17 julho 2019

Resenha #170 - O adversário secreto

|| ||

Inicialmente desempregados e sedentos de viver grandes aventuras, o casal de amigos Tommy e Tuppence se envolve na busca de Jane Finn, uma garota desaparecida após o naufrágio de um navio de passageiros durante a primeira guerra mundial. A garota está de posse de um importante documento que, terminada a guerra, apresenta informações comprometedoras para a Inglaterra e os países aliados. Assim, não somente o governo, mas também um grupo de revolucionários quer ficar com a posse dos tais documentos, com o intuito de utilizar as informações em uma importante greve geral que estão organizando.
Raptos, perseguições, assassinatos, enganos fazem com que Tommy e Tuppence não possam reclamar de falta de ação neste primeiro caso que conseguem destrinchar.
Continuando o projeto Lendo Agatha Christie, o livro lido em junho foi O adversário secreto, nosso primeiro contato com os Jovens Aventureiros Tommy e Tuppence.

A história...

Diferentemente do primeiro livro da autora, nesse não acontece a investigação de um assassinato, ao menos não de imediato, mas sim a investigação de toda uma quadrilha, de um complô para um nova Guerra (não me recordo muito bem se o livro se passa no final da 1ª ou 2ª Guerra). Tuppence, nossa heroína, é, como ela mesma diz, louca por dinheiro. Tommy, seu amigo de infância, acaba entrando na onda dos Jovens Aventureiros para conseguir comprar comida e se manter.
O primeiro caso deles acontece bem por acaso, meio que caindo no colo deles, assim mesmo, do nada, e eles vão percebendo que se meteram em uma trama muito mais complicada do que imaginavam.
O grande vilão que eles tem que encontrar é Mr. Brown, suspeito de manter refém Jane Finn, uma americana que, supostamente, está em poder de papéis importantes para que haja ou não uma nova Guerra. E isso é tudo que contarei sobre a trama.

Minha opinião sobre a história...

A leitura foi meio arrastada nos primeiros capítulos, mas logo ficou envolvente e a gente não consegue mais parar de ler. Tem tramas políticas, um possível sequestro, um sequestro de fato, muitas pessoas que parecem suspeitas, um assassinato que ocorre enquanto alguns dos personagens estão presentes... Muita coisa acontecendo e nós ficamos ali, vidrados, desesperados pra saber como aquilo tudo vai acabar. Existe papel, não existe papel. Vai ter outra Guerra, não vai ter Guerra. Muito louco.
A escrita da Agatha continua gostosa e envolvente.  A história toda vai encaixando tão bem, as personagens vão descobrindo o que tem que ser feito e meio que cada um vai cumprir o seu papel para que essa história chegue a um desfecho. Cada pessoa está ali por um motivo.
Assim como o primeiro livro do projeto, eu desvendei o mistério antes da revelação. Cara, como estou feliz com esse pequeno feito inútil. O que me levou a desvendar o criminoso foi algo simples, mas que foi certeiro pra mim.

As personagens

Tuppence ou Miss Prudence Cowley é uma jovem que não tem medo de trabalhar, adora uma boa aventura e não tem nenhuma vergonha ao assumir que se casaria somente se fosse com alguém rico para que mantivesse uma vida boa. Não é nada sentimental.
"_Pareço o tipo de garota que sai por aí se apaixonando por todos os homens que encontra?
_Não. Você parece o tipo de garota por quem um punhado de homens se apaixona!"
Thomas Beresford, um amigo leal, corajoso. Nosso Tommy busca por segurança e é somente o fato de não ter mais nada de dinheiro que o faz entrar pra loucura de Jovens Aventureiros de sua amiga.
"Eu me oponho veementemente à ideia de morrer."

Algumas quotes...

"Essa é a parte curiosa de dizer a verdade. Ninguém acredita. Foi o que descobri esta manhã."
"A juventude é um defeito do qual é bastante fácil de livrar."
"Sempre ouvi dizer que os revolucionários dão pouco valor à vida, mas parece que há uma diferença quando é a vida deles que está correndo perigo."

Ficha Técnica...

Título: O adversário secreto
Título original: The secrety adversary
Autora: Agatha Christie
Editora Globo Livros
384 páginas
Ano: 2014
Nota: 4
Nota no Skoob: 4.1

Agatha Christie




Concluindo: Adorei conhecer Tommy e Tupence. A primeira aventura dos dois convence bastante e envolve, nos levando para uma trama política tão bem trabalhada que você começa a duvidar das suas certezas de um jeito que Agatha Christie faz como ninguém.

Quem mais está ai no projeto de leituras da Agatha? E já leu esse livro? Me conta o que achou da história. Um beijo.

 
http://vidasempretoebranco.blogspot.com/p/anunciantes.html
 

2 comentários:

  1. Oi Lary!
    Esse da Agatha eu ainda não li, aliás, acho q não cheguei a ler nenhum com essa dupla de detetives!
    E tu adivinhou o culpado de novo hein, me ensina o segredo! hahah
    Bjs
    A Colecionadora de Histórias - Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol
      Se quer conhecer eles, comece por esse, já que é o primeiro da dupla. Eu achei bem legal.
      Eu fico meio fissurada em buscar dicas nos livros de mistério. Mal de ser virginiana.
      Beijos

      Excluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos de brigadeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo