sua falta por aqui, mas também tenho andado em falta contigo e peço desculpas por isso. É ótimo ter meu Miguel comigo agora, mas estou bem cansada.
      Beijos querida

      Excluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos de brigadeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo