19 outubro 2013

Resenha #08 - O que você vai fazer em dezembro?

|| ||


Em O que você vai fazer em dezembro?, romance lançado com sucesso em 1975, alguns velhinhos, personagens inesquecíveis, cansados de se sentir mobília velha da casa dos filhos, peso para a sociedade, com medo de serem mandados para asilos, vão morar numa comunidade autossustentável chamada Harambê, que significa "vamos trabalhar juntos".

Na contra capa...

"Este livro abre caminhos novos em várias direções. As personagens, assim que comparecem em cena, começam a viver como gente. São o vizinho do lado, o casal que vimos passar um dia de mãos dadas, os cabelos empoeirados, o andar macio. São os velhinhos que conhecemos, o olhar miúdo, o corpo meio vergado, o sorriso sem muito entusiasmo. O livro é cinema. É teatro. Mas é sobretudo amor, humanismo, ternura." Jorge Medauar

Nas abas...

O que você vai fazer em dezembro?
O mês de se fazer um balanço do ano que passou, o mês de se planejar para o futuro, para o ano que se aproxima?
O que você vai fazer quando chegar o dezembro da sua vida?
Neste livro, o drama da velhice é visto com olhos de amor e otimismo, por um vigoroso escritor.

Um romance onde Dirceu Borges nos encanta com algo inédito na literatura brasileira: uma utopia bem nossa e atual.
 Em prosa extremamente comunicativa, humana e com certa dose de humor, ele nos transporta sem pieguices para um problema que precisamos encarar com seriedade.
Seus personagens são marcantes e facilmente identificáveis, fazem parte do nosso mundo de todos os dias.
"O que você vai fazer em dezembro?" irá prender o leitor, levá-lo a pensar e a se fazer perguntas como esta: Quem sabe não teremos, dentro das condições que nos são impostas, as armas necessárias para a segunda chance de nossas vidas? 


Opinião da Lary

Já faz um tempinho que li... Não lembro ao certo o nome das personagens mas cá entre nós: É um livro muito bom. Eu amei a leitura. É um livro bem curtinho (tem só 106 páginas) e é um daqueles livros que você tem certeza que conhece as personagens e vai encontrar com elas na próxima visita a casa de sua avó ou até mesmo na rua. Eu sempre fui muito apegada com todos meus avós e a leitura desse livro me fez entender um pouco melhor como eles se sentem muitas vezes com relação a tudo o que ocorre ao redor deles. Uma leitura divertida, refletiva, rápida e emocionante. Recomendo para quem está entrando no mundo da leitura agora, para quem quer entender melhor nossos queridos idosos e para todos que gostam de literatura brasileira (não sei se notaram mas esse é o primeiro livro de autor brasileiro que posto a resenha).

Informações

Título: O que você vai fazer em dezembro?
Autor: Dirceu Borges
Ano: 2003
Editora DAG Edições
Nota: *** (3/5)
Nota no Skoob: 3.2
Onde comprar?


Trecho que mais gostei: "_ A casa dele, deixa eu ver, é no bosque, a terceira depois do salão de ioga, sabe? Mas ele trabalha no centro de cultura, dando aula. Nélvio é culto, conhece muitas línguas. É seu amigo, querida?_Sim - respondeu, e atreveu-se a ainda mais - E a mulher, está com ele?_Mulher? Que eu saiba o Nélvio é solteirão, querida!"

E ai? Mais alguém já leu esse livro ou algum outro do Dirceu Borges? O que achou da leitura? Gostaram da resenha? Deixa seu comentário ai embaixo, ele é muito importante para mim. Beijos. Com carinho, Lary

2 comentários:

  1. Acho lindo esses livros que tratam da velhice com um olhar de otimismo e amor. Precisamos agir desta forma com os idosos, sabe? Falta tanto essa noção de respeito na sociedade... =( Não conhecia esse livro e nem sei se eu consigo encontrá-lo hoje em dia, talvez em sebo, né? Mas acho que a leitura deve deve ser edificante.

    beijos já estou seguindo o seu blog

    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kel
      Eu me surpreendi com a leitura. Encontrei o livro por acaso e me apaixonei pela história. Também acho que a sociedade precisa ter um outro olhar para com o idoso. Recomendo muito a leitura dele.
      Obrigada por seguir. Volte sempre
      Beijos

      Excluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos de brigadeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo