27 julho 2018

Entendendo gêneros literários - Lad lit ou Dude lit

|| ||
Mais uma vez vamos falar sobre gêneros. Eu realmente adoro fazer esses posts aqui, mas já não sei mais o que posso abordar, então se tem algum gênero que você ama e eu ainda não falei sobre, me avise. Pretendo começar a falar também sobre os tipos de texto e comparações entre sub-gêneros. Mas hoje vamos falar sobre Lad lit, um gênero da família Lit.

Como identificar um lad lit

É um livro narrado por um homem, geralmente escrito por um homem. Lad lit normalmente se preocupa com as provações e atribulações de homens urbanos de vinte a trinta anos, confrontados com a mudança de costumes heterossexuais e a busca de um estilo de vida desejado. As histórias giram em torno de questões como a crise de identidade masculina e insegurança masculina em relacionamentos como resultado das pressões sociais e as expectativas de como devem se comportar no trabalho, amor e vida, o medo dos homens a abraços no final do casamento. Em outras palavras, a maturação final na masculinidade.

Diferença entre Dude e Lad lit

A diferença é um oceano. Dude lit surgiu na Inglaterra pra denominar esse tipo de livro com homens, de homens, para homens. Já do nosso lado do Atlântico, os colegas norte americanos decidiram nomear de Lad lit.
Eu disse que são livros de homens pra homens, mas qualquer pessoa pode ler. Assim como tem homem que curte chick-lit, mulheres também curte dude-lit (gosto mais de dude porque gosto da pronúncia hehe)

Alguns títulos do gênero

Alta fidelidade, Nick Hornby
Sete dias sem fim, Jonathan Tropper
Um trabalho sujo, Christopher Moore
Charlotte Street, Danny Wallace
Resposta certa, David Nicholls
Clube da luta, Chuck Palahniuk
O projeto Rosie, Graeme Simsion (foi com esse livro que eu descobri a existência desse gênero)
Perdão, Leonardo Peacock, Matthew Quick
A sorte do agora, Matthew Quick
O teorema Katerine, John Green
Na companhia das estrelas, Peter Heller
Confesse-me, Hugo Ribas

Fontes de pesquisa

Eu li pouquíssimos livros que se encaixam no gênero, mas não foi proposital. Eu costumo ler o que cai na mão, sabem disso. Já li alguns livros assim e acho bem bacana. Acho que é bom pra varia das cobranças femininas, ver um pouco também o lado masculino da história. A gente sabe que o mundo é machista e isso é um saco pra gente, mas os rapazes também sofrem. Tem que ser sempre viril, macho pra caramba, provedor de tudo. O machismo não é bom pra ninguém, né. Enfim.
Esse foi o post de hoje. Espero que tenham gostado de conhecer ou saber mais sobre Dude-lit. Se tiver indicação de gênero pra eu falar aqui, pode deixar a sua indicação nos comentários. Pro próximo mês, estou em dúvida entre Romance de época e romance histórico. Me diga nos comentários qual você quer ver sendo esmiuçado aqui. Um beijo de brigadeiro e até a próxima.



12 comentários:

  1. De acordo como descreveste esse género nunca li nenhum livro do estilo, mas foi bom conhecê-lo :)
    Quanto à tua questão, penso que deves escrever sobre romances de época (Jane Austen❤) e se me permites a sugestão, escreve também sobre realismo mágico.

    Beijinho*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mel
      Eu já falei sobre fantasia aqui no blog, só buscar na categoria Entendendo Gêneros Literários. Pretendo fazer, em breve, uma comparação entre high e low fantasy. Anotado o tema pro próximo mês ;)
      Beijo

      Excluir
  2. Gostei de encontra a definição aqui no seu blog <3
    Fiquei um pouco em dúvida sobre Forgive Me, Leonard Peacock se enquadra nesse gênero por conta da idade e do tema abordado e tive que resgatar a memória. Lembro que li esse livro em um dia só e gostei tanto da forma que o autor desenvolveu o personagem *_*

    Adorei
    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clayci
      Eu não li Perdão, Leonardo Peacock para opinar, mas vi que o Mattew Quick é um dos grandes autores do momento do gênero.

      Excluir
  3. Eu não fazia ideia que existia um nome específico para esse tipo de livro. Na verdade, eu não sei quase nadaaa sobre gêneros literários. Mas acho que li poucos livros desse tipo também. Da sua listinha eu li O Projeto Rosie e O Teorema Katherine e gostei bastante dos dois :))
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bê
      Eu fico bem perdida com relação a gêneros literários também, por isso surgiu a ideia de falar sobre eles aqui no blog. É uma forma de aprender e passar conhecimento pra frente.
      Beijos

      Excluir
  4. acho que to mais pra literatura dude hehe se for lady mais os classicos como jane austen que pra mim é a mae do chick lit só que muito melhor escrito do que os atuais

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lívia
      Eu acho que Jane Austem se encaixa muito mais em Romance de época que em chick lit, não?

      Excluir
  5. Oi, Lary!
    Esse tipo de lit aí eu não conhecia não ó haahaahaha Interessante. Dos que você citou, já li Charlotte Street e O Teorema Katherine
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu
      Tem toda uma família lit, menina. Eu não fazia ideia, ai nas minhas pesquisas pro quadro acabei encontrando e fiquei de cara. Eu tenho Charlotte Streer em e-book, mas não sei quando vou ler. O teorema Katherine é um dos meus favoritos.
      Beijos

      Excluir
  6. Eu soube não faz muito tempo sobre o chick-lit e porque amo Sophie Kinsella, nem sonhava que tinha mais ÓÓ
    Já li alguns dos livros que você citou, O Projeto Rosie realmente se encaixa totalmente, tô aqui lembrando da estória...

    Ahh com certeza o machismo não é bom para ninguém.
    Adorei saber desse gênero.
    xero

    https://leayasnaya.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Léa
      Menina, o mundo dos gêneros literários é imenso. Bem maior do que eu imaginava pra te falar a verdade.
      Beijo

      Excluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos de brigadeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo