23 julho 2018

9 Spreeads ou métodos que não uso mais no meu Bullet Journal

|| ||

Olá Amoras e Amores. Sempre que eu falo aqui sobre Bullet Journal, gosto de ressaltar que o que mais gosto no método é como você pode mudar de um dia pro outro a sua forma de usar o seu caderno. Como ele é todo montado por você, quem faz as regras é você. Se algo não der certo, como um spreead que você queria muito, é só mudar ou não fazer mais. Tem vontade de testar algo novo? Vai lá e faz.

Graças a essa facilidade em mudar as coisas, eu descobri que várias coisas que eu achava fundamentais pra se ter em um bullet journal não são assim tão indispensáveis. E hoje é sobre isso que vou falar, sobre os spreeads que eu resolvi deixar de lado, seja já nesse caderno atual ou no próximo.

1- Índice
Eu já começo polêmica. Em todo post que eu leio sobre Bullet Journal, é falado que uma coisa que não pode faltar de forma alguma é o índice. Em todos os meus cadernos até o momento eu fiz o índice, mas não vou mais fazer. O meu índice do caderno atual está vazio (na verdade, uso ele pra anotar coisas rápidas que preciso). Quando eu tenho alguma página importante pra marcar, uso um pouquinho de washi tape na lateral da folha ou algum post it de bichinho. Bem mais fácil.

2- Chave ou Key
Outro item que todo mundo diz ser muito importante e eu não discordo que ele é importante, eu só acredito que eu não preciso mais anotar a minha key em todos os cadernos que eu venha a usar porque eu já sei quais símbolos eu uso para qual propósito. Pra quem está começando e está em dúvida de quais símbolos usar, acho bacana, mas se você já sabe quais símbolos quer, a key se torna completamente dispensável.

Leia também Principais diferenças entre Planner e Bullet Journal

3- Calendex
Eu usei o calendex somente no meu primeiro caderno de bujo e foi uma experiência bacana, mas já se mostrou bem complicado de usar e pouco prático. Hoje em dia, mudei ele pra um calendário anual com espaço em cada mês pra anotar os compromissos. em mais simples e mais prático.

4- Tracker de séries
Eu não sei porque eu ainda insisto nesse spread. Eu não uso, não preencho. Acho muito mais prático ir anotando ao longo da semana quando comecei alguma série ou uma temporada nova e quando finalizei. É um spread bacana, mas eu não preencho.

5- Level 10 life, level 10 goals
Outro spread que quando eu comecei a pesquisar sobre bujo, todo mundo fazia e eu achei super bacana, mas não é pra mim. Não consigo me auto avaliar e larguei o meu as traças.

6- Metas e afazeres do mês
Acho que esse spread eu usei em pouquíssimos meses no meu primeiro caderno. Eu simplesmente anotava as metas e afazeres do mês, mas pra mim não funcionou. Hoje eu anoto as metas do mês junto com o planejamento mensal e os afazeres anoto ao longo da semana. Bem mais prático do que ter que ficar voltando na página específica sempre.

Leia Pontos positivos e negativos do Bullet Journal

7- Clima e alimentação da semana
Um spread que tentei somente uma vez no primeiro caderno e não gostei. Não preenchi, ocupou muito espaço e não serviu pra nada.

8- Montar a semana toda de uma vez
Outra coisa que não faço mais relacionado a semana é delimitar os espaços diários. Não rola comigo. Eu preciso saber que tenho espaço. Tem dias que vou escrever super pouco, mas vai ter dias que vou querer anotar várias coisas. Então eu preciso saber que vou ter espaço.

9- Saving money
Esse é um spread/desafio que eu gosto muito e acho super legal, mas eu não tenho renda mensal fixa, então eu não consigo me organizar pra cumprir o desafio. Pra quem tem renda fixa, ótimo. Pra quem é freela, esquece.

Como eu sempre digo, o Bullet Journal é único. Não existem dois iguais no mundo, mesmo que você veja decorações e as faça igual no seu caderno, não vai ficar exatamente como o do outro. Eu falei sobre o que não funciona pra mim, mas pode ser que alguém que está ai me lendo esteja pensando: "Eu amo esses spreads. Essa menina é louca." E isso é okay. Eu uso coisas no meu bujo que muita gente não usa e não sente necessidade de usar. Reforço: o Bujo é único e cada um personaliza o seu como quiser. Cada um coloca os spreads que quiser. Se quiser mais inspirações de coleções, páginas semanais e como fazer o seu bullet journal, segue a minha pasta sobre o tema lá no Pinterest. Eu sempre atualizo com várias ideias legais.
Me conta se você já tentou usar algum spread e depois descobriu que ele não era bem o que você esperava e desistiu. Vou adorar saber. Um beijo grande e até a próxima.

20 comentários:

  1. Nossa achei tudo muito complexo, sempre quis entender como funcionava, mas depois de tanto coisa "tem que ter" que você não usa mais, fiquei com preguiça de começar a tentar fazer um

    Zíper Chique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Van
      Como eu disse no post, no bujo você coloca somente aquilo que você quer. Aqui tem também um post sobre bullet journal minimalista, ótimo pra quem tá começando.

      Excluir
  2. Ai gente, eu queria ser organizada para usar um negócio assim, mas comigo não rola.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dona Luiza, vamo parando de graça. O papel do bujo é justamente fazer com que você se organize. Não precisa ser organizada pra usar basta querer se tornar organizada.
      Beijo

      Excluir
  3. Eu amo o Bujo, queria muito começar, mas agora já no meio do ano acho que fica estranho kkk ai fico na dúvida começo agora ou deixo pra ano que vem começar em janeiro com tudo mais organizado e bonitinho. Eu acompanho alguns blogs e canais que falam sobre bujo e dão dicas, e realmente alguns spreeds eu acho desnecessários, na verdade acho que se eu fosse montar um seria um misto de planner e bujo hahaha


    Visite o Beleza Nerd


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi linda
      Bom, um dos pontos positivos do bujo é que você pode começar em qualquer momento. Eu comecei o meu primeiro dia 4 de março. Eu já começaria agora, ai já teria uma ideia de como é e faria um caderno lindão em 2019.

      Excluir
  4. Eu abri mão de várias coisas no meu tbm
    Acho que foram importantes para entender com o que minha rotina funcionava.. =D
    Tracker não deu certo mesmo ahiuahuiahiuahuiahuiah
    mas pq esquecia de usar

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clayci
      O bacana é isso. A gente vai testando e ai acaba descobrindo o que é bacana manter e o que não faz sentido gastar página. Eu sou viciada no meu habit tracker. Fico felizona ao preencher ele.

      Excluir
  5. Eu já estou no terceiro Bujo e concordo que a Key é a coisa mais inútil do mundo haha
    Acho que com o Bullet Journal é mesmo legal irmos tentando de tudo até descobrir o que realmente funciona pra gente!
    Coisas Findas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Thainá
      Exatamente isso. Quando estamos pra começar, queremos colocar tudo que vemos na internet, mas ai a gente descobre o que funciona e cria os próprios spreads e layouts.

      Excluir
  6. o meu ta sendo o mais simples possivel, listas de coisas que eu tenho a fazer, quando tenho muitas coisas tbm, nao é sempre que faço layouts nem nada disso. é pra nos ajudar a nos organizar e nao ser um peso

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, Lívia. É pra ajudar, pra organizar. A partir do momento que passa a atrapalhar, não faz mais sentido.

      Excluir
  7. Eu também não uso índice e chaves, o de séries eu esqueço de marcar e esse restante eu nunca usei rs e nem vou tentar kk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi importante pra mim tentar todos esses spreads. Me fizeram perceber que eu não preciso fazer só porque o pessoal usa.

      Excluir
  8. Admiro muito quem tem Bullet Journal, porque eu sempre quis ter um, mas nunca consigo começar hahah talvez um dia.

    Dividindo Universo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ananda, não quero ser grossa nem parecer insensível, mas pra começar o seu bujo, é só pegar um caderno e começar.

      Excluir
  9. Vou te dizer: o índice com certeza vai ser um dos excluídos do meu próximo bujo também. Eu fiz justamente porque via em todo lugar que era o primeiro passo, mas esqueço de atualizar e nem consulto quando vou para alguma página que quero!

    Dos outros itens, um que deu super certo para mim é montar a semana toda de uma vez. Eu preciso me controlar para não sair montando a semana do ano todo (porque se desse, eu montaria hahaha)...

    Mas isso que acho legal no BuJo: você pode ir personalizando de acordo com aquilo que mais faz sentido para você! Eu resolvi começar porque minhas agendas sempre ficavam inutilizadas antes do meio do ano - e eu achava o maior desperdício. Agora eu consigo alguma coisa que é realmente prática e útil para mim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andrea
      É exatamente o que você disse. A maravilha do bujo é poder montar ele conforme nossa necessidade. Montar a semana não funciona pra mim, mas pra muita gente funciona maravilhosamente.

      Excluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos de brigadeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo