24 maio 2014

#PapoDeAmiga - Ler virou modinha?

|| ||



Já tem um certo tempo que quero fazer esse post. De um tempo pra cá, venho observando que cada vez mais pessoas estão lendo. Eu acho isso ótimo, porém tem um povo nas redes sociais que não gostou muito da divulgação da leitura como prazer, como meio de se divertir.
A maior parte desse falatório começou depois que o livro A culpa é das estrelas virou um fenômeno mundial. Muitas pessoas começaram a ler graças a esse livro. Pra mim, isso é algo extremamente positivo, já que como leitora sempre tentei fazer com que meus amigos e pessoas totalmente desconhecidas lessem.
Foto por mim.
"Mais tem gente que leu só ACEDE e se acha o crítico literário". E quem somos nós pra julga-los? Na minha opinião, ACEDE é um excelente livro, muito bem escrito, com personagens tão reais que você acredita fielmente que eles existem. Eu comecei a ler com três anos de idade e não parei nunca mais. Isso me torna uma crítica literária? Não. Estou estudando para isso, mas até me formar, não sou crítica. Claro que é comum lermos um livro e refletir a partir da forma como ele foi escrito, sua história e outros fatores, o que não significa que somos críticos, apenas que temos opiniões diferentes sobre o mesmo assunto/livro.
Isso torna quem lê os livros do John Green em seguidores de modinha? Não. Ninguém escreve pra si. Quando um autor publica um livro, ele espera que ele seja lido pelo maior número possível de pessoas e o John vem conseguindo isso. Eu sempre acreditei que o importante é você ler aquilo que te faz bem, com o qual você se identifica. Não importa o estilo, gênero ou período literário. Encontre aquilo que prende sua atenção e leia.
Imagens: Internet
No lugar de julgar ser modinha ou não, de opções de livros com uma história ou narrativa parecidas, incentive os novos leitores a lerem cada vez mais. Se ler virou modinha, espero eu que essa moda pegue cada dia mais e que não acabe nunca.
Um beijo e até a próxima. Com carinho, Lary Zorzenone.

12 comentários:

  1. Dá uma olhada nesse site http://elas.semopcoes.com.br
    Você pode divulgar seu blog lá.

    ResponderExcluir
  2. Acho ótimo ver cada vez mais pessoas lendo, lembro que a uns anos atras eu era uma das unicas entre minhas amigas que lia, e não tinha com quem conversar, mas hoje é cada vez mais comum ver pessoas lendo. Amei o post, parabéns.
    http://meuviciodiario.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio, Amanda. Também acho tudo de bom cada dia mais pessoas interessadas em ler, lendo em locais público e tudo o mais. O mundo precisa de mais cultura, de mais mentes lembrando da história daquele livro que não te deixou dormir.
      Beijos

      Excluir
  3. Na minha visão, ainda não virou modinha, não. Porque ler um ou dois livros só porque tá todo mundo lendo não quer dizer nada. Muita gente leu os livros do John Green e parou por aí. Acho que ainda falta muito para as pessoas serem verdadeiramente leitoras. Mas ler John Green ou Jorge Amado, tanto faz, desde que esteja lendo.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza ainda falta muito para termos um mundo de leitores, mas sinto que estamos no caminho certo.
      Beijos

      Excluir
  4. Gostei do post :D

    http://drugcentury21.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post!
    Cara, as pessoas julgam demais né?
    E tem aquelas que dizem "só tira foto, nem leu o livro" Qual é, eu AMO tirar fotos dos livros tanto quanto amo ler, isso não muda nada!
    Tu está certíssima, quero mesmo é que mais pessoas leiam! xD
    Estou seguindo seu blog, beijos!
    www.gramatifiquei.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou dessas também que tira foto dos meus livros. Motivo? Que as pessoas vejam, pelo menos a capa, e tenham curiosidade de saber mais sobre o livro e acabe lendo ;)
      Beijos

      Excluir
  6. Ler é sempre muito bom, nos torna pelo menos um pouco melhor, que seja em conhecimento, caráter, pessoa, em tantas áreas nos faz crescer!
    Blog maravilhoso, super seguindo flor!Te convido a visitar o meu...
    Bjkas
    http://renataarpinii.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso dizer, por experiência própria, que ler nos transforma para melhor. Obrigada pelos elogios, Amora. Beijos

      Excluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos de brigadeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo