09 fevereiro 2019

Resenha #154 - Maria do Sol

|| ||
Livro disponibilizado para resenha em parceria com a autora. Todas as opiniões aqui presentes são minhas, sem interferências, na tentativa de passar o que senti ao longo da leitura.
“Um crime, uma culpa, um fantasma...”Todo livro tem sua história, algo que foi o propulsor para sua criação. Maria do Sol surgiu de uma madrugada que trouxe um sonho. Durante o dia se materializou em um conto. Dois anos após, voltei-me para ela e a concluí.Pedrinho e Maria do Sol irão nos levar por um caminho sem volta. É claro! Pois todo percurso que se segue não há como retroceder em suas consequências. Por isso, agir sem pensar não é um meio a se seguir. Seremos morada das consequências de nossos atos.Portanto, é tão importante analisar cada passo que será dado, não matematicamente como num jogo, pois a existência se tornaria fria e sem vida, mas com verdade, diálogo e sinceridade no agir.

Um livro pequenininho, curtinho e com uma capa e contra capa lindíssimas. Comecei ler pouco depois que começou a primavera, já que eu achei que a capa tinha tudo a ver com a estação (e tem mesmo). A história não é tão primaveril quanto a capa, está mais pra um outono complicado.
Temos Pedrinho, um menino mimado pra caramba que vive com seus pais e sua babá. Seus pais são sempre muito ocupados para o garoto e sua babá se torna sua cuidadora e sua única amiga. Na festa de aniversário de sua avó no sítio, Pedrinho conhece Maria do Sol e passa o dia todo brincando com ela. Quando a garota o chama para brincar junto com os outros meninos, ele fica com ciúmes e empurra a menina dentro da piscina. Alguns meninos correm atrás dele e dizem que ele matou a menina. Pedrinho nunca fala sobre o que ocorreu com ninguém e cresce acreditando ter mesmo matado a menina. Pedrinho começa a cursar Psicologia e, para se formar, ele precisa fazer terapia. Nessa terapia ele resolve, finalmente, falar sobre o assunto e seu terapeuta tenta ajuda-lo. 
"Você pode ter ex-mulher, mas um filho será sempre sua responsabilidade" Pág. 21
Um resumo do que ocorre na história é esse ai em cima e poderia ter sido uma história incrível, mas não é, ao menos não foi pra mim. Eu encontrei alguns diálogos que não tinham muita razão de estar ali e tem um pouco mais de expositividade do que eu gostaria de encontrar.
Pedrinho é um dos personagens mais genéricos que já li. Mimado,  deixado em segundo plano pelos pais que trabalham de mais pra poder dar a ele tudo, menos a presença deles. Sem amigos e atormentado pelos fantasmas de seu passado. Cursar psicologia é somente sua maneira de tentar solucionar seus próprios problemas. Eu queria muito ter gostado dele, mas não rolou.
Gostei muito da construção do cenário da fazenda, das atividades das crianças agindo como crianças e não como mini adultos. Tem bastante referências ao mundo pop, embora eu tenha achado que algumas foram só colocadas ali, sem muita atenção se fazia sentido ou não.
Dentro do livro tem umas artes incríveis e achei esse detalhe muito fofo. É um bom livro pra ler em uma tarde preguiçosa e se distrair um pouco.









Ficha Técnica...

Título: Maria do Sol
Autora: Alice Raposo
Editora Fundação Quixote
127 páginas
Ano 2016
Nota: 3
Nota no Skoob: 4.1

Concluindo: Um livro gostosinho, com uma premissa interessante e um cenário maravilhoso. As maiores lições que tirei foi sobre os pais prestarem atenção aos filhos e sobre falarmos sobre os nossos problemas e o poder que compartilhar isso tem na nossa vida.

Me fala se já leu esse livro e o que achou, se discorda da minha opinião. Vamos conversar aqui nos comentários. Um beijo de brigadeiro na bochecha e até a próxima.



4 comentários:

  1. Oie Lary =)

    Não conhecia o livro e nem a autora, mas pela sua resenha deu para perceber que se trata de uma história sensível e atual. Adoro narrativas assim, pois além de me emocionarem me fazer refletir ao mesmo tempo. Além disso, achei as ilustrações lindas!

    Beijos ;**

    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ane
      É uma história bem fofinha mesmo, super simples e delicada.
      Beijos

      Excluir
  2. Olá Lary,

    Adorei a resenha, parabéns... Já tinha visto alguma coisa em relação a esse livro, mas ainda não li. Parece ser ótimo mesmo e de fácil entendimento.

    Beijinhos, Gi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gi
      Recomendo que busque mais informações sobre o livro, é bem bacana.
      Beijos

      Excluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos de brigadeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo