06 abril 2019

Resenha #162 - A revolta da sucata

|| ||
livro nacional
Livro cedido para resenha em parceria com a autora. Todas as opiniões aqui presentes são minhas, sem interferências, na tentativa de passar a vocês o que senti ao longo da leitura. 
Quem poderia imaginar, mesmo nos sonhos mais esdrúxulos, uma insurreição de celulares antigos descartados? Quem poderia sequer sonhar com aparelhos ultrapassados exigindo ser tirados do ostracismo e do lixo? A Revolta da Sucata conta a incrível, mas quiçá não impossível aventura de toda uma linha de smartphones que não admitem ceder o lugar para gadgets mais modernos que, segundo eles, de superiores realmente não têm nada, e cujo sucesso se deve apenas ao marketing agressivo e à propaganda maciça. A Revolta da Sucata é uma história movimentada e antenadíssima, que fala de consumismo e obsolescência forçada, de desperdício de energia e de recursos, e da geração desenfreada de toneladas de resíduos nocivos.

Um livro nacional com uma discussão muito importante sobre obsolência relativa e programada. Em um mundo onde a cada dia existe um novo lançamento tecnológico, os aparelhos ditos como obsoletos se unem para mudar isso.
Bom, aqui acompanhamos a história de vários pontos de vista, porém todos se encontrarão em algum momento da história. É um livro bem curto, então não posso falar muita coisa pra não dar spoiler.
Vou falar como me senti lendo o livro.
Achei todas as discussões muito importantes. Hoje um aparelho se torna obsoleto quando um novo modelo é lançado, mesmo que tudo o que tenha mudado seja o tamanho da tela. Muitas marcas param de atualizar seus sistemas quando novos aparelhos são lançados, forçando assim seus consumidores a comprarem um novo aparelho. Eu fico muito revoltada com isso. Na boa, quando compro um aparelho, eu cuido para que ele se mantenha funcionando perfeitamente o máximo de tempo possível, porém, mesmo com cuidados, isso se torna impossível com esse descaso dos fabricantes com seus consumidores.
Acredito que tinha que ter um limite de tempo antes de mudar sistema e coisas assim. Ou parar com essa frescura de parar de atualizar sistema. Se tenho um aparelho perfeitamente funcional, porque preciso trocá-lo?
Tem também reflexões sobre informações que nossos aparelhos tem sobre nós. Cada pesquisa que fazemos, cada site que entramos, tudo é registrado e vai tornando a internet uma bolha, onde mostram somente o que já sabem serem de nosso interesse, ou coisas com as quais vamos concordar...
"_Podemos acessar todas as informações da memória de seus próprios celulares... onde, vocês já sabem, há sempre um dossiê completo sobre cada um."
Muito vem se falando de consumo consciente, porém sinto que os aparelhos eletrônicos ficam de fora dessa pauta, o que é frustrante. Se nós passarmos a consumir conscientemente, as marcas se adaptarão a isso. Não somos nós que temos que nos adaptar aos lançamentos, os lançamentos que tem que se adaptar as nossas necessidades. Se os aparelhos ainda fossem feitos para durarem, imaginem o quanto de recursos que seriam economizados?
Enfim, é um livro muito bacana, com uma discussão interessante e super atual. A revolta da sucata é simples e mostra a infeliz realidade em que vivemos, tecnologicamente falando.

Ficha Técnica...

Título: A revolta da sucata
Autora: Laura Bergalo
Editora Garamond
116 páginas
Ano 2013
Nota: 4
Nota no Skoob: 4

livro nacional

livro nacional

livro nacional

livro nacional


Concluindo: É muito mais do que eu esperava. O livro aborda questões muito importantes sobre o nosso consumo atual, a forma como marginalizamos quem não está "em dia" com as novas tecnologias... Enfim, é um livro muito interessante. Ah. As páginas são de papel reciclado e achei isso incrível.

Me conta se já conhecia o livro e o que achou. Se conhece algum outro livro com uma temática similar, me conta aqui. Vamos bater um papo legal nos comentários. Adoro essa troca. Um beijo grande e até a próxima.



8 comentários:

  1. Nossa, adorei essa premissa, super original e necessário o tema, e a iniciativa das páginas recicladas também é super bacana, todos deveriam aderir a esse modelo!

    www.estante450.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super concordo. As páginas recicladas ficam legais pra leitura, assim como as amareladas e a discussão que ele trás é muito pertinente pro nossos dias atuais.

      Excluir
  2. Oi Lary, tudo bem? Apesar de não ser um tipo de livro que leio com muita frequência, achei o tema bem interessante e pertinente para o momento!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi
      Também não é o tipo de livro que costumo ler, mas achei a leitura bem interessante.
      Beijo

      Excluir
  3. Oi Lary, é um livro bem interessante mesmo, quem poderia imaginar tal situação? Eu nunca, acho tão legal a criatividade dos nossos autores!
    Acho que este livro abre vastos assuntos relativos ao consumo em geral, não só da tecnologia, como roupas tb, muito bom!
    Lindo blog!

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mila
      É realmente uma história bem criativa e pertinente para nossos dias.
      Muito obrigada ;)
      Beijo

      Excluir
  4. Adorei seu esse seu artigo, realmente é um dos melhores blog que estou visitando. Suas postagens são excelente! Parabéns!

    Beijos 💋..

    Meu Blog: Sorte em Loterias

    ResponderExcluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos de brigadeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo