10 abril 2018

Sejamos pessoas empáticas

|| ||

Sabe o ato de se colocar no lugar do outro? De tentar imaginar como a outra pessoa se sentiria se você dissesse ou fizesse algo? Sabe levar aquela tão antiga frase "Não fazer aos outros o que não queremos que façamos a nós"? Ela é uma frase sobre empatia.
Empatia é isso. Se colocar no lugar do outro. Tentar entender a dor do outro. Ter empatia é ser um ser humano de bem, um ser humano que cresceu tendo valores.
Acho que hoje não vamos ter um texto enorme, somente eu falando, pedindo pra que a gente se coloque no lugar do outro antes de julgar, antes de dizer que fulaninha não vale nada, ou que é bem feito mesmo que aconteça isso com alguém... Eu já devo ter falado isso em algum post, mas eu sempre fico bastante emotiva com histórias de outras pessoas, porque desde pequena meus pais me ensinaram a me colocar no outro, a fazer aos outros somente o que eu gostaria que fosse feito a mim.
Pra ser uma pessoa empática, você não precisa ter vivido o que o outro viveu, basta você não julgar. Se uma pessoa com algum problema vem se abrir com você, não comece nenhuma frase pra essa pessoa assim: "Pelo menos..." Não faça isso. Trate a dor da pessoa com a mesma importância e seriedade que você trataria a sua dor. Se o que ela está compartilhando, está longe de ser sua realidade, diga: "Eu não faço ideia de como isso está sendo difícil pra você, mas saiba que eu estou aqui". Dê um abraço. OUÇA a pessoa. Muitas vezes, tudo que queremos é alguém para nos ouvir, mas ouvir de verdade, prestando atenção.
Esse post já estava praticamente pronto, mas devido aos triste acontecimentos recentes no nosso país me vejo na obrigação de aumentar um pouco aqui. Nunca, em situação alguma, NINGUÉM merece ter sua vida tirada. Não importa o que a pessoa fez. Existem punições para pessoas más e se alguém que luta por direitos é assassinado isso não é uma glória, como eu ouvi muitas pessoas falando, é uma vergonha, é um ato de frieza e covardia. Se você não concorda com alguém, simplesmente discorde. Não tem necessidade de desejar o mal de ninguém. Já pensou que a outra pessoa também não concorda com você e nem por isso ela acredita que você mereça morrer da forma mais brutal e covarde existente? Seja empático com quem pensa diferente de você. Todo mundo tem opiniões diferentes e isso é incrível. Aceitar e conviver com as diferenças é o que nos torna tão incríveis.
Vamos fazer esses exercícios de empatia no nosso dia a dia. Se cada um fizer a sua parte, o mundo vai, aos poucos, melhorando. Comece a mudança em você.



18 comentários:

  1. Oi, Lary!
    Amei seu texto!
    Creio que se as pessoas fossem mais empáticas, o mundo seria um lugar beeem melhor.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito muito nisso, Lu. O mundo precisa ensinar as pessoas sobre empatia.
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Lary, que lindo seu texto! Acho que cada vez mais falta empatia nas pessoas, não custa nada respeitar a dor outros e se colocar um pouco no lugar de cada um. Excelente reflexão.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi MI
      É mais fácil ignorar a dor de alguém do que entender, se pôr no lugar do outro. Enquanto escolhermos os caminhos mais fáceis, as coisas não vão dar certo.
      Beijos

      Excluir
  3. Olá,
    Adorei o tema do texto. Acho tão triste o que as redes se tornaram hoje em dia e como ódio se transmite de forma gratuita. Eu sempre penso nisso, sobre as pessoas não terem um pingo de empatia em relação umas com as outras, independente de escolhas e tals. Mas, ainda tenho fé que futuramente, vamos melhorar.

    até mais,
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nana
      Como eu disse, a gente tem que fazer a nossa parte. Acredito que, quando a gente muda, as pessoas ao nosso redor muda também.

      Excluir
  4. Oi Lary, adorei seu texto, belo post devemo mesmo começar a ser mais empáticas pelas pessoas, coisas e causas. Grande beijo, sucesso! :*
    www.blogdoce18.com

    ResponderExcluir
  5. falou tudo, menina! e vida seria tão melhor e mais gentil se a gente parasse e se colocasse no lugar do próximo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suh
      Acredito muito que cada um tem o seu papel. Eu tento sempre ser a melhor pessoa possível, mas não posso fazer o trabalho de ninguém mais.

      Excluir
  6. Lary, me identifico 100% com o texto, um dos valores que sigo é justamente de fazer ao próximo o q gostaria que fosse feito para mim, é a valorização interpessoal, a empatia e poder passar a diante, isso é o mais importante!!
    Retribuindo o carinho e atenção comigo <3

    www.depoisdos30.blog.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cami
      Que ótimo que você faz a sua parte. Eu acredito na retribuição do universo e que quando fazemos algo bom pra alguém, aquela pessoa vai fazer bem pra alguém também.

      Excluir
  7. Que texto! Também sou fã da empatia e assim como vc, cresci assim. É muito triste mesmo o que vem acontecendo, mas temos que semear o que aprendemos e como nos sentimos. <3


    Blog Coisas da Juu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha mãe diz que a gente tem que fazer o bem, sem ver a quem. Acredito muito nisso.

      Excluir
  8. Adorei o texto, Lary!!
    Você sintetizou tudo o que penso a respeito de empatia, principalmente ao dizer que não precisa ter passado pelo mesmo problema para ser empático e tentar ajudar a pessoa.
    Parabéns!! Vou compartilhar esse texto para que mais pessoas leiam *___*
    Bjs

    http://livrelendo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andreia
      Fico feliz que tenha gostado do meu texto e mais ainda que vá compartilha-lo com mais pessoas. Eu tentei escrever o que penso.
      Beijos

      Excluir
  9. Infelizmente hoje em dia ainda existem pessoas que se acham as certas em tudo, que só o que elas pensam são o certo. Mas existem vários pontos de vista para uma situação. Não entendo o motivo desse ódio todo por outra pessoa só porque não pensa da mesma forma. Cara, cadê a liberdade de expressão? Onde foi parar eu não sei. Mas a esperança é a última que morre, né? Vamos continuar tentando mudar esse mundo, mostrando que o amor e a empatia podem melhorar as coisas, ou pelo menos ajudar a melhorar. Por mais que uma pessoa não possa fazer nada pela outra, só de ouvir e continuar ali já é uma demonstração de empatia e afeto. Assim como você disse, não precisa ter passado pela mesma coisa e nem concordar com tudo. Basta não julgar e se manter presente. Parabéns pelo post, esse assunto ainda precisa ser muito debatido!
    Um beijo!

    https://sonhosaposdezoito.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liz
      Obrigada, querida. Acho muito importante falarmos sobre essas coisas. Vivemos em um mundo onde todo mundo tem que ter a razão, porque, por algum motivo, é extremamente vergonhoso você admitir que estava errado. Aos poucos essas coisas mudam.
      Beijo

      Excluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos de brigadeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo