31 agosto 2018

Entendendo gêneros literários - Romance de época

|| ||
Bora pra aquele post mensal onde a gente adquire cultura e entende melhor os gêneros literários. Como sempre, gosto de ressaltar que estou ficando sem ideias de quais gêneros tratar aqui (não conheço todos os gêneros e sub gêneros) e fico muito feliz quando vocês me dão ideias de gêneros literários pra tratar aqui. Enfim, hoje vamos falar um pouco sobre Romance de época.

Eu encontrei bem poucas fontes que definem o romance de época, então vou fazer meio que um compilado das informações e tentar explicar da forma como entendi.

O que é o romance de época?

“O Romance de Época, além de não se importar com datas e nem fazer referências a fatos históricos importantes, se preocupa em mostrar como vivia e se comportava um povo em um determinado tempo. A maioria deles destaca a vida da sociedade londrina no período vitoriano, valorizando costumes como: moda, etiqueta social, passeios de charretes ou no campo, jantares, festas, teatros. A fragilidade da mulher, o casamento por conveniência, as amantes, a diferença entre as classes sociais, o valor de um título nobre, as intimidades sexuais entre os protagonistas são fatores importantes e estão sempre presentes nesses romances.” (Fonte)

Pelo que eu entendi, o romance de época está incluso (meio que um sub-gênero) no romance histórico. Primeiro vamos classificar romance: Uma história onde conta a jornada do herói e da heroína como tema central, e que tenha uma final emocionalmente satisfatório. (Fonte) Então, enquanto o romance histórico se preocupa com os fatos da época passada e usa esses acontecimentos para base de sua história, o romance de época se passa em algum lugar do passado, mas sem se preocupar com fatos históricos, e seu foco está na cultura, nas vestimentas e comportamento da época que se passa.
O romance de época usa o período histórico como pano de fundo para o desenrolar do romance, visto que essa época vai determinar o comportamento das personagens.

Resumindo

Pode-se classificar como Romance de Época, livros que se passam em período anteriores a 1950 e que tenha o foco no desenvolvimento romântico entre o herói e a heroína. A época em que acontece a história serve para ambientar e moldar as características e personalidade das personagens. Geralmente se passa em Londres, na era Vitoriana.

Alguns títulos do gênero

Orgulho e Preconceito - Jane Austen
As peças infernais - Cassandra Claire
Os Bridgertons - Julia Quinn
O protetorado da sombrinha - Gail Garringer
A promessa da rosa - Babi A. Sette
Senhora - José de Alencar
Quatro estações do amor - Lisa Kleypas
Outlander - Diana Galbadon
Jardim de espelhos - Veridiana




Eu gostei muito de fazer essa pesquisa nesse gênero que é tão falado e lido atualmente, mas que eu, particularmente, acho que não li quase nada (se não nada). Eu quero muito fazer um post com as diferenças entre Romance de Época e Romance Histórico, mas não sei se faço agora ou se espero pra falar depois que falar de todos os gêneros. O que acham?
Me conta se você gosta do gênero e me indique livros que se encaixem. Vou adorar conversar com vocês nos comentários. 

4 comentários:

  1. Eu li pouquíssimos romances de época e históricos, mas eles são tão adorados pelos leitores de modo geral que me deixa com muita curiosidade de descobrir os motivos.

    Acredito que conseguiu pontuar bem o que é Romance de Época em contraponto ao Histórico e ia super amar um post de diferenças e acho que não precisaria esperar acabar esse projeto mensal de gêneros, pois como o blog aborda diversos outros temas literários, ficaria como mais um post extra para o blog e uma subcategoria deste projeto principal.

    Seu blog é lindo, Lary! Super beijo.

    Com amor, Eva
    www.amavelgirassol.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eva
      Agradeço muito por suas palavras. Acho que vou intercalar um mês com a apresentação de um gênero e outro com uma comparação entre dois sub-gêneros similares.

      Excluir
  2. Olá, Lary!

    Amei essa sua ideia de explorar os gêneros literários para conhecê-los. Esse é o primeiro da série que leio, então espere os meus comentários nos outros! hahahaha

    Muito interessante ver que existe uma diferença entre romance de época e romance histórico, e o primeiro título que me veio à cabeça quando li foi justamente o único dessa lista que eu li, O Morro dos Ventos Uivantes. Acredito que Madame Bovary talvez também se encaixe nesse gênero, apesar de ser francês. Orgulho e Preconceito está na minha lista, provavelmente lerei ainda este ano.

    Ah e sobre ideias para você continuar essa série, acho que seria legal você falar sobre as Fanfics, livros de contos, romances eróticos, auto-ajuda, literatura religiosa, etc.

    Mais uma vez amei a ideia e o post!
    Um abraço,

    Andressa
    Hospedaria de Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andressa
      Já quero comentário em todos os posts da série, ein hehe. Eu acho que o único motivo que faz o Madame Bovary não se encaixar é que não se passa na Inglaterra... Mas sei lá.
      Obrigada pelas dicas pros próximos posts.
      Abraço

      Excluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos de brigadeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo