18 maio 2019

Resenha #166 - Cadeados

|| ||
Nuccia de Cicco
E-book cedido para leitura pela autora. Todas as opiniões são minhas, sem interferências, na tentativa de passar a vocês o que senti ao longo da leitura.
“Para todo mundo, eu perdera apenas a audição. Para mim, perdera toda minha vida.” Após encerrar sua jornada no exterior, Pamella retorna ao Brasil para prestar vestibular e seguir a carreira na área da saúde, ao invés de se tornar uma artista como todos na família. Seus planos e sonhos são bruscamente interrompidos por um acidente de carro. Meses depois, ainda se recuperando do coma, do luto e do abandono pelo namorado, novos sintomas surgem. E, então, da noite para o dia, ela se descobre surda. Com a ajuda da irmã e amigos, Pam deverá interagir com o mundo através do tato e da visão, sem perder sua identidade. Precisará aprender a se adaptar à sua nova condição, a se conectar novamente com a sociedade, a se comunicar, a confiar, a amar e ser amada outra vez, a sobreviver à sua deficiência. Após tanto tempo sentindo-se trancada dentro de um mundo silencioso e solitário por fortes cadeados, ela descobrirá que o amor é a única chave: o amor por alguém, por si mesma e pela vida.


Eis um livro diferente de tudo que eu já tinha lido e que me ajudou muito a descobrir que eu não sei absolutamente nada sobre surdez. Mas vamos falar sobre a história que é isso que vocês querem saber. Ah, sugiro que ouçam ou vejam a tradução dessa música, que combina muito bem com essa história.

A história

Pamella é uma garota normal, que tem uma família que lhe dá todo amor e suporte. Todos em sua casa são das artes, mas não ela. A garota que anda cheia de rebites e roupas pretas pesadas decidiu ter um emprego tradicional. Ela ama música, especialmente rock.
Pamella namora com Gustavo (Bafo), o maior embuste da história da literatura nacional. Abusador, controlador e que se faz de coitadinho pra ter a companhia de Pam e poder moldá-la a seu bel prazer. Gustavo é obcecado com perfeição física devido a um trauma de infância. Esse trauma justifica essa neurose dele, mas de forma alguma justifica seu comportamento.
"O modo como Pamella reagiria a ciúmes era algo perdido em sua memória, pois durante o relacionamento com Bafo ela fora obrigada a não sentir nada."
Saindo de um casamento, o carro que Pamella estava com os pais, Osvaldo e Larissa (olha meu nome ai), sofre um terrível acidente, onde os pais morrem e Pamella fica em coma por meses. Após um tempo, ela se descobre surda e isso destrói o seu mundo.
Projeto: Lendo personagens Larissa
Nossa protagonista fica depressiva por um tempo, mas com a ajuda de sua irmã, Íris, e Jonas, ela volta a enxergar cores em um mundo que ela tinha passado a ver em preto e branco.

As personagens

Pamella é nossa protagonista. Uma menina com um estilo bem gótico. Se vê ensurdecida e sua vida vira de cabeça para baixo.
"Apesar de estar com quase vinte e três anos, meu estilo de moda remete ao de uma adolescente metida a gótica rebelde."
Íris é a irmã mais velha da Pam. Centrada, apaixonada por artes. Sonha em entrar para a Orquestra Sinfônica. Apaixonada por livros. Noiva de Lucas.
Lucas é o cunhado de Pam. Muito doce, faz tudo para ajudar suas meninas. Sempre está lá pela Íris. Um namorado exemplo.
Jonas É o ser humano mais completo e incrível que já vi. É um personagem bem construído. Ele vê Pamella e Iris indo para a psicóloga e se encanta com Pam. Desse dia em diante, ele passa a ajudar Íris a mostrar para Pam que existe vida após o acidente.
"Queria saber como seria a voz que meu cérebro criaria para ele. Peguei-me pensando como seria o real tom de voz dele, seu timbre. Foi a primeira vez que eu quis muito mesmo tocar uma pessoa para sentir a vibração da sua voz."
Gustavo, ou Bafo, vulgo embuste do ano, é o namorado de Pamella. Bafo tem um passado muito conturbado e isso o tornou um obcecado por perfeição física e psicológica.
"Eu me perguntava que tipo de amor era esse que tínhamos, baseado em medo, imposições e segredos."

Minha opinião

Pra começar, gostaria de dizer que a autora de CadeadosNuccia de Cicco, é ensurdecida (existe diferença e só descobri isso nesse livro) então senti em muitos dos momentos de desespero da Pam, o desespero que a própria autora deve ter sentido quando se viu nessa situação. Acredito que ela deva, sim, ter usado sua experiência para criar essa história.
"Eu estava cercada de gente e totalmente só em um mundo exclusivo meu. Era o pior tipo de solidão que alguém poderia encontrar na vida."
Existe romance nesse livro, bastante romance, mas acho que o foco está muito mais na superação e nas descobertas da Pam do que no romance, que é incrivelmente fofo e perfeito.
A meu ver, ele é muito mais sobre família, sobre amizade, sobre superação que qualquer outra coisa. É uma história sobre aceitação.
O romance existente é óbvio. No começo da história já temos certeza que eles ficarão juntos, mas a construção da relação deles é gradual, é leve e é sem nenhuma pressa. As coisas simplesmente vão acontecendo. como surge uma amizade muito grande entre eles, acabam negando o amor que surgiu e quem nunca fez isso? É muito gostoso acompanhar essas descobertas.
A autora criou um livro muito interessante. Mais do que literatura, ele tem muitas informações sobre surdez, é um livro sobre inclusão.
"Foi a primeira vez em que compreendi que a surdez não é uma limitação. Eu era. Assustador."
Acho que já perceberam minha dificuldade para falar sobre essa obra. Eu gostei muito e já quero ler mais da autora. Nunca tinha lido nada com personagem surdo e achei muito interessante a forma que ela foi entendendo e aceitando sua nova condição.

Outras quotes

"[...]o inferno é real. Não um fosso escaldante, não um lugar acima ou abaixo de nós, mas em nós, um lugar em nossa mente."
"Além do estigma de órfã, era a deficiente. A pobre coitada da rua em que morávamos, que perdeu a audição logo depois de perder os pais naquele acidente bizarro. Eu era a menina do acidente. Era a surda. A coitadinha que perdeu tudo."
"Ele, o silêncio que no início me atemorizara e quase me fizera desistir de mim mesma em muito momentos ao longo dos últimos anos, também fora confortador, exclusivo, impactante, até caloroso. Eu aprendi muitas coisas como surda e esperava aprender muitas mais."
"[...] esteve todo esse tempo sobre meu coração. Só me livrei do cadeado gigante quando em aceitei como era. Quando eu consegui viver bem com o que sobrara, quando me respeitei."

Ficha Técnica...

Título: Cadeados - O amor é a chave
Autora: Nuccia de Cicco
Editora The Books
331 páginas
Ano 2018
Nota: 5
Nota no Skoob: 4.8

Concluindo: É um livro sem igual, com uma história doce e delicada. Nuccia nos leva a ver pessoas surdas e ensurdecidas de outra forma. Nos mostra que nem todos os deficientes auditivos são igual. Existem surdos verbais e não verbais e toda uma gama que a gente não faz nem ideia. Me abriu os olhos pra muitas coisas e me faz querer saber mais sobre o assunto.

Me conta se já conhece o livro ou se já leu algo da autora. Vou adorar falar com vocês aqui nos comentários. Um beijo grande e até a próxima.



10 comentários:

  1. Oi, Lary!
    Menina, pela capa não suspeitaria que o livro trazia essa carga emocional tão grande
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu
      A capa tem tudo a ver com a história... É um livro com uma carga grande mesmo, mas na real é uma leitura leve.
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Lary, tudo bem?
    Adorei o tema do livro. Acho super importante abordar questões pertinentes, como nesse caso a surdez, na literatura jovem.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priih
      Acho incrível e super importante que tratem temas assim na literatura. Abre nossos olhos para muitas coisas.
      Beijos

      Excluir
  3. Nossa fiquei realmente interessada.
    Essa autora é ótima.
    Beijinhos ;*

    Blog Menina Caprichosa | Canal Youtube | Facebook | Insta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alanna
      Foi meu primeiro contato com a escrita dela e adorei.
      Beijos

      Excluir
  4. Que incrível, nunca li um livro que trouxesse esse tema, achei super interessante e fiquei doida para me aprofundar nessa história!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Lary!
    Nunca tinha visto esse livro!
    Ensurdecida é quando a pessoa não é surda de nascença, é essa a diferença?
    Essas temáticas de inclusão são muito importantes de estarem na ficção!
    Bjs
    A Colecionadora de Histórias - Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol
      Exato. Achei interessante ler algo sobre esse tema.
      Beijos

      Excluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos de brigadeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo