14 janeiro 2014

#PapoDeAmiga - Anorexia

|| ||
Olá Amoras. Hoje o #PapoDeAmiga vai falar de algo muito sério e muito grave: a anorexia. Anorexia é uma doença que atinge, em sua maioria garotas adolescentes e jovens. Creio que todo mundo já ouviu falar dessa doença mas vou falar um pouquinho sobre ela mesmo assim. A pessoa que tem anorexia, se vê gorda mesmo estando magérrima. Ela fica longos períodos sem ingerir alimentos com medo de engordar. Muitas pessoas que apresentam esse distúrbio, sabem de cor a quantidade de calorias presente em cada alimento.
Muitas pessoas confundem a anorexia com a bulimia. As duas são transtornos alimentares, mas a pessoa bulímica, ao invés de não ingerir alimento algum, ela come compulsivamente e se livra de todo o alimento, seja forçando o vômito ou tomando laxantes. Mas isso é assunto para outro post.



Como ajudar uma amiga que sofre desse distúrbio?
Eu nunca estive nessa situação mas eu creio que a melhor forma de ajudarmos quem passa por isso é, em primeiro lugar, não julgando a pessoa. Se ela está com essa doença, é porque algo não está correto na vida dela e julgá-la não vai ajudar em nada. Tenha uma conversa franca com sua amiga. Tente mostrar a ela o mal que ela está causando a ela mesma e a todas as pessoas que a amam. Fique do lado dela. Se ela te pedir ajuda, não hesite em ajudá-la.


Eu tenho anorexia. O que eu posso fazer para melhorar?
O primeiro passo você já deu, que é reconhecer que está doente e que precisa de ajuda. Compartilhe isso com alguém de confiança, de preferência um adulto. Peça para ele te levar a um nutricionista e em um psicólogo. O nutricionista pode ajudar você a ter uma vida mais saudável e o psicólogo vai te ajudar a entender o que causou a doença e a não cair nas garras dela novamente.

Bom Amoras, não sei muito o que falar sobre esse tema. Vou deixar um vídeo para ajudar vocês (e eu) a entender um pouquinho melhor esse distúrbio.


Como sou muito inquieta e tenho sempre que saber mais sobre o assunto, encontrei também alguns livros que falam sobre o problema.









































1- Just listen - A garota que esconde um segredo
2- Mentes insaciáveis - Anorexia, bulimia e compulsão alimentar
3- Anorexia - Diário de uma adolescente
4- Garotas de vidro

Encontrei também um filme...

 Por amor a Nacy

Bom Amoras, ai está. É um assunto difícil de falar por isso não tive muito o que postar. Mesmo assim eu espero que gostem do post e que ele ajude vocês a entender melhor o que é esse distúrbio e as formas de ajudar quem passa por isso. Aceito dicas de temas para o próximo #PapoDeAmigas. Deixe sua dica nos comentários ou lá na pag. Se você tem alguma história para contar sobre o tema, envie ela para laryzorzenone@gmail.com. Caso não queira que seu nome seja revelado, é só dizer que eu oculto ele. Até a próxima. Com carinho, Lary Zorzenone.

6 comentários:

  1. Oi Lary! Esse é um assunto realmente complicado... Nunca tive e se Deus quiser nunca vou ter e também nunca conheci ninguém com isso. Mas imagino como deve ser difícil.
    Beijos,

    Letícia
    http://www.odomdaescrita.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também nunca tive contato direto com isso mas conheço muitas pessoas que já tiveram que ajudar amigas... É uma barra
      Beijinhos

      Excluir
  2. Muito legal você falar sobre esse assunto tão importante no blog, Lary! Vai ajudar muitas meninas! E ah, indicamos você em uma tag aqui http://www.bibliophiliarium.com/2014/01/tag-11-things-about-me-liebster-award.html se já tiver sido indicada, pode desconsiderar xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ideia para essa coluna surgiu por causa disso. Muitas meninas precisam ser ajudadas mas não sabem como pedir ajuda.
      Obrigada por indicar. Vou responder ela assim que possível ;)

      Excluir
  3. É um importante assunto, eu também nunca estive nessa situação, nem nunca tive um amiga que sofresse disso. Aliás, eu tô querendo engordar e ñ consigo ashuashua. Vai entender né ?

    ʕ•ᴥ•ʔ Beijos, Panda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkk dificilmente as pessoas estão satisfeitas com o que tem... Faz parte haha
      Beijinhos

      Excluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos de brigadeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo