24 agosto 2018

[Vida de Leitor] - O que me faz abandonar uma leitura

|| ||
Infelizmente, nem todo livro nos agrada e, vez ou outra, acabamos abandonando uma leitura ou outra. Eu não gosto de abandonar livro, e acho que nenhum leitor gosta, mas vou dizer o que me faz abandonar uma leitura.


Ter outro livro na cabeça

Eu acredito muito que existem momentos para realizarmos cada leitura. Por exemplo, mês passado estava lendo Tudo por amor e estava amando a história, mas eu tinha acabado de ver a 2ª temporada de The Handmaid's tale e tudo que eu conseguia pensar era em ler esse livro. Não consegui me concentrar mais na leitura e só pensava no outro livro e ai eu parei a leitura de Tudo Por Amor temporariamente pra poder ler o livro que não saia da minha cabeça.

Não fluir

Tem algumas histórias que não são pra gente e isso é normal. Quando algum livro não está fluindo, quando a leitura se torna obrigação e não algo prazeroso, pra mim significa que é hora de deixar ele de lado, ao menos por um tempo.

Não estar gostando da história

A mais crua e nua verdade da vida de um leitor é que não vamos gostar de tudo o que lemos. Algumas coisas não vão combinar com a gente e é isso. Quando começo ler um livro, tento ler, no mínimo, 50 páginas antes de decidir se estou gostando ou não. Se li 50 páginas e não estou curtindo, me desculpe, mas você vai voltar pra estante, ao menos temporariamente.

Eu acho que perceberam que eu digo muito temporariamente, ou por um tempo. Acontece que eu sempre acabo voltando pro livro que eu abandonei. Eu acredito que em um momento mais oportuno, a história flui melhor. Meu caso, por exemplo, é que eu gosto de ler certos tipos de livro de acordo com o clima, o mês e coisas assim. Um livro pesado, por exemplo, eu vou aproveitar muito mais a leitura se eu o ler quando estiver frio. Livros felizes e romances, gosto de ler na primavera. Tem vários livros que eu começo a ler e penso: Vou aproveitar melhor essa leitura se deixar pra ler nesse momento. Ai eu volto o livro pra estante e, nesse tal momento, volto a ler ele e aproveito a leitura
O segredo é não ter medo de deixar um livro de lado e também saber que não significa que é pra sempre e você nunca mais vai sentir vontade de terminar aquele livro. Pode ser que aconteça de você nunca mais querer ler ele, mas talvez, um mês depois, você sinta vontade de voltar a ele. Como em qualquer outra área da vida, a leitura é muito sobre se respeitar, se entender.
Me conta o que faz com que você abandone uma leitura. Gosto muito quando vocês contam suas experiências pra mim aqui nos comentários. Sinto que ficamos mais próximos. Um beijo de brigadeiro e até a próxima.



4 comentários:

  1. Não me lembro de alguma vez ter começado um livro e não terminado...

    Se quiser participar, estou sorteando um kit de acessórios lá no blog: http://www.cobaiaamiga.com/2018/08/sorteio-acessorios.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colega, não sei se fico animada ou preocupada com essa afirmação. Eu tenho uma regra básica que é não fazer nada que eu não queira, se não quero ler, não leio.

      Excluir
  2. Oi Lary,
    Normalmente largo quando não flui. E isto geralmente acontece quando não crio empatia com o enredo do livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Betty
      Eu largo quando não tô no clima... Acho que é a melhor forma de resumir hehe
      Beijo

      Excluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos de brigadeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo