26 agosto 2018

[TAG] Empoderamento feminino

|| ||
Vi essa tag no blog Prisma literário e salvei na hora, porque eu não poderia mais viver se não a salvasse pra responder depois. Achei as perguntas incríveis e achei que essa é uma forma bacana de falar mais com vocês sobre feminismo e empoderamento.

1 - Sororidade: União e aliança entre mulheres, baseado na empatia e companheirismo, em busca de alcançar objetivos em comum. Um livro com duas personagens femininas que são muito companheiras.
Posso dizer o quanto é triste eu ter demorado pra lembrar de algum livro que se encaixasse nessa pergunta? Eu pensei bastante e escolhi citar a trilogia Paganus. A união entre Adele, Daniele, Cleide e todas as outras mulheres da vila é algo incrível. Elas vivem em uma sociedade matriarcal onde cada um contribui com o que tem a oferecer e é lindo ver essas mulheres se apoiando, se ajudando.



2 - Empoderamento: Processo de aquisição de ferramentas para combater nossas opressões. É quando nos tornamos mais fortes para desconstruir os papéis que nos impõem e para lutar por equidade. Personagem empoderada em um romance de época.
Eu nunca li Romance de Época (não me matem), então vou citar a Liz, de Orgulho e Preconceito, porque vi o filme baseado na obra e ela é uma personagem incrível, a frente de seu tempo, maravilhosa.




3 - Machismo: Tipo de opressão que a sociedade patriarcal produz contra mulheres. Ele se expressa de diversas formas, das mais evidentes até as mais sutis. Cite um livro com personagens machistas.
Todos os já produzidos até hoje. O machismo é algo tão enraizado na nossa sociedade, que a ficção reflete isso de maneira assustadora. Acredito que as distopias são bem machistas (a maioria) e vou citar duas distopias: O conto da Aia, super famoso e maravilhoso. Um tapa na cara. E um nacional pouco discutido (infelizmente): É proibido sorrir.




4 - Slutshaming: Quando julgamos uma mulher por ter comportamentos “de vadia”, o que quer que isso signifique. Basicamente, é quando se ojeriza uma mulher por dispor de sua sexualidade e de seu corpo livremente. Cite um livro que você julgou pela capa antes de conhecer a história.
Quando eu comprei O lado mais sombrio (na verdade, marido que me deu de dia dos namorados, mas eu que escolhi), eu nunca tinha lido nada sobre o livro, não me dei ao trabalho nem de ler a sinopse. Simplesmente vi a capa, me apaixonei e escolhi ele.




5 - Misoginia: Está relacionada a discriminação e violência contra as mulheres (cis ou trans), porém pessoas que não são mulheres, mas que foram designadas como mulheres ao nascerem (e que, pela leitura social cisnormativa, são lidas como mulheres) também podem sofrer com a misoginia. Um livro que aborde a violência contra a mulher.
Poderia novamente citar as distopias, mas quero algo mais tangível. Depois de olhar toda a minha estante do Skoob, descobri que o único que se encaixa, sem ser distopia (e a Bíblia) é Easy. Ele fala bastante sobre o estupro, as meninas da faculdade fazem uma espécie de clube onde contam suas experiências... É um livro bem legal.




6 - Culpabilização: Ser mulher em uma sociedade machista é sentir culpa por tudo: por não querer transar, por não estar arrumada, por ter sido estuprada, por estar em um relacionamento abusivo. A culpabilização é o processo de ser culpada por todas essas coisas (e por muitas outras). Um livro com um relacionamento abusivo.
Depois daquela viagem é um livro intenso de mais Eu li ainda na escola e hoje consigo perceber o quanto seria necessário que esse livro fosse leitura obrigatória. A Valéria, escritora e protagonista, viveu um relacionamento abusivo, onde o namorado a forçava a fazer sexo com ele, sem proteção, o que resultou na Val contrair HIV.




7 - Girl Power: Poder Feminino. Cite autores que são ótimos profissionais e criaram protagonistas incríveis.
A Eleonor Hertzorg cria personagens incríveis, tanto masculino como femininos.  A construção de personagem dela é maravilhosa. A Camila Pelegrine tem só protagonistas empoderadas e maravilhosas.

O que acharam da tag de hoje? Eu achei ela maravilhosa e me senti inspirada pra buscar mais livros que envolvam feminismo. Se tiver indicações pra mim, vou adorar. Um beijo e até a próxima.



8 comentários:

  1. Adorei o tema dessa tag, e com toda certeza vou ler os livros que você indicou. Já li Depois daquela Viagem e concordo que é um livro que deveria ser leitura obrigatória na escola, onde a curiosidade é maior e é ali que os relacionamentos começa. Ótimas indicações.

    Beijos
    caroldoria.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol
      Quero trazer mais sobre feminismo aqui no blog. Acho de extrema importância falarmos sobre isso tudo. Essa tag é ótima e me permitiu indicar vários livros legais.
      Beijo

      Excluir
  2. adorei o post! a gente tem que cada vez mais discuti esse assunto pra se empoderar cada vez mais!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não poderia concordar mais. Quando a gente fala sobre o assunto, ele deixa de ser tabu e a gente passa a entender melhor tudo que o rodeia.

      Excluir
  3. Que tag mais diferente minha gente, o empoderamento feminino vem tomando seu lugar nos dias de hoje mais ainda assim é difícil falar no assunto, mas devemos deixar esse tabu de lado e cair na real que ninguém é inferior a ninguém que todos somos iguais.

    Ventos de Maio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu
      Acredito que é nosso papel, enquanto ser humano, falar sobre feminismo, empoderamento e mais pra conscientizar as pessoas, pra mostrar que estamos juntas, que existimos.

      Excluir
  4. Que tag bem maravilhosa!!!
    Eu consegui pensar em muitos livros com personagens machistas mas pensei em mocinhos, aqueles criados pra gente se apaixonar! Muitos deles são extremamente machistas e controladores!

    Adorei demais a tag!
    Beijos.

    BLOG COISA E TAL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Feh
      Muitos dos mocinhos que aprendemos a amar são extremamente machistas e controladores. Infelizmente, faz parte da cultura tão fortemente que a gente nem percebe essas coisas.
      Beijos

      Excluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos de brigadeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo