06 agosto 2018

Outras formas de se organizar sem usar bullet journal

|| ||
Em quase todos os posts que eu faço sobre Bullet Journal, alguém comenta que não se sente organizada o suficiente pra ter um bujo (estou falando com você, dona Luiza), mesmo o objetivo do bujo ser ajudar a pessoa a se tornar organizada. Eu não usei Bullet Journal a minha vida toda, tem somente dois anos e pouco que uso, então hoje resolvi falar sobre outras formas de se manter organizado pra quem acha que não vai se adaptar ao bujo.

Eu preciso começar dizendo que acho tolice achar que não vai se adaptar ao bujo. Ele é simplesmente um caderno onde você junta tudo da sua vida.
to do list + diário + rastreamento de hábitos = Bullet Journal

Agenda

A primeira forma que vou falar hoje é a clássica agenda. Eu usei agendas por anos. Eu amo agendas, principalmente as da Capricho (não é publi, mas podia ser) que são super coloridas e me empolgam pra usar.
O lado positivo das agendas é que você tem o seu ano todo na mão, vem tudo pronto, então você não precisa dedicar tempo pra montar o seu mês, sua semana nem nada disso. O lado negativo é que as agendas não costumam ter espaço pra acrescentar nada. Se você quiser fazer um rastreamento de hábitos, por exemplo, não terá espaço.

Post-it

Quem não ama post-it? Eu uso post-it no meio do meu bullet journal, principalmente em coisas que tenham relação com o blog. Tenho também post-its colados na minha mesa de trabalho com informações que uso sempre. Post-it é vida, fala sério. Podem ser das mais variadas formas, cores e tamanhos. Tem pra todo gosto e bolso.
O lado positivo dos post-its é que eles são super práticos. Você pode colar onde quiser e descolar depois e tá tudo okay. Eles são práticos e servem pra praticamente tudo. O lado negativo é que você pode perder as folhas facilmente. Os meus post-it da mesinha de trabalho são todos reforçados com washi tape pra não perder, mas já perdi várias anotações importantes em post-it.

Planner

Eu já falei um pouco aqui sobre planner, fazendo uma breve avaliação de qual método seria melhor, bujo ou planner. Bom, hoje você encontra vários modelos, dos mais baratos, aos mais caros. Tem personalizados onde você pode ir acrescentando módulos e tudo o que quiser.
O ponto positivo do planner é que ele é completo. Como eu disse, existem papelarias que fazem o seu planner personalizado com tudo que você precisa. O ponto negativo dos planners é que eles costumam ter um valor mais elevado, principalmente os personalizados e completões. Se você sabe que vai amar e usar sempre, vale a pena, caso queira testar, melhor escolher um modelo mais básico.

To do list

Como eu disse no início do post, o bullet journal é quase que uma to do list em caderno, mas existem também outras formas de fazer essa to do list sem precisar ter o seu bujo.

Planejadores semanais, mensais, diários

Os planejadores de mesa ou de bolso são super práticos e bonitos. Você encontra eles em várias estampas, em vários tamanhos e modelos.

Essas são as outras formas que consegui me lembrar pra se manter organizado e produtivo. Eu ainda prefiro o Bullet Journal, mas se você tentou e não se adaptou sugiro testar algum outro método. Eu bato tanto na tecla da organização porque realmente acredito que quando a gente se organiza, o dia rende, ficamos mais produtivos e ainda temos um registro de como foi o nosso dia, semana, mês, ano. Me conta se você usa um desses métodos. Vou adorar saber. Um beijo e até a próxima.



16 comentários:

  1. Eu utilizo meio que um bullet journal meio que uma to do list. A verdade é que eu comecei caprichando e fazendo páginas bonitinhas mas hoje em dia faço só uma To Do List básica pra saber o que fazer a cada dia, hahah
    Adorei o post, beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bê
      Eu já comecei fazendo que somente uma to do list, mas pra ser honesta, os meus dias não são tão atarefados assim, ao menos não com coisas que eu preciso anotar. Hoje em dia anoto somente algo muito importante que tenho que fazer naquele dia e algumas coisas importantes que aconteceram ao longo do dia. Acho que o segredo é adaptação sempre.
      Beijo

      Excluir
  2. Oi, Lary!
    Eu só uso post-it para marcar os quotes nos livros hahahah
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu
      Você me preocupa, guria kkkkk. Eu uso flags pra marcar quotes nos livros, mas uso para outras coisas também.
      Beijos

      Excluir
  3. Também utilizo esses itens para organização :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu não uso o bullet journal, mas amo muito post it e uso um planner, também. E, claro, canetas coloridinhas me ajudam muito! E se organizar faz um bem danado mesmo: eu me sinto mais produtiva mesmo, e também fico com o emocional muito estabilizado, porque me vejo fazendo um pouquinho a cada dia :)
    <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi
      Então, qualquer método organizacional, contanto que funcione, é incrível.

      Excluir
  5. Eu já usei agenda também, achava ruim não conseguir ver a semana toda facilmente, e também que alguns dias eu usava menos de três linhas e ver tanto espaço em branco me dava uma coisa kkk Atualmente uso o bujo e planner, amo os dois, mas vou tentar usar só o bujo pro ano que vem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tha
      Eu tentei o planner, mas durou menos de três meses. Não poder adicionar as coisas que eu queria foi o que me fez mudar oficialmente pro bujo e hoje o amo de mais. Já estou ansiosa pra saber o que vai achar de usar só o bujo.

      Excluir
  6. Eu estou tentando usar o Bujo, mas qualquer método de organização é difícil pra mim. Mas vamos que vamos <3.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol
      A gente tem o costume de achar que organização é algo complicado, mas é simples, muito mais simples do que imagina. O difícil é começar.
      Beijos

      Excluir
  7. com certeza agendas, post its, paineis de ideias etc ajudam muito a se organizar no dia a dia, uso varios desses metodos juntos hehe

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lívia
      O que importa é que tu encontrou o que funciona na sua vida hehe

      Excluir
  8. Oi, Lary! Tudo bom?
    Acho bujo uma coisa tão amorzinho que queria muito conseguir fazer, mãaaas, tenho um pequeno problema: sou MUITO perfeccionista. Aí queria ter aqueles bujo todo enfeitado e maravilhoso, mas cadê meus dotes artísticos e criativos pra fazer isso? Não estamos tendo ]: kkkkkkk
    Por conta disso acabo me organizando no celular mesmo, com o bloco de notas e o calendário XD.

    Um super beijo e uma ótima semana! :*
    www.inconstantecontroversia.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou super perfeccionista também. Mas não sei desenhar. Ai abuso de adesivos e recortes pra enfeitar.
      Beijo

      Excluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos de brigadeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo