09 março 2015

Diário de Gravidez - Perguntas que ouvi/ouço durante a gestação

|| ||

Durante a gestação, é normal as pessoas ao redor fazerem algumas perguntas/afirmações, mas convenhamos que nem todas fazem sentido e que não estamos em um período de muita paciência para perguntas idiotas, ou seja, acabamos liberando algumas respostas meio, digamos, grosseira. Confesso que eu mesma já fui meio grossa em algumas situações, mas é que decidi que nada vai me irritar, então a política é meio tolerância zero.

Querendo preparar futuras mamães e dar um toque para você que tem contato com gestantes, resolvi listar algumas dessas perguntas/afirmações. O que estiver entre aspas são respostas/atitudes que já tomei e o que estiver entre parênteses são respostas e atitudes que eu gostaria de ter tomado. Gente, desculpe a possível grosseria de algumas respostas, mas acho que vão acabar me entendendo.

Nossa, nem dá pra perceber que você está grávida. Tão magrinha. Certeza que não está com anemia?
“Desculpe, mas eu não sabia que quando a gente engravidava precisava virar uma vaca de tão gorda.”
Durante a minha gravidez eu não senti nada dessas coisa que você reclama...
“Que bom pra você. Até porque cada mulher e diferente e cada uma sente uma coisa né.”
Deve ser horrível imaginar que sua vida não vai mais ser a mesma daqui pra frente.
“Muito pelo contrário. Eu só consigo imaginas as alegrias que terei por ter mais uma pessoa em minha vida para amar.”
Coitadinha. Tão nova e nem é casada e já vai ser mãe.
“Eu já queria ser mãe. Não precisa ter dó de mim, eu estou muito feliz.”
♥~le estranho chega e vai pondo a mão na minha barriga~
~le eu tiro a mão do estranho~
~le estranho diz: só queria fazer carinho no bebê.~
~le eu respondo: “Eu sei, mas eu nunca te vi na vida e não é só porque estou grávida que qualquer pessoa tem direito a passar a mão na minha arriga.”~
Como assim não quer saber o sexo do bebê? E pra gente poder comprar as coisas?
“Ou espera o bebê nascer ou compra em tom neutro ué. Eu não quero encher de azul ou rosa, quero cor. Quem tinha que estar mais curiosa é eu.”
Pela barriga, certeza que é menina. (isso umas vinte vezes por dia, todo dia)
“Se for menino, eu juro que vou esfregar o pipi dele na tua cara!
Não sei por que, mas tenho quase certeza que é menino.
“Se for da vontade de Deus, amém. Se Deus quiser que seja menina, amém também. O que me importa é que nasça com muita saúde.” (sim, mães são clichês mesmo. Tudo o que queremos é que nossos projetos de gente nasçam saudáveis).
Vai nascer tal dia.
“Espera ai que vou pegar papel e caneta.”
Pra que?
“Anotar os números da mega.”
Deve ser complicado manter relações sexuais durante a gravidez. Tenho até dó do Yan. (pois é. Tem gente que fala isso e nem tem tanta intimidade assim)
(Minha vida sexual não lhe diz respeito) “Dó porque? Pergunta pra ele se nossa vida não tá boa...”
Por que não marca logo uma Cesária? Tá demorando muito pra passar.
“Não vou apressar meu filho. Ele sabe a hora que estiver pronto pra nascer, ai ele nasce.”
Não tem medo de viajar com esse barrigão não?
(Não e também não tem como arrancar a barriga pra viajar...) "Não."
Você vai ser uma mãe tão chata.
“Na verdade eu vou ser uma mãe que vai saber como educar seu filho sem transformá-lo em mais um mimadinho.”

Bom, teriam muitas outras frases que eu poderia incluir aqui, mas acho que já dei bastante exemplos. Juro que eu ouvi essas frases e é algo completamente revoltante, vocês nem imaginam. Ah! Dizer para uma grávida que ela está gorda provavelmente vai render discussão, resposta grosseira, agressão física em alguns casos e em outros você pode perder totalmente o contato com a pessoa. Eu não engordei muito, dei uma engordada maior agora no finalzinho, mas não é necessário ficarem me informando, eu sei disso e é muito muito irritante.
Outra coisa: Nossa barriga é parte de nosso corpo, nós temos controle sobre ela. Não é porque tem um bebê crescendo em nosso ventre que qualquer um pode ir chegando e passando a mão. Sei que é gostoso acariciar uma barriga de grávida, mas antes de ir esticando a mão, pergunte para a mulher como ela se sente com relação a essas atitudes, se ela não se incomodaria em deixar você sentir o bebê... Coisas assim fazem você ganhar pontos, colocar a mão do nada faz ela se irritar (pelo menos todas as que conheço).
Mais uma coisinha. Nunca diga para uma futura mãe que ela não vai conseguir fazer tal coisa. Quando ela comentar algo que planeja fazer, incentive. Diga que você acredita no potencial dela e que, se não der certo, você estará por perto para ajudá-la. Fazemos planos a respeito da criação de nossos filhos e sermos constantemente desmotivadas é um saco (a mim rende lágrimas).
Enfim, espero que esse post já prepare futuras mamães para as perguntas idiotas que provavelmente vão ouvir e que ajude outras pessoas a saberem como uma gestante se sente. Nosso corpo está cheio de hormônios, estamos cansadas física e psicologicamente e não precisamos ficar ouvindo coisas idiotas e se ouvirmos, vamos responder no mesmo nível.

Não sei se esse é o último Diário de Gravidez do blog. Quase todo dia eu faço um Diário express na página no Facebook, contando alguma novidade ou apenas desabafando sobre algum desconforto ou algo assim. Se for o ultimo, o próximo será meio que um resumo de como passei esses nove meses, depois mais um contando a experiência de parto e pós-parto e depois começam os Diários de uma mãe de primeira viagem (título provisório. Aceito sugestões hehe). Por enquanto é isso. Um grande beijo e até a próxima. Com carinho, Lary Zorzenone.

24 comentários:

  1. Oie Lari =)

    A pergunta que sempre me faço é: "Por que ninguém cuida da própria vida" rs...
    Tem que ter muitia paciência viu ;P
    Espero que seu baby venha cheio de saúde, pois amor já é visível que ele vai ter muito <3

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ari
      Eu não me importo em responder a perguntas... Me incomodo com perguntas idiotas kkkkkk. Se Deus quiser vai nascer muito saudável *-*
      Beijos

      Excluir
  2. ADORO AS TUAS RESPOSTAS!
    Tem um povo que é muito inconveniente né? Acho que quando for ter meu filho vou querer ficar longe da civilização, tipo "Lagoa Azul" UHSAUSHAUSH
    Sério que aguentou a curiosidade em não saber o sexo do bebê?? O.O se fosse eu já estava surtando pra saber o nome que colocar, decorar o quarto, as roupinhas e nhawn *-*
    Valeu a pena Esperar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica. Tem o lado que quer ficar longe de todos, mas tem o lado carente também ;) Mesmo não sabendo o sexo, já tenho os nomes escolhidos e várias coisas decididas. Como não sou fã do "tudo rosa" e do "tudo azul", é até melhor não saber, assim dá pra variar mais as cores. A curiosidade está grande, mas saber que está saudável já é suficiente ;)

      Excluir
  3. HAHAHAHA Você é uma graça, ótimas respostas !
    Povo sem graça com essas perguntas, eu em !

    Beijos ♥ O Melhor de Mim

    ResponderExcluir
  4. Oi Lary...
    Não sei o que é ficar gravida, mas posso imaginar o quanto as pessoas são inconvenientes.
    Achei até bem divertido seu post! Parabéns pelo lindo blog!

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leticia
      A gravidez é algo lindo, mas aguentar essas perguntas não é tão lindo assim haha. Obrigada *-*

      Excluir
  5. Oi, Lary! Tudo bem?
    Ah, que bacana! Essa é a primeira postagem que leio até hoje sobre gravidez e mamães com os hormônios à flor da pele! Não, pera, não quis dizer... ahuahuahu.
    Mas sério, gostei mesmo e vou adorar conferir o seu diário de mãe de primeira viagem se fizer!

    Um beijo,
    Doce Sabor dos Livros docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jeni. Estou bem, obrigada.
      Acho que toda mamãe fica com os nervos a flor da pele, algumas apenas escolhem não exteriorizar, mas como eu disse: resolvi que não vou me estressar com as coisas hehe. Vou fazer o Diário, sim, e espero que você acompanhe e goste dos posts que estão por vir ;)
      Beijos

      Excluir
  6. Pois é revoltante! Concordo contigo e adorei completamente as respostas. Estou nessa de tolerância zero para perguntas idiotas e palpites e opiniões desnecessárias. Existem pessoas que acham que porque sou jovem, não vou saber cuidar da criança ou não sei o que acontece com o meu corpo. Ainda mais quando vem palpitar o que possivelmente pensam ser o melhor tanto para minha pessoa, quanto para a Ísis. Gente! É absurdo! E ainda acham que você é obrigada a aceitar tudo isso de om grado.
    O que mais escutei na gravidez foi com relação a maneira de se portar da minha filha que nem nasceu, e sobre meu excesso de sentimentalismo. Qualquer coisa é motivo para dizer que estou com frescura. Fico por conta, ai lembro que não sou obrigada e sim, às vezes sinto a necessidade de um pouco de grosseria para colocar cada um em seu lugar. Esquecem que cada mulher tem um corpo diferente, consequência disso é uma gravidez diferente. Além de costumes, educação e opinião, mas enfim...AMEI a postagem! Estou na torcida por ti e por seu(sua) pequeno(a)! Boa sorte Lary!

    agarotacereja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como se sente com relação as pessoas acharem que seremos incapazes de criar bem nosso filhos por sermos jovens. Na boa? Desde quando idade define maturidade e responsabilidade? É tudo muito lindo nessa fase, mas ter que aguentar essas perguntinhas enche o saco, por isso parti pra política de tolerância zero kkkk.
      Você na torcida por mim e eu por ti Laís. Um grande beijo

      Excluir
  7. Ai meu Deus! Morri! Kkkk

    Desculpa, mas não paro de rir! :v Tá, realmente, tem umas perguntas aí que já ouvi fazerem para alguma das minhas irmãs que são tremendas idiotices e que merecem mesmo umas boas respostas, agora... "Deve ser horrível imaginar que sua vida não vai mais ser a mesma daqui pra frente" foi a dose! A maioria das grávidas está feliz em saber que terá mais alguém em sua vida, um filho para chamar de seu, ser mãe é, como minha mãe diz, ter o coração fora do peito!

    Adorei a boa postagem! E boa sorte com essa criancinha *-*

    Bjs!

    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo que esteja rindo muito Jhonatan kkkk. Pra falar a verdade, eu também ri em muitas dessas situações. É cada uma que temos que ouvir...
      Beijos e obrigada

      Excluir
  8. HAHAHAHHAHAHAHAHAHHAHAHA...
    Me diverti litros aqui com você! Sei exatamente como é, sabe?
    Meu filho faz 2 aninhos em abril, mas lembro como se fosse hoje toda essa situação. Detestava o pitaco dos outros e, assim como você, não segurava a língua. Mas é muito chato mesmo esse povo que vem dar opinião sem que tenhamos pedido. Toda mulher já sabe, por instinto, como agir e reconhecer cada movimento, sensação... Tudo é novidade, mas sabemos quando as coisas vão bem ou não, hum? Nascemos para ser mães. <3 Eu fiz uma barriga enorme e parecia que ia ter gêmeos, mas só engordei 6 quilos na gestação. :) Já meu parto, teve que ser uma cesariana. Comecei a perder líquido com 37 semanas sem entrar em trabalho de parto. Ou seja, não tive dilatação e meu líquido só diminuía. Meu bebê ficou 4 dias na encubadora, pois ainda ingeriu líquido aminióttico. Graças a deus hoje é saudável e tem energia pra dar e vender. <3

    Boa sorte nessa reta final e que tudo dê certo, independentemente do tipo de parto que escolha.

    Beijão,

    Sa - Romances e Leituras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sa
      Acho que nunca vamos nos ver livres de pessoas que gostam de palpitar a vida alheia. Se é assim durante toda nossa vida, porque não quando nos tornamos mães, não é? Muitas vezes é algo irritante de mais. Já a minha barriga ficou pequena... Nossa, menina, quanta complicação passou no finzinho, mas ainda bem que hoje tudo se resolveu.
      Beijos e obrigada

      Excluir
  9. Minha mãe conta que quando ela estava grávida de mim, já com a barriga bem grande, estava atendendo uma senhorinha dessas bem mal humoradas sabe (ela é dentista)? Aí que a senhora virou pra ela e falou: "Quando eu vejo vocês com essas barrigas desse tamanho, tenho é dó!". Hahahahaha
    Vê se pode a falta de noção da pessoa????? Só rindo pra não chorar né?
    Seu bebê vai nascer muito saudável, com a graça de Deus! ;)

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É cada coisa que ouvimos, Sammy, que você nem imagina. Se, um dia, você decidir que quer ser mãe, vai entender o que estou falando. Ai, quem sabe, você se lembre dos meus posts e volte aqui pra reler e me falar: "Agora eu te entendo Lary". haha
      Vai nascer muito saudável sim, se Deus quiser.

      Excluir
  10. Legal o post, realmente sempre aparece uma ou outra destas perguntas hihihi
    quando puder dá uma passadinha lá no blog, post novo http://memoriasdivididas.blogspot.com.br/2015/03/para-minha-pequena-estrela-que-agora.html

    ResponderExcluir
  11. Hahahaha... Ri de algumas coisas aqui. Eu sei que não devia, mas acho que o povo não tem noção quando pergunta/faz essas coisas. É tipo, "se toca meu!"

    Seus diários de gravidez são interessantíssimos de acompanhar (embora eu queira passar longe disso atualmente). rsrsrsrs

    Até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O riso é livre pra vocês Nat. Pra mim resta o choro kkkk. Tem cada pessoa que só por Cristo.
      Que bom que gosta de acompanhar meus diários ;)
      Até

      Excluir
  12. Boa noite , meu caso é o seguinte , tomo anticoncepcional , mais há mais omenos mais de 2 semanas atrás esqueci de tomar por 1 dia e estava chegando na ultima semana da cartela , no ooutro dia tomei o esquecido e o do dia juntos , e continuei a tomar a cartela normalmente , ela acabou ontem (domingo) , tive relação com meu namorado e a camisinha estorou há 9 dias atrás (sábado retrasado) , sexta dia 17 começou a descer uma borra marrom escura , uma melequinha transparente , e tipo um creme hidratante rosa claro , hoje dia 20 comecei a dar umas cólicas , não fortes , dei dor nas costas também , mais foi coisa passageira , estou preoculpada , posso estar gravida ? obrigadaa , espero sua resposta :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu não sou a melhor pessoa para te dar um diagnóstico, embora possa ser gravidez sim. Para tirar a duvida, faz um teste de farmácia, três na verdade haha. Pra fazer melhor de três. Bom, boa sorte.

      Excluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos de brigadeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo