10 fevereiro 2014

Resenha #29 - Clássicos de verdade: Mitos e lendas greco-romanos

|| || 4 comentários:


Ficha técnica...

Título: Clássicos de verdade: Mitos e lendas greco-romanos
Autora: Vários autores
Editora Nova Fronteira
64 páginas
Nota:**** (4/5)

Opinião da Lary...

Esse foi o primeiro livro sobre Mitologia que li e me apaixonei por esse universo graças a ele. Nele, tem vários contos bem curtinhos escrito para crianças, portanto tem uma linguagem bem fácil. Não encontramos apenas mitos nele. Tem algumas fábulas também.
A leitura do livro é bem leve e rápida. Recomendo para quem já gosta de mitologia, para crianças, para quem quer conhecer mitologia e pra todos que gostam de fantasia.
 Quem aqui já leu esse livro? Gostam de mitologia? Qual livro ou mito fez vocês gostarem do gênero? Deixe sua opinião aqui, ela é muito importante para mim. Compartilhem o post, curtam a pag, participem da enquete, me amem. Beijos e até a próxima. Com carinho, Lary Zorzenone.



08 fevereiro 2014

Resenha #28 - Comprometida

|| || 2 comentários:


Ficha técnica...

Título: Comprometida - Uma história de amor
Título original: Committed - a skeptic makes peace with marriage
Autora: Elizabeth Gilbert
Editora Objetiva
240 páginas
Nota:**** (4/5)

Opinião da Lary...


Esse livro foi uma leitura bastante diferente pra mim e, consequentemente, a resenha dele será diferenciada também. Como eu já tinha lido "Comer rezar amar" já tinha uma ideia da forma como a Liz escrevia mas esse livro me surpreendeu até mesmo nesse quesito. O livro é um estudo sobre o casamento, sobre o que ele já representou e o que representa hoje em dia. Vou fazer a análise desse livro capítulo por capítulo com vocês. Espero que gostem da forma como vou resenhar.
Casamento e surpresas
            O casamento é uma amizade reconhecida pela polícia - Robert Louis Stevenson
Neste primeiro capítulo, Liz nos apresenta sua nova realidade: seu namorado brasileiro foi parado pela imigração em um aeroporto nos EUA e eles precisarão se casar caso Felipe queira entrar nos EUA novamente.


Casamento e expectativas
O homem pode ser feliz com qualquer mulher desde que não a ame - Oscar Wilde
Agora, Liz nos leva com ele para uma comunidade hmong para nos mostrar as diferenças das expectativas dessas mulheres para com seus maridos das que nos, ocidentais, temos. Para resumir tudo, as mulheres hmongs não possuem expectativas nenhuma sobre seus maridos. Eles apenas tem de trabalhar e sustentar a família, nada além disso. Eles não tem a obrigação de ser a fonte de felicidade dessas mulheres e elas não querem que eles sejam essa fonte. Elas conseguem isso de suas irmãs, mães, tias e todo o tipo de parenta que possa estar próxima.
"Mas isso não basta mais. Agora queremos ser inspiradas pelos cônjuges! Diariamente! Vai estar à altura, querido?"
Casamento e história
O primeiro laço da sociedade é o casamento - Cícero
Conhecido também como o capítulo que me irritou profundamente. Eu odiei a história do casamento e, durante a leitura desse capítulo, me irritei tanto com ele que quase desisti dele. O casamento nunca foi favorável para a mulher, que era tratada como um simples objeto sem sentimento e sem humanidade suficiente para ter voz no mundo. E outra: eu sempre acreditei que a Igreja era favorável ao casamento, tratando ele como um sacramento. Mas não! A Igreja queria proibir as pessoas de se casarem, queriam que todos adotassem o celibatário e jamais formassem laços íntimos com uma só pessoa. Todos queriam proibir o casamento! Que absurdo! Mas depois, queriam forçar todos a se casarem, para defender terras e heranças das famílias ricas, na era medieval. Nos dias de hoje, casamos apenas quando queremos mas nem sempre foi assim.
"Às vezes a vida é dura demais para ficar sozinho, e às vezes a vida é boa demais para ficar sozinho."

 Casamento e paixão
           Ter com o amor (um pouco)/Mais de cautela/Do que com tudo - e. e. cummings
O capítulo que revigorou meu amor pelo casamento. Também fala sobre história mas a parte bonitinha da história, quando as pessoas começaram a se casar por amor e não para defender heranças (P.S.: antes que eu me esqueça, era proibido duas pessoas de "raças" diferentes se casarem! Absurdo). Mas acontece também que quando as pessoas começaram a se casar por amor, elas começaram a deixar de amar e a se divorciar. triste mas real. As pessoas queriam alguém que as completasse e nem sempre isso é possível, até porque já fomos criados completos. Mas é lindo ler como as pessoas realmente buscam por um amor. Elas querem se sentir especial para alguém, querem ser aquela pessoa especial esperando o outro chegar em casa... Muito fofo isso de nossa parte, já que parece que temos cada vez menos tempo para isso.
"Ambos sabíamos: eu tinha os meus sofrimentos, não os dela; ela tinha os dela, não os meus."
Casamento e autonomia
O casamento é uma coisa linda. Mas também é uma batalha constante pela supremacia moral - Marge Simpson

É hora de definir o papel do homem e da mulher no casamento. a mulher sempre buscou sua independência no matrimônio mas somente depois de muito tempo elas conseguiram. A mulher pode trabalhar e ter uma família e isso já foi um enorme avanço. Mas Liz nos mostra também que criamos muitas restrições em um relacionamento. É assim que somos...
"[...]Mas não se engane: declarei que esse homem é inteiramente meu e, portanto, o afastei do resto do rebanho. A sua energia (sexual, emocional, criativa) pertence em boa parte a mim, e a mais ninguém; não é mais nem inteiramente dele."

Casamento e subversão
De todas as ações de um homem, o casamento é o que menos diz respeito aos outros; mas, de todas as ações da nossa vida, é nele que os outros mais se metem. - John Selden
Aqui Liz nos explica porque o casamento tem de ser algo realizado para tantas pessoas, porque tem de ser algo público e não privado. Gosto bastante dos livros de memórias dela em especial por ela ser agora casada com um brasileiro e podemos ler frases como: "_Ninguém sabe! Isso é que é maravilhoso em ser brasileiro. Não significa nada! Por isso, dá para usar a brasilidade como desculpa para viver a vida como a gente quer. Na verdade, é uma estratégia brilhante. Ela me levou longe."

Casamento e cerimônia
Nada de novo por aqui, exceto que me casei, o que para mim é razão de profundo espanto. - Abraham Lincoln, numa carta de 1842 a Samuel Marshall
No último capítulo, Liz relata como foi sua cerimônia de casamento com Felipe, cerimônia que ambos tinham jurado não realizar.

Para finalizar essa estranha resenha, queria deixar claro que o casamento me reconquistou e de uma forma bastante forte, agora que sei melhor como ele é tratado em outras culturas e por tudo que ele já passou. Se alguém conhecer mais algum livro de Elizabeth Gilbert lançado no Brasil, ficarei muito feliz em ler ele também. Me perdoem por essa resenha maluca que fiz mas foi a única forma que encontrei de transmitir para vocês um pouquinho do que senti lendo esse livro. Quem ai já leu ele, gostou? Deixe sua opinião aqui, ela é muito importante para mim. Comentem, compartilhem, curtam a pag, me amem.

05 fevereiro 2014

Meme musical - Fevereiro

|| || 2 comentários:


Regras: 
1. Ligue seu music player no aleatório.
2. Aperte avançar para cada pergunta.
3. Use o nome da música como resposta para a pergunta mesmo se não fizer sentido.
4. Com as respostas, dê seus próprios comentários de como isso se relaciona à pergunta.
5. NÃO TRAPACEIE!

       1. Como você está se sentindo hoje?  Look What You've Done ~ Jet (Animada? Angustiada? Não sei...)
2. Você vai avançar na vida?  Onde estiver ~ Glória (vou avançar em qualquer lugar)
3. Como os seus amigos te vêem? Mirrors ~ Justin Timberlack (não sei como eles me veêm mas eu amo essa música!!!)
       4. Você vai se casar?  Mean ~ Taylor Swift (vou com quem me faz bem)
5. Qual é a música tema do seu melhor amigo?  I Wouldn't mind ~ He is We (Awn. Por isso que ele é meu melhor amigo sz)
6. Qual é a história da sua vida? Chop Suey ~ SOAD (Não sei não)
7. Como foi o ensino médio?  Vagalumes ~ Pollo part. Ivo Mozart (eu amo essa música quase tanto como amei meu ensino médio)
8. Como você pode seguir com a sua vida?  I miss you ~ Blink 182 (seguindo mesmo sentindo saudades)
9. Qual é a melhor coisa sobre seus amigos?  Eu me lembro ~ Clarisse Falcão (que são loucos e desmemoriados)
10. O que tem programado para esse fim de semana?  Wake me up ~ Avicii (me divertir!)
11. Para descrever seus avós?  Hero ~ Skillet (eles são heróis)
12. Como está indo sua vida? Safe and sound ~ Taylor Swift (bem calma...)
       13. Que música vão tocar em seu funeral?  Someone like you ~ Adele (se eu fosse ter um funeral...)
14. Como o mundo te vê? Se eu chorar ~ Jorge e Mateus (como uma chorona, que eu sou mesmo, e daí?)
15. Você terá uma vida feliz?  Some Nigths ~ Fun (parece que sim)
16. O que você deveria fazer agora?  Bad to the bomb (virar uma bomba?)
17. As pessoas te desejam secretamente?  Senhor do tempo ~ Charlie Brown Jr. (faça sol ou chuva..)
18. Como posso me fazer feliz?  Céu azul ~ Charlie Brown Jr. (dando valor as coisas simples)
19. O que você deve fazer com a sua vida? I do ~ Colbie Caillat (aceitar...)
20. Você terá filhos? O que eu bebi ~ Clarisse Falcão (bêbada...)
       21. Você faria strip-tease com que música?  Here's never growing up ~ Avril Lavigne (Com essa eu faria. Amo essa música!)
22. Se um homem numa van te oferecesse balas, o que você faria?  Alread gone ~ Kelly Kclarkson (cantava pra ele pra ver o que dava)
23. O que sua mãe pensa de você?  Use somebody ~ Kings of leon (que eu uso as pessoas)
24. Qual é o seu segredo mais negro e profundo?  Um só ~ Clarice Falcão (sou carente)
25. Qual é a música tema do seu inimigo mortal?  Caminhos tortos ~ Kaká Reis (que inimigo com bom gosto *-*)
26. Como é sua personalidade?  Dance for you ~ Beyoncé (sou sexy)
27. Que música será tocada em seu casamento?  Highway to hell ~ AC/DC (que louco. Todo mundo curtindo um rock no meu casamento)
28. Quais são suas aspirações?  Não precisa ~ Paula Fernandes (ser independente)
29. O que passa pela sua mente quando você acorda? Wonderwal ~ Oasis (como sou fofa)
30. O que seu namorado(a) quer de você? Fly with me ~ Jonas Brothers (Quer que eu voe? Não acha que está exigindo muito de mim?)


Eu assisti - Sucker Punch mundo surreal

|| || Nenhum comentário:

Ficha técnica...

Lançamento: 2011
Direção: Zack Snyder
Elenco: Emily Browning, Vanessa Hudgens, Jena Malone, Abbie Cornish, Jamie Chung

A opinião da Lary sobre o filme...

Eu adorei o filme mas estou com muitas e muitas duvidas sobre ele. Eu sei que a Babydoll foi enviada para um centro de tratamento para deficientes mentais mas eu não sei se todo o restante aconteceu na mente dela ou na mente da Sweet Pea. E o carinha que eu esqueci o nome que na cabeça de uma delas é o "cafetão" no final parece ser um cara bonzinho que gosta da Babydoll.
Como sou viciada em fantasia, amei o filme com todas minhas forças. A pessoa que imaginou aquilo tudo nunca deve sofrer de bloqueio criativo (quer coisa melhor do que isso?) e é um gênio. Bateu até aquela invejinha de toda essa imaginação fértil.
O filme é bem sexy e fiquei querendo aquele figurino perfeito, cheio de saias perfeitas e make perfeitos e cabelos perfeitos e tudo o mais... Por se passar em um "cabaré" ou algo do tipo, o filme pode não ser muito recomendado para crianças por causa dos figurinos bem extravagantes e bem curtos.
Fora isso, recomendo que todos assistam, pois creio que todo mundo merece um pouco de fantasia em sua vida.

Quem aqui já assistiu? O que achou? Deixe sua opinião aqui, ela é muito importante para mim. Não deixem de compartilhar, comentar, participar da enquete, curtia a pag, me amar. Beijinhos de brigadeiro e até a próxima. Com carinho, Lary Zorzenone.

04 fevereiro 2014

Top 5 - Personagens literários masculinos que eu traria a vida

|| || 10 comentários:
Oi Amoras e Amores. O Top 5 de hoje apresenta para vocês personagens literários masculinos (exceto o principal) que eu traria ao mundo real. Espero que gostem das minhas escolhas.

5- Gale, Jogos Vorazes
Eu sempre gostei muito da figura do Gale. Ele é aquele personagem que cuida da família, dos amigos e que se sacrifica por todo mundo. Eu queria que ele tivesse ficado com a Kat mas... Enfim. Gosto dele por ser um personagem forte e decidido.

4- Snape, Harry Potter
Assim como todo Potterhead, levou um certo tempo para gostar de verdade do Snape. No começo, sabia que ele era um personagem forte e importante mas nunca suspeitei dos reais motivos dele para não gostar do Harry. Em "A Ordem da Fênix", quando Harry viu as lembranças mais horríveis que Snape poderia ter, eu comecei a suspeitar de que ele não era tão mal assim... Enfim... Snape é divo.

3- Hassan, O teorema Katherine
Pra quem ainda não sabe, sou viciada no livro O teorema Katherine e o Hassan é um dos motivos para isso. Creio que ele seja um dos personagens mais engraçados de todos os livros que já li. Sério. Ele só faz cagada mas só vão entender depois de ler.

2- Lupin, Harry Potter
Eu quase coloquei somente personagens de Harry Potter mas ai pensei melhor e tal's... O Lupin foi, na minha opinião, a primeira ligação que o Harry teve com alguém próximo, quase como que uma família. Tá que ele tinha a Mione, o Roni e tudo o mais mas nenhum deles tinha sido amigo de seu pai e de sua mãe, nenhum deles sabia como ele se sentia... Acho que o Lupin apareceu para mostrar ao Harry que outras pessoas também amavam seus pais e que todos sentiam falta deles. Eu poderia ter pego uma imagem só dele mas estou com saudades da Tonks.

1- Sirius, Harry Potter
Tá parei! Desculpem mas eu não poderia deixar o Sirius de fora. A morte dele foi a que mais me afetou e até hoje eu não perdoei a J. K. Rowling por ter feito isso com ele. Sei que ela deve ter tido os motivos dela e tal's mas eu quero que os motivos dela se explodam e que ela ressuscite o Sirius!!! Ela fez o Harry órfão e maltratado pelos tios ai quando o menino descobre que tem uma família ela vai lá e mata ele! Achei injusto. O Sirius é meu personagem masculino preferido da saga e ele deveria estar vivo, só acho.

Espero que tenham gostado e que me desculpem por tantos personagens de Harry Potter mas eu amo a saga e eles deviam estar aqui. Qual é o Top 5 de vocês? Deixe aqui nos comentários, vou adorar saber. Comentem, compartilhem, participem da enquete, curtam a pag, me amem. Beijos e até a próxima. Com carinho, Lary Zorzenone.

01 fevereiro 2014

Metas de leitura do mês #03 - Fevereiro

|| || 2 comentários:
Amoras e Amores, espero que o primeiro mês do ano tenha sido maravilhoso para vocês. Quero informar que, esse mês, vou iniciar o curso superior de Letras então, pode ser, que eu fique um pouco sumida. Vou fazer o possível para continuar postando todos os dias.
A minha meta de leitura desse mês está bem grandinha novamente porque eu não completei a minha meta do mês passado então acumulou a de janeiro e as minhas quatro escolhas para esse mês. Bom, vamos as minhas próximas leituras.

O morro dos ventos uivantes, Emily Bronte
(editora Lua de papel)

Sinopse
Na fazenda chamada Morro dos Ventos Uivantes nasce uma paixão devastadora entre Heathcliff e Catherine, amigos de infância e cruelmente separados pelo destino. Mas a união do casal é mais forte do que qualquer tormenta: um amor proibido que deixará rastros de ira e vingança. "Meu amor por Heathcliff é como uma rocha eterna. Eu sou Heathcliff", diz a apaixonada Cathy. O único romance escrito por Emily Brontë e uma das histórias de amor mais surpreendentes de todos os tempos, O Morro dos Ventos Uivantes é um clássico da literatura inglesa e tornou-se o livro favorito de milhares de pessoas, incluindo os belos personagens de Stephenie Meyer.

O que eu espero dessa leitura?
Espero que eu consiga terminar de ler. Eu estou tendo muita dificuldade com essa leitura então, o máximo que estou conseguindo é ler um capítulo por dia.

A história sem fim, Michael Ende
(editora Martins Fontes)

Sinopse
"A História sem Fim" é a mágica aventura de um garoto solitário que passa através das páginas de um livro para um reino muito particular, o reino da fantasia. Nesta terra imaginária, numa busca original e cheia de perigos, Bastian descobre a verdadeira medida de sua própria coragem e aprende também que até ele tem capacidade para amar. O texto impresso em duas cores, verde e vinho, as belas ilustrações das aberturas dos capítulos completam o clima de encantamento que envolve o leitor.


O que espero dessa leitura?
Espero conseguir terminar de ler ele ainda esse mês. A história é bem legal, tem vários seres fantásticos e tem uma pegada bem juvenil.


Eles não usam black-tie, Gianfrancesco Guarnieri
(editora Civilização Brasileira)

Sinopse
Debruça-se sobre os conflitos, contradições e anseios da classe trabalhadora no final dos anos 70, na crise final da ditadura militar. O livro situa, em pólos antagônicos, a esperança na ação coletiva e a aposta nas saídas individuais, como alternativa de vida para os trabalhadores.

O que eu espero dessa leitura?
 Espero me surpreender. Eu gosto de ler livros que não são muito divulgados e de ler livros que recebem críticas negativas. Eu sou muito desconfiada então tenho que tirar a prova de tudo. Ganhei esse livro na escola no ano de 2010 e estava lá... guardado... sem receber carinho. Ai eu resolvi dar carinho pra ele *-* Também vou precisar de incentivo para ler ele.

Ciclo da lua, César Magalhães Borges
(editora Plêiade)

Sinopse
O ciclo inicia-se com a apresentação de uma carta lunar cujas cores verde, vermelho, violeta e azul representam, respectivamente, a primavera, o verão, o outono e o inverno como, também, os elementos da natureza. E nessa trilha do ciclo apresenta-se a lua. Segue-se a lua crescente por uma revoada de um vermelho carmim. Vem a cheia tecida num plantio de violetas. Aparece a minguante dando sua face em azul e renova-se o ciclo da lua nova, aí e vai…

O que eu espero dessa leitura?
Por ser um livro de poemas, eu tenho a intenção de ler alguns poemas por dia... Para aliviar outras leituras mais "sérias". Li várias coisas boas sobre o livro e espero gostar bastante. Mais um que eu ganhei na escola a um certo tempo...

O caçador de pipas, Khaled Hosseini
(editora Nova Fronteira)

Sinopse
 O caçador de pipas é considerado um dos maiores sucessos da literatura mundial dos últimos tempos. Este romance conta a história da amizade de Amir e Hassan, dois meninos quase da mesma idade, que vivem vidas muito diferentes no Afeganistão da década de 1970. Amir é rico e bem-nascido, um pouco covarde, e sempre em busca da aprovação de seu próprio pai. Hassan, que não sabe ler nem escrever, é conhecido por coragem e bondade. Os dois, no entanto, são loucos por histórias antigas de grandes guerreiros, filmes de caubói americanos e pipas. E é justamente durante um campeonato de pipas, no inverno de 1975, que Hassan dá a Amir a chance de ser um grande homem, mas ele não enxerga sua redenção. Após desperdiçar a última chance, Amir vai para os Estados Unidos, fugindo da invasão soviética ao Afeganistão, mas vinte anos depois Hassan e a pipa azul o fazem voltar à sua terra natal para acertar contas com o passado.

O que eu espero dessa leitura?
 Espero pura e simplesmente conseguir terminar de ler esse livro. Estou tentando desde novembro e não está sendo nada fácil. Torçam por mim

Clássicos de verdade: mitos e lendas greco-romanas, vários autores
 (editora Nova Fronteira)

Sinopse
Conjuntos de mitos e lendas

O que eu espero dessa leitura?
Esse livro é o único que já li dos que estão aqui. Foi o primeiro livro de mitologia que li. Ganhei ele em 2004, quando estava na quarta série. Ele é bem fininho e é bem infantil mas eu adoro. Graças a ele me apaixonei por mitologia e comecei a estudar cada vez mais sobre nossos queridos deuses.

Comprometida, Elizabeth Gilbert
(editora Objetiva)

Sinopse
A história de Comprometida começa 18 meses depois do fim do livro anterior, crônica sobre o ano em que a autora enfrentou um divórcio, uma depressão debilitante e outro amor fracassado até que se livrou de todos os bens materiais, demitiu-se do emprego e partiu para uma viagem de um ano pelo mundo, sozinha. Nos últimos capítulos de Comer, Rezar, Amar, Liz Gilbert conhece o brasileiro Felipe. Naturalizado australiano e divorciado, ele vivia na Indonésia quando conheceu Liz, 17 anos mais nova - é ele o "coroa" da dedicatória do novo livro escrita em português até na edição de língua inglesa. "Perto do fim da viagem, encontrei Felipe, que havia anos morava sozinho e tranquilo em Bali. O que veio em seguida foi atração, depois uma lenta corte e, finalmente, para nosso espanto mútuo, amor".

O que espero dessa leitura?
Espero gostar tanto quanto gostei de "Comer rezar amar" e ler bem rapidinho pra tentar agilizar as outras leituras hehe ;)

As aventuras de Pi, Yann Martel
(editora Nova Fronteira)

Sinopse
Um dos romances mais importantes do século, As aventuras de Pi é uma narrativa singular de Yann Martel que se tornou um grande best-seller. O livro narra a trajetória do jovem Pi Patel, um garoto cuja vida é revirada quando seu pai, dono de um zoológico na Índia, decide embarcar em um navio rumo ao Canadá. Durante a viagem, um trágico naufrágio deixa o menino à deriva em um bote, na companhia insólita de um tigre-de-bengala, um orangotango, uma zebra e uma hiena. A luta de Pi pela sobrevivência ao lado de animais perigosos e sobre um imenso oceano é de uma força poucas vezes vista na literatura mundial.

O que espero dessa leitura?
Espero que seja tão bom ou melhor do que o filme. Comprei o livro porque amei o filme.

Cinquenta tons de cinza, E. L. James
(editora Intrínseca)

Sinopse
Mais informações em: www.cinquentatonsdecinza.com Quando Anastásia Steele entrevista o jovem empresário Christian Grey, descobre nele um homem atraente, brilhante e profundamente dominador. Ingênua e inocente, Ana se surpreende ao perceber que, a despeito da enigmática reserva de Grey, está desesperadamente atraída por ele. Incapaz de resistir à beleza discreta, à timidez e ao espírito independente de Ana, Grey admite que também a deseja - mas em seus próprios termos. Chocada e ao mesmo tempo seduzida pelas estranhas preferências de Grey, Ana hesita. Por trás da fachada de sucesso - os negócios multinacionais, a vasta fortuna, a amada família -, Grey é um homem atormentado por demônios do passado e consumido pela necessidade de controle. Quando eles embarcam num apaixonado e sensual caso de amor, Ana não só descobre mais sobre seus próprios desejos, como também sobre os segredos obscuros que Grey tenta manter escondidos... Mais informações em: www.cinquentatonsdecinza.com

O que espero dessa leitura?
Espero gostar. Sei que essa trilogia dividiu muito os leitores, tem os que amam e os que odeiam. Eu só tenho o primeiro livro mas espero gostar por que, mesmo não gostando, vou querer ler a trilogia toda hehe.

É isso Amoras. Já lerão algum livro dessa lista? O que acharam? Me ajudem a ler todos eles. Me incentivem. Deixem a opinião de vocês aqui, ela é muito importante para mim ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo