08 janeiro 2015

TOP 5 - Melhores leituras de 2014

|| ||

Eu, clichê ambulante, voltei com mais uma (mais uma de muitas outras) lista. Esse ano que passou li pouquinho, não sei ao certo porque. Me decepcionei com alguns livros e ai acabei levando bem mais tempo em uma leitura do que seria necessário, tive um pouco de preguiça literária, um outro tanto de ressaca literária.
Enfim. A ideia de hoje é falar sobre minhas melhores leituras desse ano. Pode ser que eu me confunda um pouco na ordem de preferência. O primeiro lugar é do livro que será citado, com certeza, as outras colocações vocês só imaginem como ótima leitura hehe. Vamos lá.

5º lugar: As aventuras de Pi, de Yann Martel

SinopseUm dos romances mais importantes do século, As aventuras de Pi é uma narrativa singular de Yann Martel que se tornou um grande best-seller. O livro narra a trajetória do jovem Pi Patel, um garoto cuja vida é revirada quando seu pai, dono de um zoológico na Índia, decide embarcar em um navio rumo ao Canadá. Durante a viagem, um trágico naufrágio deixa o menino à deriva em um bote, na companhia insólita de um tigre-de-bengala, um orangotango, uma zebra e uma hiena. A luta de Pi pela sobrevivência ao lado de animais perigosos e sobre um imenso oceano é de uma força poucas vezes vista na literatura mundial.
Motivo de ser favorito: Sou uma pessoa apaixonada por fantasia. Quando assisti ao filme, me encantei completamente pelas aventuras vividas pelo garoto indiano. O livro tem aquele quê de magia, de querer saber se é mesmo ou não real... Enfim. Vale muito a pena.

4º lugar: O lado mais sombrio, A. G. Howard

SinopseAlyssa Gardner ouve os pensamentos das plantas e animais. Por enquanto ela consegue esconder as alucinações, mas já conhece o seu destino: terminará num sanatório como sua mãe. A insanidade faz parte da família desde que a sua tataravó, Alice Liddell, falava a Lewis Carroll sobre os seus estranhos sonhos, inspirando-o a escrever o clássico Alice no País das Maravilhas.

Mas talvez ela não seja louca. E talvez as histórias de Carroll não sejam tão fantasiosas quanto possam parecer. 
Para quebrar a maldição da loucura na família, Alyssa precisa entrar na toca do coelho e consertar alguns erros cometidos no País das Maravilhas, um lugar repleto de seres estranhos com intenções não reveladas. Alyssa leva consigo o seu amigo da vida real o superprotetor Jeb , mas, assim que a jornada começa, ela se vê dividida entre a sensatez deste e a magia perigosa e encantadora de Morfeu, o seu guia no País das Maravilhas.
Ninguém é o que parece no País das Maravilhas. Nem mesmo Alyssa...

Motivo de ser favorito: É uma história psicodélica. Eu nunca li nenhum dos livros de Alice, aquele clássico bonitinho. Na verdade, não assisti nem o filme de desenhinho da Disney, apenas assisti a versão do Tim Burton. Quando comprei o livro, não sabia que seria uma história baseada no clássico amado pela Melina Souza. Gostei da capa e comprei, sem nem ler a sinopse. Após pagar o livro, resolvi ler a sinopse pra ver o que me aguardava. Gente! Que maravilha. O livro é incrível. A escrita da autora é viciante, da vontade de ler o livro todo de uma só vez. Estou louca para ler os outros dois, mas o último ainda não foi lançado no Brasil. A ansiedade só aumenta.

3º lugar: Easy, escrito por Tammara Webber

SinopseQuando Jacqueline segue seu namorado para a faculdade de escolha dele, a última coisa que espera é um rompimento logo no segundo mês do segundo ano. Depois de duas semanas em estado de choque, ela acorda para uma nova realidade: ela está solteira, frequentando a universidade estadual ao invés de um Conservatório Musical, vem sendo ignorada pelo antigo círculo de amizades e está prestes a reprovar em uma matéria pela primeira vez na vida. 
Saindo sozinha de uma festa, Jacqueline é atacada por um irmão de fraternidade de seu ex. Salva por um estranho que parece estar no lugar certo na hora certa, ela só quer esquecer a tentativa de estupro e aquela noite, mas seu salvador, Lucas, se senta na fileira de trás de sua turma de Economia, desenhando em seu caderno e encarando-a.  Sua amigas dizem que ele é o perfeito revide. Quando o cara que a atacou começa a perseguí-la, Jacqueline só pode escolher entre se entregar ou lutar. Lucas continua a protegê-la, mas ele também está escondendo segredos. De repente manter a aparência é tudo e saber em quem confiar não está fácil.
Motivo de ser favorito: Bom, o principal motivo desse livro estar aqui nessa lista é o fato de, mesmo ele tendo sido minha primeira leitura de 2014 eu ainda lembro da história. As personagens foram muito bem construídas e a autora consegue tratar de um assunto bastante sério de uma forma mais leve, focando em superação e não no lado ruim da coisa em si. Estou louca para ler o livro narrado pela visão do Lucas (não sei escrever o título). Aceito ele de presente ;)

2º lugar: Eu sou o mensageiro, Markus Zusak

SinopseEd Kennedy leva uma vida medíocre, sem arroubos. Trabalha, joga cartas com cúmplices do tédio, apaixona-se por uma amiga que dorme com todos os vizinhos do subúrbio e divide apartamento com um cão velho. O pai alcoólatra morreu há pouco; a mãe parece desprezá-lo.

Certo dia, ele impede um assalto a banco e é celebrizado pela mídia. O ato heróico tem conseqüência. Logo depois, Ed recebe enigmáticas cartas de baralho pelo correio: uma seqüência de ases de ouros, paus, espadas, copas, cada qual contendo uma série de endereços ou charadas a serem decifradas. Após certa hesitação, rende-se ao desafio. Misteriosamente levado ao encontro de pessoas em dificuldades, devassa dramas íntimos que podem ser resolvidos por ele. Uma mulher é estuprada diariamente pelo marido, enquanto uma senhora de 82 anos afoga-se em solidão, à espera do companheiro, morto há mais de meio século.
A ele parece caber o papel do eleito, do salvador. Convencido disso, segue instruções e se perde entre ficções de estranhos e sua própria, embaçada, realidade. A certa altura pergunta-se: "Eu sou real?" Markus Zusak cria um personagem comovente capaz de confrontar o mistério e, por meio da solidariedade, empreender um épico que o levará ao centro de sua própria existência.

Motivo de ser favorito: Fiquei com uma ressaca literária enorme. Já conhecia a escrita de Zusak pelo livro A menina que roubava livros, um de meus favoritos no mundo, mas nada no mundo teria sido capaz de me preparar para essa obra maravilhosa. Personagens bem comuns, mas tratados de maneira excepcional. É o tipo de livro que vai fazer você perder completamente a noção do tempo e que provavelmente será lido em uma sentada.

1º lugar: Amora, da digníssima Alice Canato

SinopseDesejá-la era fácil! Era, tão simples e descomplicado que dispensava até mesmo a sua presença física. Desejava-a em pensamentos e lembranças; nas bocas e nos corpos das outras mulheres. Desejá-la era inconsciente. O oposto era para ele um exercício árduo e repetitivo. Não desejá-la exigia a sua atenção e constante estado de alerta. Diante dela, toda a sua musculatura doía tesa em cima dos ossos. Não desejá-la era mérito da razão.
O envolvimento do empresário Ian Navarro com a jovem Yasmin Sorreau o leva a fazer uma importante escolha. O romance Amora é a história do passado e do futuro dessa escolha.
Motivo de ser favorito: Leiam para descobrir kkkk. É complicado explicar o motivo desse livro ter me conquistado como conquistou, mas acredito que seja uma mistura de tudo. As personagens são incríveis, o cenário é maravilhosamente nostálgico, o enredo é bem montado e muito bem desenvolvido, tem diálogos interessantes, drama e romance na medida certa... Enfim. Me emocionei de mais com a leitura, chorei bastante, cheguei a confundir as personagens como sendo reais (juro. Perguntei pro maridinho uma vez se ele sabia o que tinha acontecido com a Yasmim. Ai ele me olhou de um jeito estranho, eu tentei explicar só que ai eu percebi que era do livro). É um livro que será relido muito em breve, não ano que vem, mas em breve.

Bônus: Da boca pra dentro, de Yohana Sanfer

Sinopse: "Mas quantas e quais são as coisas que dizemos depois de consultar o coração? Um punhado de essência, um milhão de desejos, um infinito de verdades? Pra onde vai e de onde vem tudo aquilo que nos importa, esse tudo que é grande e traduzido pelas palavras que não cabendo no peito, transbordam corpo, alma e nossas certezas? Minha suspeita: da boca pra dentro. São da boca pra dentro todos os beijos que respondem um anúncio de dúvida, toda saudade confessada durante o abraço, o elogio inevitável, o desabafo acolhido por um olhar, a palavra engasgada e denunciada pelas lágrimas, o grito que transgride a calmaria.(...) Moram da boca pra dentro nossos silêncios falhos, nossas falas eternizadas na lembrança de alguém, o sentimento entregue num agradecimento, numa saudação sincera, numa notícia boa, numa declaração de amor." (Trecho da crônica "Da boca pra dentro"). Um livro que reverencia o amor, os sonhos, os quereres e traz outros olhares sobre o cotidiano.
Motivo de ser favorito: Pra um livro de contos e poesias encantar alguém que não é muito chegada nesse tipo de escrita, tem que ser maravilhoso. Yohana escreve de forma leve sobre assuntos do dia a dia, tendo como base o amor e relacionamentos. Aconselho lerem um conto, ou mais, antes de dormir. Vai se sentir mais leve ao deitar a cabeça no travesseiro com as palavras dessa linda cacheada na mente.


Pois bem. Fazer essa listinha me deu mais trabalho do que eu imaginava, contudo eu consegui. Quais suas melhores leituras do ano de 2014? Já leu algum desses que citei? Ainda esse mês, quero ver se faço um Oscar Literário. Espero que tenham gostado dos meus favoritos do ano. Um beijo grande e até a próxima.

34 comentários:

  1. Oi Lary, tudo bem?
    Gostei que você colocou os motivos por ter escolhido esses livros, e como ainda não li nenhum desses, fiquei curiosa para conhecer.
    Vou colocar Eu Sou o Mensageiro na minha lista pra ver se eu gosto da escrita do autor :)
    Beijos, boas leituras e boa sorte com a gravidez, daqui alguns dias vai nascer meu primeiro sobrinho e estou bastante ansiosa também rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paty. Acho bacana explicar o motivo de o livro ter sido importante pra mim. Eu sou o mensageiro é muito lindo, provavelmente é uma leitura daquelas que agrada a todos os públicos.
      Neném chegando dá muita ansiedade, não é? Espero que aproveite muito esse momento com um pequeno. Boas leituras.
      Beijos

      Excluir
  2. Oiee ^^
    O lado mais sombrio é minha leitura atual, mas ainda não comecei a ler. Parece ser muito bom, adoro a capa dele ♥ Easy é muito bom.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O lado mais sombrio é incrível Dryh. Easy foi perfeito, estou louca para ler Breakeable.
      XOXO

      Excluir
  3. Nossa, se eu tivesse que escolher somente 5 leituras do ano, ficaria uns 3 meses só encarando a pilha de lidos tentando me decidir HAHAHAHA
    Dos livros que você escolheu li apenas Easy e curti muito, acho o estilo New Adult (quando apresentado sob a forma de um relacionamento completo, e não só cenas de sexo) muito interessante. O Lado Mais Sombrio estava na minha lista de desejados unicamente pela capa, não sei se a história me agradaria.

    Que 2015 traga mais excelentes leituras o/

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi fácil pra mim, Matheus, porque li pouquinho. Comprei O lado mais sombrio pela capa e não me arrependo nem um pouco.
      Beijinhos

      Excluir
  4. Gostei muito do post suas metas de leituras são d+ alguns desses livros eu tenho vontade de ler só me falta um pouco de tempo, mais logo consigo né...
    Abraços :D ;)
    http://www.umcontoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses são meus favoritos, Pedro. Minha meta está por ai, em um dos posts anteriores. Esses seis citados me emocionaram muito. Se ler, espero que aprecie tanto quanto eu.
      Beijinhos

      Excluir
  5. Agora eu quero ler "AMORA" comofas?
    Mas fiquei curiosa com o Easy também, adoro esse tipo de história e esse estilo literário hehe
    vou dar uma pesquisada

    beijos
    followcintia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ambos são ótimos, Cíntia. Easy foi o primeiro New Adult que li e me conquistou. Amora é um romance pra ler durante toda a vida.
      Beijos

      Excluir
  6. Oi Lary!

    Dentre as leituras listadas só li Eu sou o mensageiro e é um livro que também está na minha lista de favoritos. Eu sinto que esse livro não é tão conhecido quanto o outro do autor apesar de serem ambos excelentes obras. Gostei do post e já acrescentei alguns na minha lista de desejados ;)

    Beijo,
    Naty.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Naty. Até agora só li dois livros do Markuz, e ambos entraram para a lista de favoritos. Preciso conhecer as outras obras dele.
      Beijos

      Excluir
  7. Oi! Acredito que meu blog tenha uma ideia legal, porque ele é uma carta. (Sim). Minha, para você. Os posts são os parágrafos. É um texto confuso, você precisa ler bem para me desvendar. http://leiaumcarta.blogspot.com ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei a proposta legal Pedro, mas tenho uma política quanto a comentários apenas de divulgação, sem nenhum parecer sobre minhas postagem. Desejo toda sorte para seu cantinho.

      Excluir
  8. Também assisti o filme As Aventuras de Pi e gostei muito, até hoje tenho vontade de ler o livro. Dos seus escolhidos li apenas Eu Sou o Mensageiro e amei esse livro, também foi um dos melhores que li em 2014, justamente por causa dos personagens.

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Markuz construiu muito bem as personagens, não? Leia sim Wis. O filme é lindo, mas o livro é muito mais encantador.
      Beijos

      Excluir
  9. Oi Lary, tudo bem?

    Da sua lista o único que li e que é um dos meus favoritos (pois não consigo esquecer, mesmo depois de mais de um ano) é o Easy. Amei a história do Lucas e acabei me apaixonando por ele. O livro dois é muito bom, Breakable, perfeito na versão dele.

    Creio que tenho vontade de ler o livro "O lado mais sombrio", a capa é linda, mas tenho uma lista de livros para ler e nem comecei o ano ainda rsrsrs

    Bjkas
    e obrigado pela visita lá no blog, volte sempre :)
    afinsdaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ano começou com uma lista infinita e livros para ler por aqui também Marina haha. Quero muito ler a versão de Lucas sobre a história, deve ser incrível. O lado mais sombrio é um livro incrível. Estou louca para ler as continuações.
      Beijos

      Excluir
  10. Olá!!

    Seria difícil eu fazer um top 5 de leituras do ano de 2014. Mas quem sabe? Dos que você leu e citou eu tenho vontade de ler O Lado mais sombrio. Não sei se você reparou que meu blog tem um quê de alice in wonderland (ao menos no nome, por enquanto). rsrsrsr

    A Aventuras de Pi eu sequer assisti ao filme e descobri que perdi uma história realmente boa. Ainda tenho tempo para compensar.

    Até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca é tarde para mergulhar em um mundo mágico, Natália. As aventuras de Pi me surpreendeu muito e O lado mais sombrio conquistou meu coração por diversos motivos.
      Até

      Excluir
  11. Fiquei com vontade de ler O Lado Mais Sombrio *-*

    Da uma olhadinha no meu top10, obrigado!
    http://www.harlleyb.com.br/2015/01/1-top10.html

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia! Dificilmente irá se arrepender. É uma leitura bastante rápida e gostosa.
      Indo conferir ;)
      Beijos

      Excluir
  12. Ai Meu Deus!! Em 2014 também li eu sou o mensageiro. Quando eu terminei tive que pegar um tempo para "respirar" rsrs.
    http://somaisumapaginamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fiquei sem fôlego. A história é muito envolvente. Não dá pra explicar.

      Excluir
  13. Oi, Lary!

    Desses todos me chamaram a atenção As Aventuras de Pi e O Lado Mais Sombrio (que capa linda!). O primeiro eu havia ganhado em uma página de doação de livros, dei a resposta mais apreciada pelo doador em questão. Mas perdi o prazo de responder à "premiação", acredita? Fiquei arrasada. Queria muito o livro por conta do filme. Sobre O Lado Mais Sombrio, você me deixou mais motivada à comprá-lo. Estou com um livro para trocar na Saraiva e com certeza vou atrás desse para fazer a troca!

    Com carinho,
    Celly

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza de que não irá se arrepender, Celly. Ambos livros que você citou são ótimas leituras. Vale super a pena.
      Beijos

      Excluir
  14. Oi Lary!
    Não li nenhuma das suas melhores leituras, mas conferiria "Eu sou o mensageiro" se tivesse oportunidade. Também conheço Zusak apenas por "A Menina que roubava livros", mas gosto muito de tramas que envolvem personagens absolutamente comuns e sabem extrair o extremo deles.
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vai se arrepender Mariana. Foi uma leitura maravilhosa. Também gosto de histórias com personagens "reais".
      Beijos

      Excluir
  15. Eu era doida pra ler As Aventuras de Pi, até que li um post contando como esse cara plagiou na cara dura um autor brasileiro, o Moacyr Scliar, que escreveu Max e os Felinos. O pior de tudo é o idiota do autor falou que só o que fez foi "aproveita um ótima ideia muito mal trabalhada". Sendo que o livro do Scliar é um dos grandes clássicos brasileiros. Depois o agende do babaca deve ter dado uma prensa nele e ele se retratou falando que "se inspirou no autor brasileiro". Fiquei com tanta raiva disso que perdi a vontade ler o livro. Desculpa o desabafo, mas acho essa uma informação relevante para os leitores brasileiros! ;)
    Se você quiser saber mais, tem um video do próprio Moacyr explicando porque não entrou na justiça contra o Yann Martel.

    Beijos,

    Samara - Infinitos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já tinha ouvido falar que o livro era um plágio do autor brasileiro, mas como eu não tinha a informação concreta, não mencionei nada. É uma pena que isso tenha ocorrido, mas mesmo apesar disso tudo foi uma boa leitura pra mim. Se desabafo é sempre muito bem vindo hehe.
      Beijos

      Excluir
    2. O meu problema nem foi ser um plágio sabe? Essas coisas acontecem e todos os artistas estão sujeitos a isso. O problema para mim foi o cara desfazer de um trabalho que copiou! Isso que achei o cúmulo da falta de respeito e de profissionalismo. Ele devia agradecer ao Moacyr (que já até morreu) por não ter processado. Lógico que se o cara escreveu bem vc não tem porque não gostar. Hehehehehe
      Mas como eu não li ainda, estou evitando. :P
      Beijos!

      Excluir
    3. É complicado mesmo, não é? Nossa... É complicado imaginar a situação. O cara vai lá, talvez leve até mesmo anos para escrever e chega outro, copia e ainda fala mal do trabalho de quem criou.
      Beijos

      Excluir
  16. Tô querendo muito O Lado Mais Sombrio, amo outras versões de Alice! *-*
    Twenties Girl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca li a versão original, Ana, embora tenha muita vontade de fazê-lo, mas a versão psicodélica de A. G. Howard me encantou profundamente.

      Excluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos de brigadeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo